Você está aqui: INPE / Gestão / Anúncios e Oportunidades / Bolsas

Bolsas

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Fev 01, 2022 16h32

Confira os Anúncios Anteriores

2021[+]
Chamada CNPq/MCTI 06/2020 Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira - Banco de Dados para Detecção de Alvos e Manchas de Óleo no Mar[+]

Banco de Dados para Detecção de Alvos e Manchas de Óleo no Mar


As atividades a serem desenvolvidas pelo Bolsista farão parte do Módulo I do Projeto EC6/2020 (Configuração situacional meteoceanográfica, de monitoramento orbital e de tráfego marítimo no Atlântico Tropical oeste durante o evento de óleo nas praias do NE brasileiro), aprovado na Chamada CNPq/MCTI 06/2020 (Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira – Programa Ciência no Mar), financiado pelo MCTI e MB com o objetivo principal de analisar as condições ambientais prevalecentes durante o evento de chegada de manchas de óleo nas praias do N, NE e SE brasileiros.

O módulo I é dedicado à detecção de óleo no mar, contemplando a busca e catalogação dos dados de observação da Terra e de modelos, o apoio ao desenvolvimento de algoritmos utilizando aprendizado de máquina, o apoio ao desenvolvimento de interfaces de acesso aos dados e o desenvolvimento de métodos para estimar a probabilidade de detecção de óleo no mar. O trabalho será orientado e coordenado por Laércio Namikawa - INPE - CGCT/DIOTG.

Os produtos a serem gerados pelo bolsista são:

  • Catálogo dos dados de observação e de modelos.
  • Interfaces de acesso aos algoritmos e dados; e
  • Relatórios das atividades e publicações técnico-científicas.

As qualificações necessárias são:

  • Ensino superior completo na área de Ciências Exatas;
  • Conhecimentos em programação em linguagens modernas e suas bibliotecas e frameworks;
  • Inglês Intermediário.

Outras qualificações desejáveis que serão consideradas são:

  • Especialização ou mestrado em Sensoriamento Remoto ou áreas afins;
  • Especialização ou mestrado em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Computação Aplicada ou áreas afins;
  • Conhecimentos em linguagens de programação;
  • Conhecimento em ferramentas de software para armazenamento, acesso e processamento de dados geográficos;
  • Conhecimento em desenvolvimento de aplicações de mapas na Web; e
  • Conhecimentos em bibliotecas e frameworks que manipulam dados espaciais vetoriais e raster.

As qualificações devem ser comprovadas na entrevista e na análise de currículo.

O bolsista deverá dedicar-se 40 horas semanais para a pesquisa e desenvolvimento associados ao projeto. A Bolsa terá a duração de 15 meses (com possibilidade de extensão por até 20 meses). A bolsa é categoria DTI-B do CNPq (https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/bolsas-e-auxilios/copy_of_modalidades)

Links para referências:

Interessados favor enviar currículo Lattes (e outros documentos relevantes para seleção) para
laercio.namikawa
para uma primeira etapa da avaliação até 30 de agosto de 2021.




Chamada para Bolsa de Pós-Doutorado Bolsa PosDoc da FAPESP[+]
English Version

Esta oportunidade para uma posição de pesquisa com bolsa e Pós-doutorado está aberta a candidatos de qualquer nacionalidade. A oportunidade está associada a um projeto financiado pela FAPESP que faz parte de um projeto transnacional maior, “Mapeamento de risco integrado e controle de caracóis para apoiar a eliminação da esquistossomose no Brasil e na Costa do Marfim sob futuras mudanças climáticas”, promovido pelo Belmont Forum e com equipes participantes dos Estados Unidos, Reino Unido, África e Brasil. O grupo brasileiro inclui pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DIOTG-Divisão de Observação da Terra e Geoinformática, São José dos Campos, SP), Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP-Campus Presidente Prudente (Departamento de Geografia), Instituto Renée Rachou/FIOCRUZ MG, SUCEN-Superintendência de Controle de Endemias-Departamento de Laboratórios Especializados, São Paulo, SP. O pósdoutorando será orientado pelo Dr. Antonio Miguel Vieira Monteiro, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do INPE, em São José dos Campos, São Paulo, em interação com pesquisadores e laboratórios dos quatro países.

