Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Cientistas e ambientalistas manifestam apoio ao INPE

por INPE
Publicado: Fev 11, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 11 de fevereiro de 2008

Imagem Cientistas e ambientalistas manifestam apoio ao INPE

Cientistas de vários centros de pesquisa e ambientalistas ligados a algumas das ONGs mais respeitadas do país continuam manifestando apoio ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Como frisam os pesquisadores ligados à Rede GEOMA, “tentar pôr em dúvida a eficácia da ferramenta representada pelo sistema DETER e a lisura, competência e isenção do INPE, uma instituição de reconhecida excelência internacional e precioso patrimônio técnico-científico, serve a ninguém mais que os devastadores ilegais da floresta amazônica.”

Desde o anúncio dos últimos números, no mês de janeiro, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, foram enfáticos ao defender a atuação do INPE ao alertar sobre a evolução do desmatamento no segundo semestre do ano passado. Tanto em mensagens dirigidas ao INPE como nas páginas dos jornais, não faltaram declarações a favor da posição do Instituto na polêmica acerca dos dados apontados pelo DETER.

Adalberto Luis Val, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Ima Célia Guimarães Vieira, diretora do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Ricardo Magnus Osório Galvão, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ana Rita Pereira Alves, diretora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Jacobus Swart, diretor do Centro de Pesquisa Renato Archer (CenPRA), e Albert Josef Rudolf Bruch, diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), estão entre os dirigentes de órgãos técnico-científicos que enviaram mensagens ao diretor do INPE, Gilberto Câmara, além de terem se manifestado publicamente a favor do Instituto. Pesquisadores da Unicamp e o diretor do Instituto de Biociências da USP, Welington B. C. Delitti, também transmitiram seu apoio.

Da mesma forma, o coordenador da campanha Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, o diretor da ONG Amigos da Terra, Roberto Smeraldi, e o superintendente de Conservação do WWF-Brasil, Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, declararam que não há motivos para duvidar do alerta do órgão sobre a nova alta na derrubada de árvores.

Confira abaixo links com algumas das menções de apoio divulgadas em sites de entidades científicas e ambientalistas e nos jornais:

* Entrevista do ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sérgio Rezende, ao jornal Folha de S. Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/
ult10007u368464.shtml
 

* Artigo do Subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCT, Luiz Fernando Schettino, publicado na Folha de Vitória
http://www.folhavitoria.com.br/site/?target=coluna&cid=9  

* Declaração do professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP e ex-ministro de Ciência e Tecnologia José Goldemberg ao jornal Folha de S.Paulo
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080201/
not_imp118294,0.php
 

* Carta da Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia – GEOMA

* Declaração de cientistas da UNICAMP

* Nota divulgada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
http://www.sbpcnet.org.br/index.php?acao=exibirMateria
&obj=Site&materia%5Bid_materia%5D=497
 

* Editorial do jornal Folha de S.Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0102200802.htm  

* Notícia sobre a manifestação dos cientistas brasileiros em apoio ao INPE na Folha de S.Paulo

Confira também notícia sobre a visita da comissão interministerial a áreas desmatadas no Mato Grosso
http://www.mma.gov.br/ascom/ultimas/index.cfm?id=3881

Editorial do informativo Gestão C&T, da ABIPTI - Associação Brasileira das
Instituições de Pesquisa Tecnológica - fevereiro de 2008 - edição 89


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.