Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Primeiro Aniversário do Lançamento e Operação com Sucesso do CBERS2

por INPE
Publicado: Out 21, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 21 de outubro de 2004

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Em nome da Direção do Instituto, gostaria de manifestar nosso orgulho e satisfação em estar aqui celebrando com todos os presentes esta data de grande significado para a Instituição e temos certeza, também, para o país - o primeiro aniversário do lançamento e operação com sucesso do CBERS 2.

O Programa CBERS constitui-se em um dos principais programas de nosso Instituto. Ao longo de sua história, tem sempre estado perfeitamente integrado à missão do INPE, qual seja a de promover inovação e desenvolver ciência e tecnologia na área espacial com excelência, maximizando retornos diretos à sociedade na forma de produtos e serviços, capacitação tecnológica industrial e difusão de conhecimentos.

Através do Programa CBERS, o INPE avançou muito em sua capacitação na área de tecnologia espacial. Se há dez anos atrás nossa experiência era limitada a micro-satélites, hoje, em função de nossa participação no Programa, adquirimos grande experiência e conhecimento na fabricação e operação de sistemas satelitais de grande porte e complexidade.

O Programa promoveu inovação e capacitação tecnológica junto ao setor industrial, tanto através de programas de qualificação de fornecedores quanto da contratação direta de equipamentos. Exemplos incluem a qualificação de fornecedores de painéis solares de uso espacial e a contratação de equipamentos computacionais de grande confiabilidade apropriados para operação no ambiente espacial.

Igualmente, novos serviços e produtos foram gerados através da oferta de imagens produzidas pêlos satélites CBERS l e 2. Enquanto que foram distribuídas em torno de três mil imagens do satélite CBERS l, o satélite CBERS 2 já teve mais de 25 mil imagens distribuídas ao longo de seu primeiro ano de vida operacional.

Adicionalmente, as imagens CBERS têm sido utilizadas, de forma sistemática, em programas de treinamento voltados tanto para professores da rede publica quanto para profissionais da área de sensoriamento remoto.

Portanto, não seria exagero afirmar que o Programa CBERS é, hoje, parte integrante de nossa vida institucional, e tenho certeza que todos aguardam com ansiedade sua continuidade, com a integração do CBERS 2B no INPE e seu lançamento próximo na China, e a fabricação e lançamento dos satélites CBERS 3 e 4.

No que se refere à cooperação internacional, o Programa CBERS pode ser visto, igualmente, como uma experiência de grande sucesso. O INPE tem recebido inúmeras manifestações por parte de autoridades, dos mais diversos níveis de governo, expressando seu contentamento e satisfação com os resultados do Programa. Nossa cooperação com a China tem sido definida como modelar.

A cooperação, hoje com mais de 16 anos de vigência, envolvendo técnicos, engenheiros e pesquisadores de ambos os países evoluiu de um relacionamento distante, mas cordial e educado, no inicio, para um relacionamento de grande proximidade e confiança correntemente, o qual permitiu que o Programa superasse dificuldades de grandes proporções. Em todos estes momentos, as pendências sempre puderam ser resolvidas no âmbito da área técnica, nunca extravasando para outras esferas de relacionamento entre os países.

Temos plena certeza de que esta confiança mútua será ainda mais ampliada com o desenvolvimento dos satélites CBERS 2B e CBERS 3 e 4. Adicionalmente, acreditamos, firmemente, que esta confiança mútua pavimentará o caminho para um nível de relacionamento ainda mais elevado no desenvolvimento dos próximos satélites, principalmente nos segmentos de Solo e de Aplicações, e na ampliação de nossa cooperação envolvendo, mesmo, novos projetos.

Como este é um momento de celebração, gostaríamos de registrar nosso apreço e agradecimento aos principais atores institucionais que contribuíram para o sucesso do Programa. Em especial, agradecemos aos nossos Governos pela visão de estabelecer o programa CBERS e prover os recursos necessários à sua consecução e continuidade.

Com a Comissão de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa - COSTIND, com a Agencia Espacial Chinesa - CNSA, com o Centro de Dados e Aplicações para Sensoriamento Remoto - CRESDA, com o Centro de Lançamento e Rastreamento -CLTC, e com a nossa contraparte, a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial - CAST, dividimos a alegria e satisfação com a presente data.

Pelo lado brasileiro, nossos agradecimentos especiais vão para o Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, para a Agencia Espacial Brasileira - AEB e para o Ministério das Relações Exteriores - MRE - todos contribuíram de forma decisiva para o sucesso do Programa.

Finalmente, queremos expressar nossos mais calorosos parabéns a todo o pessoal, — engenheiros, técnicos, cientistas, e pessoal de apoio, tanto da área pública quanto privada - que fizeram deste programa uma realização de grande êxito - a eles dedicamos este dia especial.

Obrigado.

Leonel Fernando Perondi


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.