Qualificações: A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros com doutorado em análise espacial, sensoriamento remoto, geografia, geologia, saúde pública, epidemiologia, engenharia ambiental, ecologia aplicada e áreas afins. Os doutorados nestas áreas devem apresentar um recorte para áreas de aplicação envolvendo ambiente ou saúde, tendo em vista necessidades socioambientais.
O candidato deve apresentar capacidade de trabalhar de forma independente, bem como com uma equipe interdisciplinar. São desejáveis experiência com técnicas associadas a imagens de sensoriamento remoto; Experiência com bases censitárias e as bases da saúde; Experiência com técnicas de estatísticas de análise e conhecimento de estatística espacial; Experiência com Sistemas de Informações Geográficas e algum ambiente de estatística computacional aberto. É exigido um bom domínio da língua inglesa, escrita e falada.

Bolsa: O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
O processo da FAPESP ao qual esta bolsa está vinculada é 2019 / 23593-3. O doutorado deve ter sido obtido no máximo sete anos antes do início da bolsa de pósdoutorado. A bolsa é renovável anualmente, por até dois anos.
Caso o bolsista resida em domicilio fora da cidade na qual se localiza a instituição sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxilio- instalação. Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd

Instruções para Aplicação: A vaga já está disponível, com inscrição sujeita à aprovação da FAPESP. Os candidatos interessados deverão enviar um e-mail para
miguel.monteiro
, com o assunto “Candidatura ao Pós-doutorado Belmont FAPESP”, contendo as seguintes informações: CV resumido, uma breve Carta explicando as experiências de pesquisa e como os interesses de pesquisa se encaixam nos objetivos do projeto. Os nomes e informações de contato de duas a três referências familiarizadas com a pesquisa e o trabalho acadêmico do candidato.

Informações Adicionais
Para informações adicionais contate Miguel Monteiro - INPE em
miguel.monteiro
e Roseli Tuan – SUCEN em
roselituan
.

Arquivos:




Chamada CNPq/MCTI 06/2020 Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira - Técnicas de Aprendizado por Máquina para Detecção de Alvos e Manchas de Óleo no Mar[+]

Técnicas de Aprendizado por Máquina para Detecção de Alvos e Manchas de Óleo no Mar


As atividades a serem desenvolvidas pelo Bolsista farão parte dos Módulos I e III do Projeto EC6/2020 (Configuração situacional meteoceanográfica, de monitoramento orbital e de tráfego marítimo no Atlântico Tropical oeste durante o evento de óleo nas praias do NE brasileiro), aprovado na Chamada CNPq/MCTI 06/2020 (Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira - Programa Ciência no Mar), financiado pelo MCTI e MB com o objetivo principal de analisar as condiçõees ambientais prevalecentes durante o evento de chegada de manchas de óleo nas praias do N, NE e SE brasileiros.

As atividades compreendem pesquisa e desenvolvimento usando ferramentas tecnológicas de monitoramento oceânico, de processamento avançado de dados e imagens de satélites, de aprendizado de máquina e de modelagem oceânica hidrodinâmica e de deriva de óleo no mar.

Os produtos a serem gerados pelo bolsista são:

  • Metodologia para análise dos dados de diferentes fontes para identificação de alvos e manchas de óleo.
  • Protótipo de software que implementa esta metodologia, com testes de adequação e qualidade.
  • Relatórios das atividades e publicações técnico-científicas.

