Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE empossa novo chefe do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais

por INPE
Publicado: Mai 06, 2009
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 06 de maio de 2009

Imagem INPE empossa novo chefe do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais

Afrânio Almir Righes tomou posse como chefe do Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE), em Santa Maria, nesta terça-feira (5/5). Compareceram à solenidade o coordenador de Centros Regionais e vice-diretor, João Braga, entre outros dirigentes e cientistas do Instituto, além de autoridades locais, como o prefeito de Santa Maria, Cezar Augusto Schirmer, e o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Clóvis Silva Lima.

Em seu discurso de posse, Afrânio Almir Righes falou sobre a necessidade de mais pessoas e equipamentos para fortalecer as atividades de pesquisa. “O Brasil não pode ficar à mercê do fornecimento externo de tecnologias essenciais. É imprescindível criar alternativas tecnológicas e infra-estrutura de pesquisa que priorize o país que queremos”, disse o novo chefe.

Desenvolver produtos e serviços voltados às necessidades regionais é um dos principais desafios. “Não se trata de apoio para as pesquisas desenvolvidas na sede do Instituto. Cada centro é singular e tem capacidade própria de desenvolvimento em sua área de vocação”, ressaltou João Braga, vice-diretor e coordenador de Centros Regionais do INPE.

Desde que a Unidade de Santa Maria foi transformada em Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais, em 2006, o INPE vem promovendo uma série de ações para ampliar suas atividades na região Sul, como a assinatura de convênio de cooperação com a UFSM nas áreas de Ciência Espacial, Meteorologia, Observação da Terra e Engenharia Espacial; a instalação de um Centro de Prevenção de Desastres Naturais; e a transferência do Programa Antártico, responsável por importantes pesquisas na área de Estudos Climáticos e Mudanças Globais na Antártica e suas conexões com a América do Sul.

Na área de Ciência Espacial, que tem sido a base de formação de pessoal associado aos projetos em Santa Maria, o INPE ampliou as pesquisas que utilizam os instrumentos instalados no observatório de São Martinho da Serra. Devem ser intensificados os estudos de Clima Espacial nos campos de cintilação da ionosfera, atividades geomagnéticas e monitoramento da atividade solar, entre outros.

Professor aposentado da UFSM, Afrânio Almir Righes é graduado em Agronomia pela UFRGS, onde também fez mestrado em Ciências do Solo, e é Ph.D em Gerenciamento de Solo e Água pela Universidade de Ciência e Tecnologia do Estado de Iowa, nos Estados Unidos. A escolha do novo chefe do CRS/INPE foi realizada através de comitê de busca, processo utilizado em todos os centros, coordenarias e divisões do Instituto.

Desde o final de 2008, com o afastamento de Celso Arami Marques da Silva, a chefia vinha sendo exercida por Tânia Maria Sausen, pesquisadora do CRS/INPE e diretora do Campus Brasil do Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espacial para América Latina e o Caribe (CRECTEALC), que realiza um curso internacional de sensoriamento remoto em Santa Maria.


Afrânio Righes assina o termo de posse, ao lado de João Braga, vice-diretor e coordenador de Centros Regionais do INPE, que presidiu a solenidade



Compuseram a mesa na solenidade: Afrânio Righes, João Braga, Tânia Sausen e Clóvis Lima, reitor da UFSM


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.