Número 06
Informativo INPE - 21 de Junho de 2016


 


Coordenador do CPTEC, Antonio Ocimar Manzi

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) começou o ano de 2016 anunciando a implementação de um novo modelo global, o BAM (Brazilian Global Atmospheric Model). Fundamental ao CPTEC, o modelo global gera as condições iniciais para rodar os modelos regionais, além de ser utilizado na geração das previsões climáticas sazonais e de cenários climáticos de mais longo prazo. O BAM promete ser um novo marco em sua história. Apesar dessa boa notícia, o CPTEC já vem enfrentando importantes desafios neste ano, como a necessidade de renovar sua base computacional de alto desempenho e de toda infraestrutura de rede que envolve as atividades operacionais de processamento. 

As demandas cada vez maiores e diversificadas por produtos e serviços ligados às geotecnologias têm direcionado a Divisão de Processamento de Imagens (DPI), do INPE, para atividades de capacitação, treinamento e assessoria, que proporcionam a multiplicação do conhecimento gerado, possibilitando a sua expansão e disseminação.

Desde o fechamento dos ambulatórios médicos de São José dos Campos e de Cachoeira Paulista, em março de 2015, o atendimento do INPE na área da saúde vem sendo reestruturado. A readequação visa atender às orientações da Consultoria Jurídica da União – CJU/SJC e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e baseia-se em três pilares: emergências, aconselhamento em saúde e promoção à saúde. 

Informativos Anteriores



INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais:

Av. dos Astronautas, 1.758 - Jardim da Granja - CEP 12227-010
São José dos Campos - São Paulo - Brasil
Tel.: 55 12 3208-6000
www.inpe.br

imprensa