As qualificações necessárias são:

  • Experiência no uso de técnicas avançadas de processamento de imagens de satélites, especialmente SAR.
  • Conhecimentos avançados em programação em linguagens científicas modernas (ex. Python, R) e suas bibliotecas de processamento de imagens, análise estatística e aprendizado de máquina.
  • Estatística intermediária (para compreensão de modelos de aprendizado por máquina e redes neurais de diversos tipos).
  • Inglês Intermediário.
  • Capacidade comprovada de criação e publicação de artigos, relatórios, etc.

Outras qualificações desejáveis que serão consideradas são:

  • Mestrado em Oceanografia Física ou Sensoriamento Remoto ou Computação Aplicada ou correlatas.
  • Participação comprovada em projetos de pesquisa e desenvolvimento nos temas deste projeto ou correlatos.
  • Conhecimentos em pesquisa reprodutível (ex. uso de notebooks Jupyter em Python e R, Google Colab, Github, etc.).

As qualificações têm que ser comprovadas na entrevista ou análise de currículo.

O bolsista deverá dedicar-se 40 horas semanais para a pesquisa e desenvolvimento associados ao projeto. A Bolsa terá a duração de 15 meses (com possibilidade de extensão por até 20 meses). A bolsa é categoria DTI-B do CNPq (https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/bolsas-e-auxilios/copy_of_modalidades)

Links para referências:

Interessados favor enviar currículo Lattes (e outros documentos relevantes para seleção) para
rafael.santos
ou
laercio.namikawa
para uma primeira etapa da avaliação até 31 de maio de 2021.




Chamada para Bolsa no Projeto Brazil Data Cube[+]
2020[+]
Chamada CNPq Nº 02/2020 - Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT [+]

Valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação cientifica dos resultados de seus trabalhos. Além disto, é necessário que atuem em áreas temáticas de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora coerentes com sua produção.

Cronograma:

  • Prazo para impugnação da Chamada 25/05/2020
  • Data limite para submissão das propostas 31/07/2020
  • Julgamento pelo Comitê de Mérito Técnico-científico 09 a 13/11/2020
  • Divulgação do resultado preliminar do julgamento no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 07/12/2020
  • Prazo final para interposição de recurso administrativo 17/12/2020
  • Divulgação da decisão no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 19/02/2021

Chamada CNPq Nº 02/2020 - Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT

Inscrições:

  • 14/05/2020 a 31/07/2020


Oportunidade de Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico [+]

Modalidade: DTI-A / CNPq (Valor = R$ 4.000,00)
Duração: 36 meses
Início Previsto: 01/06/2020
Carga Horária: 40 horas semanais

Responsável: Dr. Kleber Pinheiro Naccarato (
kleber.naccarato
)


Área: Eletricidade Atmosférica / Ciência do Sistema Terrestre

Projeto: Estudo do impacto da ação humana sobre a severidade das tempestades a partir de dados de descargas atmosféricas corrigidos por modelos matemáticos

Breve Descrição: O trabalho consiste em utilizar dados estatísticos enviados pelos sensores às centrais de processamento como entrada para modelos matemáticos que estimam a eficiência de detecção e precisão de localização das redes monitoramento. Os resultados desses modelos são utilizados para corrigir os dados de descargas atmosféricas que serão então aplicados nos estudos do efeito da urbanização sobre a ocorrência de tempestades. Estes estudos são fundamentais para se entender a ação do homem sobre o clima e como as mudanças climáticas podem afetar o comportamento das tempestades a longo prazo. Com isso, será possível: (1) avançar no conhecimento do efeito antropogênico sobre a formação e eletrificação das tempestades, o que inclui estudos de grandes centros urbanos e de queimadas de biomassa; (2) entender como as mudanças ambientais afetam (ou podem afetar) a formação e o regime das tempestades e, consequentemente, das descargas atmosféricas em mais longo prazo, particularmente nos ambientes urbanos. As principais questões em aberto são: A quantidade de descargas atmosféricas vai aumentar nas cidades? As tempestades se tornarão mais numerosas ou mais severas ou ambas?

