Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Novos dados do PRODES na web

por INPE
Publicado: Ago 24, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 24 de agosto de 2007

Imagem Novos dados do PRODES na web

Na Internet, a evolução do desmatamento na Amazônia pode ser mais facilmente compreendida na nova página do PRODES – Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para verificar os 14.040 km2 desmatados no período de 2005-2006, foram analisadas 213 imagens de satélite LANDSAT e 90 imagens CBERS. Agora, nas mesmas 213 cenas que cobrem 100% do desmatamento na Amazônia, o usuário consegue identificar a modificação da floresta ano a ano.

“Em um único mapa é possível acompanhar a história do desmatamento desde que o INPE passou a realizar este trabalho em formato digital”, informa Luis Maurano, responsável pela homepage do PRODES. O banco de dados tem informações do desmatamento por município de 2000 a 2005, além do último levantamento. “Para saber quando aconteceu um determinado desmate, antes o usuário tinha que buscar o mapa dos levantamentos dos outros períodos. Agora ele tem a informação em um mesmo dado”.

Na página, cada uma das 213 cenas apresenta seu mapa correspondente, gerando 426 arquivos distintos. Também estão disponíveis 10 mosaicos, contemplando dados dos nove Estados e mais um de toda a Amazônia Legal.

Além de agregar novas informações, a página ganhou novo layout para aperfeiçoar a navegação e a consulta aos dados. A reformulação segue o mesmo sistema das atuais páginas do DETER - Detecção do Desmatamento em Tempo Real e do Monitoramento de Focos de Queimadas, outros dois importantes serviços prestados pelo INPE.

O endereço do PRODES na internet é http://www.obt.inpe.br/prodes. Dúvidas, sugestões e comentários sobre a nova homepage podem ser enviadas para o email prodes@dpi.inpe.br


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.