Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Discurso Comemorativo aos 10 anos do CPTEC

por INPE
Publicado: Out 18, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 18 de outubro de 2004

Dr. Luiz Carlos Moura Miranda - Diretor do INPE

Acabo de chegar da China aonde, na condição de membro do Comitê Inter-governamental de Coordenação do Programa Sino-Brasileiro de Uso Pacifico do espaço Exterior, tive a oportunidade de participar da aprovação de três importantes instrumentos. São eles, o Relatório Técnico do CBERS-3 e 4, o Protocolo complementar ao Acordo-Quadro de Brasil e China relativo à construção do CBERS-2B, a ser lançado em 2006 de modo assegurar a continuidade do fornecimento das imagens do CBERS-2 durante o interstício entre o fim da vida útil do CBERS-2, previsto para 2006, e o lançamento do CBERS-3 em 2008, e talvez o mais importante, o Protocolo relativo a comercialização de imagens CBERS para outros países que não China e Brasil.

Este último acordo, aprovado agora em Beijing, é de especial significado tanto para o Brasil quanto para a China. Ele marca a inserção de nossas nações no restrito grupo de países provedores de imagens de sensoriamento remoto. Para nós, este ato tem um significado maior ainda. Ele representa um dos raros exemplos de Programa Nacional que conseguiu conquistar inserção internacional. Este fato é, sem dúvida alguma, motivo de incontido orgulho para todos nós inpeanos. É fruto de nossa singular capacidade de responder, com competência e diligência, aos desafios que nos são apresentados.

E esta competência institucional não está restrita somente à nossa área de satélites e aplicações, envolvendo notadamente a ETE, o LIT, o CRC e a OBT. Ela está igualmente exemplificada, também, aqui pelo CPTEC. E é exatamente por este motivo e este momento de júbilo institucional que me esforcei ao máximo para estar presente aqui nesta comemoração.

O sucesso do CPTEC, de que todos nós inpeanos nos orgulhamos, é outro exemplo marcante de nossa competência em cumprir a missão institucional relativa ao avanço do conhecimento e á prestação de serviços à nossa sociedade. É precisamente esta conjunção de promoção da pesquisa com prestação competente de serviços que retro-alimenta nossas atividades e nos faz avançar. Mas, para que estas diretrizes estratégicas de desenvolvimento tenham consecução, o fator humano é fundamental. É fundamental termos líderes competentes, dedicados e perseverantes de modo que tais objetivos sejam, de fato, conquistados. E, felizmente, o Inpe tem sido privilegiado neste sentido em todas as suas áreas. E o CPTEC não foi e não é exceção.

Na raiz do projeto de criação do CPTEC, o Inpe foi extremamente feliz em poder contar com a colaboração de vários pesquisadores determinados e com notória competência. Destaco aqui as participações importantes de vários colegas desta época, tais como, Gylvan Meira, Divino Moura, Pedro Dias e, sobretudo, do Carlos Nobre a quem coube a árdua tarefa da efetiva implantação do CPTEC. Neste sentido, não poderíamos deixar de render inicialmente nossas homenagens a estes colegas e, em especial, ao Dr. Carlos Nobre por sua dedicação, quase que obstinada, em fazer deste Centro a referência que é, no país, e na região, nas áreas de Meteorologia, Climatologia e Previsão de Tempo e Clima.

E, de novo, o Inpe foi igualmente feliz em poder continuar contando, na sucessão do Dr. Nobre à frente do CPTEC, com o concurso de outro pesquisador com igual determinação e competência, a Dra. Maria Assunção. Gostaria não só de agradecer a Dra. Assunção por ter aceito nosso convite para chefiar o CPTEC, mas também registrar que sua presença entre nós em muito nos honra.

Os desafios que estão postos para o CPTEC ao completar seus dez anos de existência são muito grandes. O primeiro deles, sem dúvida alguma, diz respeito aos compromissos que assumimos com a sociedade brasileira no que diz respeito a “prover o país com o estado-da-arte em previsões de tempo, clima e ambientais e possuir a capacidade cientifica e tecnológica de continuamente melhorar as previsões, em benefício da sociedade”. Não foram poucos, e, tenho certeza, não o serão, os investimentos que o país tem feito no tocante à melhoria e manutenção de nossa infra-estrutura de supercomputação. O retorno que o governo e a sociedade esperam destes investimentos é a melhoria de nossos serviços de previsão de tempo e clima e a continuidade de nossa prestação de serviços aos diferentes setores, com qualidade crescente. Esta tarefa se reverte de maior importância ainda face à expectativa gerada na sociedade pelos serviços que estamos prestando. Refiro-me aqui ao fato de que disseminamos hoje, através dos meios de comunicação, excelentes previsões meteorológicas que são assistidas, diariamente, por mais de 60 milhões de pessoas.

Este inegável sucesso conquistado pelo CPTEC se deve não só ao apoio que temos recebido do governo, mas, sobretudo, à existência de uma equipe de pesquisadores e tecnologistas altamente capacitados, que continuamente se desdobram para melhorar as previsões meteorológicas e ambientais. Igualmente importante para o cumprimento desta nossa missão tem sido o apoio de nossos parceiros comerciais, notadamente no que diz respeito à nossa infra-estrutura computacional.

No que diz respeito ao avanço do conhecimento, o papel do CPTEC é, e continuará sendo fundamental para se atingir o objetivo inexorável, e até mesmo mandatório, de sermos, como país, a maior autoridade em meio ambiente tropical. O Brasil dispõe em seu território de praticamente todos os biomas e geomas típicos do ambiente tropical. Dispõe ainda de uma infra-estrutura física e de recursos humanos mínima, e até mesmo razoável, para um crescimento acelerado no que diz respeito ao conhecimento do comportamento deste meio ambiente, fundamental para a definição de políticas públicas. As ações governamentais voltadas para estes objetivos tornam-se cada dia mais claramente definidas. Caberá a nós, juntamente com a comunidade científica nacional, liderar as ações e projetos que nos conduzam à realização com sucesso deste objetivo estratégico. Eu, particularmente, não tenho dúvidas que conseguiremos alcançar mais este feito, principalmente por conhecer e confiar na capacidade de realização de vocês.

Para finalizar, quero agradecer, de forma muito pessoal a todos vocês, colegas do CPTEC, pelo exemplo de dedicação e competência, que nós ao longo destes dez anos de existência do CPTEC.

Muito obrigado


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.