Requisitos do Candidato: Graduação concluída em pelo menos um dos seguintes cursos: engenharia de computação, ciência da computação, computação científica, sistemas de informação ou análise de sistemas. Experiência de, no mínimo, 5 anos na área de formação (válido o tempo de pós-graduação desde que tenham sido adquiridos os conhecimentos mínimos).

Conhecimentos Mínimos:

  • Língua estrangeira: Inglês, nível intermediário/avançado (leitura e escrita).
  • Algoritmos e técnicas de programação e utilização de linguagens de programação orientada a objetos, especialmente Python, PHP, C++;
  • Banco de dados, especialmente postgreSQL;
  • Sistemas de informações geográficas (SIG), em particular QGis.

Atividades Previstas:

  • Implementação de modelos matemáticos para estimar a eficiência de detecção (ED) e precisão de localização (PL) das redes de monitoramento
  • Gerar bases de ED e PL para correção dos dados históricos de descargas atmosféricas
  • Determinar as densidades de descargas atmosféricas a partir dos dados corrigidos na forma de pontos de grade com determinadas resoluções espaciais e temporais que possibilitam responder as questões do projeto.

Inscrições:

Enviar link do CV Lattes atualizado e descritivo da experiência profissional dos últimos 5 anos (1 página) por e-mail até 29/05/2020.



Edital de seleção de bolsa Programa FAPESP/Projeto temático 2016/02018-2 [+]

O Centro de Ciência do Sistema Terrestre, localizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos – SP, torna pública a seleção de duas bolsas para trabalhar no projeto “Variação Interanual do Balanço de Gases de Efeito Estufa na Bacia Amazônica e seus controles em um mundo sob aquecimento e mudanças climáticas – Carbam – Estudo de Longo termo do Balanço do Carbono da Amazônia”. São duas bolsas disponíveis, uma bolsa de Treinamento Técnico 3 (TT-3) e uma outra de Jornalismo Científico JC-2.

Nossa pesquisa cientifica tem como tema "O Balanço de Carbono na Amazonia e o efeito das variáveis climáticas e ações humanas sobre este Balanço. Nosso estudo comecou em 2010 e vai ate 2021. Serão 12 anos de balanço pela primeira vez medidos na Amazonia e esta serie de longo tempo nos permite entender qual o efeito sobre o balanço dos fatores: aumento da temperatura, redução da precipitação, desmatamento, degradação e queimadas.

Este é um projeto de grande interesse internacional e termos muitas divulgações nacionais e internacionais, alem de queremos uma home page que divulgue nossos resultados e disponibilize os dados para outros grupos poderem utilizar. como exemplo coloco uma materia que foi ao ar na BBC na semana passada com nossos achados sobre a Amazonia.

Here is the tv piece which aired on Tuesday in the UK

It also led the Weekend version of our programme which runs on BBC World this weekend. (Repeated 4 times)

There was also an article on the front page of the BBC website which got a large number of views

Vejam os detalhes nos Editais anexos:

  1. Edital de Seleção de Bolsa TT-3
  2. Edital de Seleção de Bolsa de Jornalismo Científico 2


2019[+]
Oportunidade para Bolsa na Divisão de Aeronomia – Projeto Tecnologia GNSS no suporte à navegação aérea [+]

Vaga para bolsista TT-4A FAPESP (R$ 5.087,20) para atuar no projeto “Tecnologia GNSS no suporte à navegação aérea” na Divisão de Aeronomia no INPE, em São José dos Campos, por 1 ano, 40 horas semanais, com início em 01 de março de 2020 e com possível renovação por mais 1 ano.

REQUISITOS: Experiência em banco de dados relacionais e não relacionais para criação e gerenciamento de banco de dados, em desenvolvimento de aplicações WEB em pelo menos uma das linguagens: Python, C/C++ e/ou Java, em administração de redes, em gerenciamento de sistemas operacionais Linux, em rotinas de backup/restore, monitoramento de carga de servidores e em storage e redundância. Experiência em processamento paralelo, distribuído e em tempo real é recomendável.

QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: Graduado, especialista em Tecnologia de Informação (TI), com pelo menos quatro anos de experiência após a graduação, sem vínculo empregatício. Importante: o candidato não pode já ter usufruído de bolsa TT FAPESP por 2 anos corridos ou não.

Enviar currículo até 16 de dezembro de 2019 para Eurico R. de Paula no email:
eurico.paula


Oportunidades de bolsas pós-doc - FAPESP [+]

Prezados, estamos oferecendo duas oportunidades de bolsa pós-doc, vinculadas a projetos financiados pela FAPESP:

1) Projeto Nexus - transição para a sustentabilidade e o nexo água-agricultura-energia: explorando uma abordagem integradora com casos de estudo nos biomas Cerrado e Caatinga. Trata-se de um projeto multidisciplinar (ciências naturais e sociais) cujo objetivo é o estudo e produção de indicadores ambientais que permitam avaliar o estado de degradação ou não de um ecossistema e potenciais ameaças ao seu potencial de provisionamento e manutenção de serviços ecossistêmicos.

Bolsa ofertada: 1 (uma) bolsa de pós-doutorado para trabalhar com coleta de amostras in situ e análises em laboratório das potenciais fontes de água para vegetação característica dos biomas Cerrado e Caatinga, na bacia do rio São Francisco, por meio de análises de isótopos de oxigênio e hidrogênio.

Qualidades e competências: Doutorado em Ciências do Sistema Terrestre, Engenharias, Hidrologia, Ecohidrologia, Agronomia, Meteorologia, Agrometeorologia, Ciências do Solo, Física do Solo, Ecologia, Biologia ou áreas correlatas. Experiência prévia em trabalhos de campo e análises análises isotópicas em amostras de solo, planta e água. Conhecimento prático em R, phyton ou similar. Experiência em Sensoriamento Remoto ou modelagem SVAT será um bônus.

Esta posição oferece a chance de trabalhar com um time inter a transdisciplinar, publicação de artigos científicos em revistas internacionais e apresentação de resultados em workshops e conferências.

A bolsa será implementada através da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) com início previsto para Fevereiro 2020. O período de vigência da bolsa é de 12 meses com possibilidade de extensão por mais 12 meses. O candidato/candidata selecionado ficará sediado na Unidade do INPE de São José dos Campos.

Link da vaga: http://www.fapesp.br/oportunidades/3284/

As inscrições são feitas mediante envio de email para:
laura.borma
e
fabielle.mota
contendo Curriculum Vitae e carta da intenções com descrição das atividades relacionadas à vaga. Candidaturas serão recebidas até 15/12/2019. Início previsto para Fevereiro 2020.



2) Projeto: Evolução dos serviços ecossistêmicos (produção de água e biomassa) em cronossequência de regeneração florestal na Mata Atlântica, na Serra do Mar e Mantiqueira, financiado pela FAPESP. Trata-se de um projeto multidisciplinar cujo objetivo é o estudo e produção de indicadores de produção de serviços ecossistêmicos de regulação hídrica (i.e. infiltração e armazenamento de água no solo e em mananciais superficiais e subterrâneos) e climática (i.e. assimilação de carbono nos vários compartimentos) em florestas nativas da Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração.

Bolsa ofertada: 1 bolsa de pós-doutorado para trabalhar com pesquisas de campo e laboratório, em áreas do bioma Mata Atlântica, para medidas ecohidrológicas (i.e. variáveis hidrometeorológicas, infiltração e armazenamento de água no solo, propriedades hídricas de solos e plantas) com vistas à produção de indicadores de serviços ecossistêmicos de produção hídrica e climática.

