Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Telescópio MASCO é lançado com sucesso

por INPE
Publicado: Abr 01, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 01 de abril de 2004

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) passou a operar, na madrugada de hoje (01/04), o telescópio MASCO, utilizando um balão para alçá-lo a grande altitude, onde poderá coletar informações do espaço exterior minimizando efeitos da atmosfera terrestre. Pela manhã, em torno das 8h30, o equipamento podia ser observado sobre a região oeste de Uberlândia (MG) e subia a uma velocidade de 13 km/h. A altitude era de 39,6 mil metros. O balão utilizado é o de maior porte já lançado no país.
O telescópio será levado a uma altitude máxima de 40 mil metros para coletar dados de todo o Universo, entre eles fenômenos como buracos negros e informações sobre a origem de galáxias e estrelas.
As imagens são registradas com a ajuda de diversos sensores, entre eles um giroscópio, sensores estelares e solares, rastreadores solares, bússola eletrônica e acelerômetros. Grande parte dos equipamentos foi desenvolvida no próprio INPE.
O avião do INPE está sendo usado para acompanhar, à longa distância, o vôo do balão até que ele seja separado do telescópio. Após a separação, o telescópio retornará suavemente ao solo através da ação de um de pára-quedas.
Por mais esse sucesso, a direção do INPE quer dar os parabéns a todos que contribuíram para o projeto, pela dedicação, capacidade e triunfo.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.