Número 05
Informativo INPE - 8 de Abril de 2016


 

 
Coordenador do CCST, Jean Ometto

Na sequência das entrevistas sobre a discussão e elaboração do último Plano Diretor (2016-2019) nas diferentes áreas do Instituto, o INPE Informa traz nesta edição os desdobramentos deste processo no mais novo centro de pesquisa do INPE: o Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST). Jean Ometto, coordenador do CCST, afirma que o mais novo filho do INPE, criado em 2008, trouxe desafios e inovações que estão associados ao tratamento da temática das mudanças ambientais globais, seu principal enfoque. Um de seus mais importantes desafios está na busca constante do exercício da multidisciplinaridade de suas pesquisas. Por outro lado, o CCST inovou ao inserir as ciências sociais entre as disciplinas já tradicionais da cultura científica do Instituto. 

Considerada um divisor de águas na área de pesquisa e desenvolvimento, a lei conhecida como Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no início do ano, ainda requer estudos mais aprofundados antes do início de sua aplicação efetiva nas atividades do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Um dos importantes avanços do Marco Legal de CT&I (veja notícia anterior) foi o aprimoramento da legislação que prevê a possibilidade de as instituições de ciência e tecnologia (ICTs) prestarem serviços técnicos especializados a instituições públicas e privadas em atividades voltadas à inovação e pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo.

Informativos Anteriores



INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais:

Av. dos Astronautas, 1.758 - Jardim da Granja - CEP 12227-010
São José dos Campos - São Paulo - Brasil
Tel.: 55 12 3208-6000
www.inpe.br

imprensa