Qualidades e competências: Doutorado em Ciências do Sistema Terrestre, Engenharias, Hidrologia, Ecohidrologia, Agronomia, Meteorologia, Agrometeorologia, Ciências do Solo, Física do Solo, Ecologia, Biologia ou áreas correlatas. Experiência prévia em pesquisa de campo e análises laboratoriais de solo e planta. Conhecimento prático em R, phyton ou similar. Experiência em Sensoriamento Remoto ou modelagem SVAT será um bônus.

Esta posição oferece a chance de trabalhar com um time inter a transdisciplinar, publicação de artigos científicos em revistas internacionais e apresentação de resultados em workshops e conferências.

A bolsa será implementada através da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) com início previsto para Fevereiro 2020. O período de vigência da bolsa é de 12 meses com possibilidade de extensão por mais 12 meses. O candidato/candidata selecionado ficará sediado na Unidade do INPE de São José dos Campos.

Link da vaga: http://fapesp.br/oportunidades/3285/

As inscrições são feitas mediante envio de email para:
laura.borma
e
fabielle.mota
contendo Curriculum Vitae e carta da intenções com descrição das atividades relacionadas à vaga. Candidaturas serão recebidas até 15/12/2019. Início previsto para Fevereiro 2020.


Contratação de Serviços Técnicos Especializado, por meio de bolsa de Pesquisa, para apoiar o Desenvolvimento do Subprojeto Brazil Data Cube, no Âmbito do Projeto FA-BIOMAS [+]

Brazil Data Cube é um projeto que está sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na cidade de São José dos Campos, SP, sob a coordenação dos pesquisadores da Divisão de Processamento Digital de Imagens (DPI), Dra. Lubia Vinhas e Dra. Karine Ferreira, com o objetivo de criar cubos multidimensionais de dados prontos para análise a partir de imagens de média resolução espacial de satélites de observação da Terra e de gerar informações sobre uso e cobertura do solo, a partir desses cubos de dados, utilizando técnicas de aprendizado de máquina e análise de séries temporais. Ele é um subprojeto do projeto Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros, financiado pelo Fundo Amazônia, por meio da colaboração financeira BNDES e FUNCATE nº17.2.0536.1. Mais detalhes pelo link:

Oportunidade de bolsa - Construção e manutenção de banco de dados geográficos, metadados e serviços web [+]

Confira oportunidade de bolsa CNPq para a construção e manutenção do banco de dados geográficos, metadados e manutenção de serviços web utilizados no projeto. O bolsista irá desenvolver atividades no INPE de São José dos Campos no âmbito do programa de Monitoramento por Satélite da Cobertura da Terra dos Biomas Brasileiros. Mais detalhes pelo link:

FIP - Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro [+]

Os interessados deverão se cadastrar e enviar currículo na página:

https://portaldecompras.fundep.ufmg.br/Publico/ConsultarGruposAtivos.aspx

O cadastro deve ser feito no link "Consulta de Editais e Oportunidades de Consultoria" (lado esquerdo da página).

Prazo para cadastramento de currículos: 14h de 10/10/2019.

Oportunidade de bolsas: Contratação de dois bolsistas (INPE-CNPq) para a área de metodologias para detecção de desmatamento em imagens de satélite [+]

Termo de Referência - Bolsa SET

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA NO ÂMBITO DO PROJETO INPE-CNPq

Objetivo da contratação

O presente Termo de Referência tem por objetivo contratar bolsista através do projeto de pesquisa denominado "Monitoramento dos Biomas Brasileiros por Satélite - Construção de Novas Capacidades" pactuado entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em abril de 2019. O bolsista ficará responsável pela elaboração e teste de metodologias semiautomáticas de classificação de imagens de satélite de observação da Terra, com foco nos padrões de supressão e/ou degradação da vegetação natural visando detecção de desmatamento e de alteração da cobertura florestal primária na Amazônia Legal Brasileira.

