Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Programa Telescópios na Escola inicia temporada 2007

por INPE
Publicado: Mai 04, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 04 de maio de 2007

Imagem Programa Telescópios na Escola inicia temporada 2007

Oferecer inclusão digital e educação em ciência e tecnologia. Foi para esse fim que pesquisadores de importantes centros de pesquisas brasileiros na área de Astronomia e Astrofísica apresentaram à sociedade em 2005 o TnE, programa Telescópios na Escola. A temporada 2007 começou em abril, com inscrições previstas no Miniobservatório Astronômico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos, IAG/USP em Valinhos, no Observatório do Valongo no Rio de Janeiro e, em breve, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis.

O projeto oferece às escolas a oportunidade de fazer imagens de pequenas regiões do céu noturno através da Observação Astronômica Remota, que não exige a presença do observador no local onde se encontram o telescópio e a câmera astronômica. A observação é feita a partir de um computador ligado à Internet, utilizado para estabelecer a interface computacional com o observatório. O sistema desenvolvido no projeto, executa o direcionamento do telescópio e a aquisição de imagens digitais, de modo amigável e interativo junto ao seu público alvo.

Do ensino fundamental ao superior alunos e professores operam remotamente um telescópio sem sair de suas respectivas instituições. Exemplos de temas abordados incluem “Um passeio pelo céu” e “O movimento de asteróides”. Segundo os docentes de escolas que já participaram de observações, a atividade leva o aluno a se interessar pelo assunto. “De uma forma dinâmica e diferente exploramos conceitos que, muitas vezes, numa aula expositiva não despertariam interesse”, revela o Prof. Waldermar Alves Ribeiro Filho, do Colégio São José, de Santos (SP), que realiza sessões com seus alunos desde 2005 a partir do telescópio Argus (IAG/USP).

Outra característica das observações é a presença de um especialista na área. Alunos e professores têm a chance de fazer perguntas e obter a resposta imediatamente. Participando de uma sessão do Miniobservatório do INPE, em abril de 2007, a Profa. Alessandra Câmara Maciel, do Colégio Marista de Santos, revelou seu contentamento com o programa: “Os alunos adoraram fazer as perguntas diretamente a uma astrônoma e verificar que estavam diante de uma Doutora em Astrofísica!”.

Além de levar informação aos alunos, a atividade tem a finalidade de fazê-los desenvolver projetos didáticos e científicos simples e fornecer aos professores imagens de astros para o uso no ensino de ciências e áreas afins. Segundo o coordenador do projeto Dr. Laerte Sodré Jr. (IAG/USP) o TnE é uma forma de ensinar ciência fazendo ciência. “Acredito que atividades desse tipo são importantes para despertar novas vocações científicas em nossos alunos”.

A temporada de observação astronômica remota vai até outubro (exceto julho), período do ano com melhor condição atmosférica para a observação do céu do Sudeste do Brasil. Para participar do programa Telescópios na Escola basta que a instituição escolha o telescópio que deseja acessar entre INPE (vagas preenchidas para o primeiro semestre de 2007), IAG e Valongo e preencher a ficha de inscrição. Mais informações sobre o TnE no site http://www.telescopiosnaescola.pro.br.


Alunos do Colégio Marista de Santos em uma Sessão de Observação Astronômica Remota


Aglomerado Galático NGC 4755, popularmente conhecido por "Caixinha de Jóias" visualizado pelos alunos do Colégio Marista de Santos


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.