Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Novo satélite será montado, integrado e testado no Brasil

por INPE
Publicado: Dez 02, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 02 de dezembro de 2004

O CBERS-2B (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), que substituirá o CBERS-2, será montado, integrado e testado no Brasil, graças às melhorias implantadas no Laboratório de Integração e Testes (LIT), do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Lançado em outubro de 2003, o CBERS-2 teve seus testes acústicos realizados na China. A inexistência de uma câmara de grande porte para Ensaios Térmicos no Vácuo, por sua vez, exigiu que os módulos do satélite fossem desmontados para a realização desses testes.

Desde o final de 2002, encontra-se operacional uma Câmara Acústica Reverberante, para os testes acústicos. A nova câmara de grande porte para Ensaios Térmicos no Vácuo encontra-se em processo de aquisição. Outra melhoria, que será colocada à disposição dos trabalhos de integração e testes do CBERS-2B, consiste nas novas instalações para Ensaios de Interferência e Compatibilidade Eletromagnética, também já operacionais.

As modificações implantadas no LIT também ampliarão o leque de serviços oferecidos à indústria nacional, na qualificação de produtos que exigem alto grau de confiabilidade.

Com lançamento previsto para 2006, o CBERS-2B utilizará, em sua montagem e integração, peças de reposição do CBERS-1 e CBERS-2, lançados em 1999 e 2003, respectivamente. Entretanto, algumas mudanças serão implementadas, com base nos resultados operacionais dos dois primeiros satélites.

As alterações mais significativas dizem respeito à substituição da câmera de infravermelho (IRMSS) por uma nova câmera pancromática de alta definição e seu sistema associado para transmissão de dados de imagem, a serem fornecidos pela China. A inclusão dessa nova câmera implicará em modificações importantes na estrutura, no controle térmico, no controle de atitude e outros subsistemas do satélite.

Cronograma

Atualmente, o INPE se prepara para a campanha de Montagem, Integração e Testes (AIT) do CBERS-2B, juntamente com os parceiros da CAST (Chinese Academy of Space Technology/Academia Chinesa de Tecnologia Espacial). O início das atividades está previsto para meados de 2005, estendendo-se até agosto de 2006. Após essa etapa, o satélite será transportado diretamente para o Centro de Lançamento TSLC, na China, para a campanha de lançamento, que deverá ocorrer até o final de outubro de 2006, três anos após o lançamento do CBERS-2.

A participação do Brasil no projeto do CBERS-2B será de 30%, ficando a China com 70%. Segundo esta proporção, o investimento brasileiro será de aproximadamente US$ 15 milhões, já incluindo os custos de lançamento. O custo total do CBERS-1 e CBERS-2 foi de US$ 118 milhões, para o Brasil.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.