Antecedentes e contexto

O programa de Monitoramento por Satélite da Cobertura da Terra dos Biomas Brasileiros do INPE conta hoje com dois sistemas operacionais, o PRODES e o DETER. Estes dois sistemas são complementares e foram concebidos para atender a diferentes objetivos.

O PRODES - Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite, monitora a perda de floresta primária da Amazônia Legal Brasileira desde 1988. É a maior e mais estável série histórica para dados de desmatamento em florestas tropicais no mundo. Utiliza imagens de 20 a 30 metros de resolução espacial e estima taxas anuais de desmatamento por corte raso, ou seja, áreas com supressão total da floresta no período de agosto a julho (mais detalhes em: http://www.obt.inpe.br/prodes).

O DETER - Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real, lançado em 2004, opera como um sistema de alerta. Foi desenvolvido para apoiar a fiscalização e o controle do desmatamento e degradação florestal na Amazônia. O DETER produz diariamente alertas de alteração na cobertura florestal para áreas identificando corte raso, exploração de madeira, mineração, queimadas e outras (mais detalhes em: http://www.obt.inpe.br/deter).

O objetivo geral do projeto em tela é o aprimoramento, organização de conhecimento, capacitação e agregação de recursos humanos para o desenvolvimento do programa de Monitoramento por Satélite da Cobertura da Terra dos Biomas Brasileiros, buscando aprimorar e desenvolver novas metodologias para detecção do desmatamento na Amazônia Legal Brasileira, utilizando dados provenientes de satélite de observação da Terra, bem como, estender estas metodologias para os demais biomas brasileiros, conforme previsto no Plano Orçamentário 0001 (Monitoramento por Satélite da Cobertura da Terra dos Biomas Brasileiros) da Ação 20V9 (Monitoramento da Cobertura da Terra e do Risco de Queimadas e Incêndios Florestais) do Programa 2050 (Mudança do Clima) do Governo Federal.

Escopo do trabalho

O bolsista ficará responsável pela elaboração e teste de metodologias semiautomáticas de classificação de imagens de satélite de observação da Terra, com foco nos padrões de supressão e/ou degradação da vegetação natural visando detecção de desmatamento e de alteração da cobertura florestal primária na Amazônia Legal Brasileira. Para isso, deve aprofundar o estudo de metodologias clássicas e no estado da arte de reconhecimento de padrões e classificação de mudanças, além de métodos de fusão e avaliação de resultados. Os avanços obtidos deverão ser comunicados em forma de artigos científicos, em revistas e conferências.

Modalidade da bolsa

A bolsa, proveniente de recursos do próprio programa, seguirá a modalidade SET do CNPq (com faixa de valores dependendo da experiência do candidato), sendo requisitado título de mestre na área de execução do projeto, e comprovada experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação. Detalhes desta modalidade podem ser consultados em: http://memoria.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/25314#rn1510set

Prazos da concessão e valores

A bolsa a ser concedida terá duração de até 28 meses, iniciando-se aproximadamente em 01 de outubro de 2019, podendo ser rescindida unilateralmente a qualquer tempo mediante aviso prévio e renovada de acordo com a conveniência das partes envolvidas e disponibilidade de recursos financeiros.

Qualificações Obrigatórias

  • Graduação em agronomia, computação, engenharia florestal/ambiental/agronômica, ou áreas afins;
  • Pós-graduação a nível de mestrado em áreas de sensoriamento remoto, ou computação aplicada ao reconhecimento de padrões ou processamento de imagens;
  • Conhecimento de geoprocessamento e habilidades no uso de Sistemas de Informação Geográficas para processamento, tratamento e análise de dados geográficos/cartográficos;
  • Experiência em sensoriamento remoto com projetos de mapeamento de mudança de uso e cobertura da terra.

Qualificações Desejáveis

  • Experiência em projetos de meio ambiente e/ou biodiversidade;
  • Experiência com geração de scripts para automatização de processos;
  • Experiência em métodos de reconhecimento de padrões;
  • Experiência na utilização de técnicas de sensoriamento remoto aplicadas à detecção de mudanças na cobertura da terra.

