Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Presidente Lula anuncia índice anual de desmatamento nesta quinta em Brasília

por INPE
Publicado: Nov 12, 2009
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 12 de novembro de 2009

Imagem Presidente Lula anuncia índice anual de desmatamento nesta quinta em Brasília

Às 15horas desta quinta-feira (12/11), durante evento no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá anunciar o menor índice de desmatamento já registrado na Amazônia nos últimos 21 anos. O número é estimado pelo sistema PRODES (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O anúncio será feito durante a reunião do presidente com os ministros do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, governadores, prefeitos e secretários dos 43 municípios amazônicos que fazem parte do “Arco Verde - Terra Legal”.

A estimativa do PRODES que será divulgada nesta quarta-feira é referente ao período de agosto de 2008 a julho de 2009.

PRODES
Desde 1988, o INPE utiliza o PRODES para estimar a taxa anual do desmatamento por corte raso, quando ocorre a retirada total da cobertura florestal. Não registra as derrubadas parciais da floresta resultantes de queimadas e de extração seletiva de madeira.

Utilizando sensores de melhor resolução espacial, o PRODES consegue captar todos os desmatamentos maiores que 6,25 hectares. As medidas deste sistema são feitas em meses de boas condições de observação na Amazônia, em geral de julho a setembro.

Por ser mais detalhado e depender das condições climáticas da estação seca para aquisição de imagens livres de nuvens, é feito apenas uma vez por ano.

O PRODES, uma das ações do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) no Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM), é reconhecido como uma contribuição fundamental para o logro das metas do PPCDAM pela presteza e transparência na divulgação da informação sobre o desmatamento na Amazônia Legal.

O INPE disponibiliza à sociedade os dados do PRODES por meio da página www.obt.inpe.br/prodes.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.