Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Brasil passa a ter sistema nacional de monitoramento de raios

por INPE
Publicado: Mar 02, 2004
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 02 de março de 2004

Desde janeiro de 2004, o país passou a ter uma rede nacional de monitoramento de  raios  com  informações  disponíveis  na Internet.
A rede, denominada RINDAT (Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas) é resultado de um convênio científico e tecnológico recentemente firmado entre FURNAS, CEMIG, SIMEPAR e INPE, e é a maior rede existente na região tropical do planeta, sendo a terceira maior no mundo.
A rede conta com 25 sensores que cobre cerca de 2/3 do país, e permite que qualquer cidadão possa acompanhar em tempo real, via Internet, as regiões com incidência de raios.
O Brasil é o país campeão mundial em queda de raios por volta de 60 milhões por ano, trazendo como conseqüência cerca de 100 mortes e 500 milhões de reais de prejuízos, sendo a maior parte no setor elétrico. Ainda para este ano está previsto o aumento e a integração de sensores de outras instituições, expandindo sua área de cobertura. O lançamento oficial do site www.rindat.com.br deverá ocorrer na sede de Furnas em Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro no dia 10 de março.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.