Número 04
Informativo INPE - 13 de Janeiro de 2016


 


Coordenador da ETE, Amauri Montes

Nesta edição do INPE Informa, dando sequência à série de entrevistas sobre o novo Plano Diretor (2016-2019) do INPE, o coordenador da Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE), Amauri Montes, destaca os 30 anos de história das atividades espaciais do Instituto e o sucesso da política industrial implementada com o desenvolvimento dos satélites CBERS 3 e 4. Para Montes, estes satélites representam um marco nas atividades espaciais. A equipe da ETE enfrentou desafios de desenvolvimento e gerenciamento enquanto a indústria nacional ampliou seu nível de participação no programa espacial, assumindo compromissos que resultaram em inovação de produtos e processos. 

Fundada em 1965, a Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) possui atualmente mais de 80 mil volumes entre livros, teses, relatórios e mapas. O acervo conta ainda com aproximadamente 160 mil fascículos de periódicos. O ano de 2015 marcou os 50 anos de preservação da Memória Científica do INPE e, também, os 20 anos de operação da Biblioteca Digital, um repositório implementado em 1995 para reunir e tornar disponível a produção técnico-científica gerada pelo Instituto.

O comportamento do Sol e de fenômenos que ocorrem no espaço podem afetar o sinal de canais de televisão via satélite e de aparelhos de localização GPS. Estes e outros problemas mais graves demonstram a necessidade de entender e acompanhar cada vez mais as explosões solares e as características do espaço interplanetário da magnetosfera, ionosfera e mesosfera. 

Informativos Anteriores



INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais:

Av. dos Astronautas, 1.758 - Jardim da Granja - CEP 12227-010
São José dos Campos - São Paulo - Brasil
Tel.: 55 12 3208-6000
www.inpe.br

imprensa