Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Seminário discutirá nascentes do rio Amazonas

por INPE
Publicado: Jun 12, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 12 de junho de 2007

Imagem Seminário discutirá nascentes do rio Amazonas

Os resultados preliminares da primeira expedição à nascente do rio Amazonas com pesquisadores brasileiros serão apresentados nesta quarta-feira (13/6), às 16 horas, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos. A expedição ao Nevado Mismi, nos últimos dias de maio, realizou uma série de estudos nas quebradas Carhuasanta e Apacheta, formadoras do rio Lloqueta, a fim de determinar em qual delas está a verdadeira nascente do Amazonas.

O seminário “Expedição Científica Binacional Peruana-Brasileira às Nascentes do Rio Amazonas” mostrará imagens e fotografias dos Andes peruanos, além da logística da expedição e as dificuldades, como o trabalho em altitude. “Como primeiros resultados, será discutida a ‘hipótese Apacheta’ em contradição à tradicional tese da quebrada Carruhasanta como origem do rio Amazonas”, adianta Oton Barros, pesquisador que integrou a expedição pelo INPE.

A expedição é resultado da cooperação entre os governos peruano e brasileiro e deve inaugurar uma nova etapa de estudos sistemáticos e coordenados sobre o Amazonas. Além disso, reafirma a capacidade de produção científica independente de ambos os países através dos especialistas do Instituto Geográfico Nacional do Peru, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Agência Nacional das Águas (ANA) e do INPE.

O INPE tem realizado estudos com imagens de satélite e modelos de elevação digital do terreno gerados com radar orbital (SAR interferométrico). As imagens de satélite demonstraram que o Amazonas se origina em uma das quebradas (córregos) que alimentam o rio Lloqueta, sendo as principais Carruhasanta e Apacheta. Agora, estes estudos foram validados pelo trabalho de campo durante a expedição. Para os pesquisadores do INPE, a atual hipótese de trabalho é que o curso principal formador do Amazonas seja a vertente da quebrada Apacheta.


Água corrente mais alta na Quebrada Apacheta


Vista geral da cabeceira da Quebrada Apacheta, próxima ao conhecido Passo Apacheta, caminho tradicional a pé de Caylloma ao famoso Canyon do Colca


Ponto geodésico sendo instalado pelo IGN, do Peru, em conjunto com o IBGE, do Brasil, na quebrada Apacheta


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.