Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Coordenadora do CPTEC/INPE está entre as finalistas do Prêmio Claudia 2008

por INPE
Publicado: Ago 07, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 07 de agosto de 2008

Imagem Coordenadora do CPTEC/INPE está entre as finalistas do Prêmio Claudia 2008

Maria Assunção Faus da Silva Dias, coordenadora do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), é uma das finalistas ao Prêmio Claudia 2008, homenagem da revista do Grupo Abril às mulheres que brilham nas mais diversas áreas do conhecimento. A Dra. Maria Assunção concorre na categoria Ciências por sua atuação à frente do CPTEC/INPE e sua contribuição às pesquisas sobre a influência da Amazônia no clima regional e global.

Abaixo, a íntegra da matéria da revista Claudia sobre a coordenadora do CPTEC/INPE: 

Cientista do tempo
Um dos primeiros desafios na carreira da matemática e meteorologista paulistana Maria Assunção Faus da Silva Dias, 56 anos, foi participar da criação do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). “Os dez primeiros anos, de construção de infra-estrutura de ensino, exigiram muito sacrifício. Hoje, o departamento está consolidado e oferece cursos de graduação e pós-graduação de altíssimo nível”, afirma. A carreira de Maria Assunção também não parou mais. Ela é professora titular da USP e coordenadora do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. No centro, comanda uma equipe, de 400 pessoas, responsável pelo desenvolvimento de produtos inovadores, como a previsão do tempo para até 15 dias e a implementação de um sistema de aconselhamento agrícola pela internet que possibilita aos agricultores planejar as atividades diárias.

Seu trabalho acadêmico representa também uma importante contribuição para o entendimento do papel da Amazônia na regulação climática regional e global. Maria Assunção pesquisa como o uso da terra e as queimadas afetam a criação de nuvens naquela região. Uma de suas descobertas é que o fogo das florestas intensifica as tempestades. “A fumaça retarda a formação das nuvens. Com isso, as gotas de chuva ficam maiores e há mais gelo nas nuvens. O resultado são tempestades intensas e violentas”, diz. Suas pesquisas têm o reconhecimento de seus pares. Em 2007, ela foi eleita vice-presidente da Associação Internacional de Meteorologia e Ciências Atmosféricas. Uma importante oportunidade para colocar os problemas científicos brasileiros da área de meteorologia na agenda internacional. 

O Prêmio Claudia
Desde 2003, o Prêmio Claudia passou a ser dividido nas categorias Ciências, Cultura, Negócios, Trabalhos Sociais e Políticas Públicas. A participação feminina tem se destacado em todos os setores, porém nas Ciências o crescimento do papel da mulher é dos mais evidentes. Embora ainda minoria nas carreiras científicas, a tendência é o número de pesquisadoras e pesquisadores se igualar, conforme as estatísticas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, o Brasil já conta 36.080 mulheres pesquisadoras, enquanto os homens são 41.172 na carreira de pesquisa. Mas os dados do CNPq também revelam que, em 2005, o número de bolsistas do sexo feminino, no país e no exterior, atingiu 52% contra 48% de homens.

Mais informações no site:
http://premioclaudia.abril.com.br


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.