Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Pesquisadores do LAC recebem prêmio em Computação de Alto Desempenho

por INPE
Publicado: Nov 08, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 08 de novembro de 2004

Imagem Pesquisadores do LAC recebem prêmio em Computação de Alto Desempenho

Estudante de doutorado do Curso de Computação Aplicada - CAP/INPE, Roberto P. Souto, e o pesquisador titular Haroldo F. de Campos Velho, Chefe do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada - LAC/INPE, foram premiados pela co-autoria de um artigo científico no 16º Simpósio Brasileiro de Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho, realizado de 27 a 30 de outubro em de Foz do Iguaçu, no Paraná.

O artigo "Parallel Implementation of a Lagrangian Stochastic Model for Pollution Dispersion" foi considerado o melhor trabalho na área de Aplicações em Sistemas de Alto Desempenho a participar do Simpósio e recebeu o prêmio NEC Award 2004, no valor de 5 mil reais, concedido pela empresa NEC do BRASIL, com atuação de destaque na produção de supercomputadores.

O trabalho foi escrito em conjunto com o pesquisador do Istituto di Scienze dell'Atmosfera e del Clima (ISAC-CNR, Itália), Dr. Domenico Anfossi, com o professor Gervásio Annes Degrazia, do Depto. de Física da UFSM, e Débora R. Roberti, doutoranda em Física da UFSM.

O trabalho é um fruto de uma cooperação científica entre o LAC-INPE, o Departamento de Física da UFSM e o ISAC-CNR, e representa um resultado parcial da tese de doutorado de Débora R. Roberti (atualmente em período de pesquisa no ISAC-CNR, Turim), sob a orientação dos Drs. Gervásio A. Degrazia e Haroldo F. de Campos Velho.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.