Número 01
Informativo INPE - 02 de Julho de 2015


 

CBERS-4 na CAST, China

Com o lançamento bem-sucedido do CBERS-4, em 7 de dezembro de 2014, veio o resultado de um esforço ímpar da indústria nacional. O satélite leva a bordo a MUX, a primeira câmera para satélite inteiramente desenvolvida e produzida no Brasil, que já apresenta imagens promissoras para aplicações no monitoramento da agricultura, do ordenamento urbano e do contorno de rios e represas, por exemplo. 

 Enquanto realizam a cablagem e ensaios vacuotérmicos do Amazônia-1, o primeiro satélite derivado da Plataforma Multimissão (PMM), as equipes do Laboratório de Integração e Testes (LIT) já se preparam para a missão CBERS-4A.

Após um período de estruturação, contratação de recursos humanos e de composição de grupos de trabalho, o projeto Monitoramento Ambiental por Satélites no Bioma Amazônia (MSA-BNDES) já está em fase operacional.O convênio de R$ 67 milhões, financiado pelo BNDES por meio do Fundo Amazônia, foi assinado em 29 de outubro de 2014 e é executado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com apoio da FUNCATE. A vigência é de três anos e meio.

A maioria dos candidatos aprovados no último concurso organizado pelo INPE, realizado durante o ano passado, já foi nomeada e convocada para assumir seus cargos.

Informativos Anteriores



INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais:

Av. dos Astronautas, 1.758 - Jardim da Granja - CEP 12227-010
São José dos Campos - São Paulo - Brasil
Tel.: 55 12 3208-6000
www.inpe.br

imprensa