Processo de Seleção

Enviar curriculum vitae em formato pdf para endereço
daniel.silva
mencionando no campo assunto do e-mail "Bolsa SET - Metodologias - INPE/SJC". Serão avaliados todos os currículos que atenderem aos critérios mínimos de qualificação exigidos (item Qualificações Obrigatórias).

Local de trabalho

O bolsista exercerá suas funções na sede do INPE na cidade de São José dos Campos, São Paulo.


2018[+]
Oportunidade para celetista: Projeto Monitoramento dos Biomas Brasileiros (Cubo de Dados) - Fundo Amazônia/BNDES[+]
Oportunidades para bolsistas: Projeto Monitoramento dos Biomas Brasileiros (Cubo de Dados) - Fundo Amazônia/BNDES[+]
Chamada Bolsa Pós-Doc - Anúncio e Critérios para PNPD na PG-ETE[+]
Oportunidade para bolsistas de pós-doutorado: Nexus - projeto multidisciplinar FAPESP [+]

Estão disponíveis duas vagas para bolsistas pós-doc vinculadas ao projeto "Nexus - Transição para sustentabilidade e o nexo água-agricultura-energia: explorando uma abordagem integradora com casos de estudo nos biomas Cerrado e Caatinga", financiado pela FAPESP.

Trata-se de um projeto multidisciplinar (ciências naturais e sociais) cujo objetivo é o estudo e produção de indicadores ambientais que permitam avaliar o estado de degradação ou não de um ecossistema e potenciais ameaças ao seu potencial de provisionamento e manutenção dos serviços ecossistêmicos. As bolsas oferecidas são:

  1.   1 (uma) bolsa de pós-doutorado é para trabalhar com  Modelagem Ambiental com ênfase em Modelagem de Produtividade Agrícola, Conservação do Solo e Modelagem de Erosão do Solo.

A bolsa será implementada através da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), com início previsto para Maio/2019.  O valor da bolsa é de R$ 7.373,10 e será inicialmente para 12 meses com possibilidade de extensão por mais 12 meses. O candidato/candidata selecionado ficará sediado na unidade do INPE de São José dos Campos.

Habilidades e competências desejadas:

  • Doutorado em área correlata ao objetivo principal do projeto (Ciência do Sistema Terrestre, Agronomia, Meteorologia, Solos, ou outras áreas relevantes para o projeto de pesquisa);
  • Conhecimento prévio sobre modelagem de carbono no sistema solo-planta-atmosfera, ou conservação do solo para métodos e práticas agrícolas sustentáveis, ou conhecimento sobre o uso de indicadores para avaliação da degradação dos solos são desejáveis;
  • Conhecimento prático de linguagens de codificação e programação (Fortran, NCL e R, etc), pois o trabalho será desenvolvido principalmente modelagem em ambiente Linux/Fortran;
  • Experiência com manipulação de dados NeCDF, Tiff e análise de dados de sensoriamento remoto é desejada;
    -  A experiência com modelos que envolvem a interação-biosfera-atmosfera será um bônus;
  • Habilidade de escrita e síntese em inglês, habilidades efetivas de comunicação oral e de trabalhar bem em um ambiente de equipe colaborativa;

As candidaturas devem incluir curriculum vitae atual e uma carta contendo uma descrição concisa das experiências propostas para esta bolsa de pós-doutorado. Esta rodada de solicitações está aberta até 31 de março de 2019.

Manifestações de interesse e CV favor contatar Angélica Giarolla (
angelica.giarolla
) e Celso VonRandow (
celso.vonrandow
)

  1. 1 (uma) bolsa de pos-doc para pesquisa relacionada à eficiência do uso da água pelas plantas e sua relação com o provisionamento de serviços ecossistêmicos de regulação hídrica e climática na bacia do Rio São Francisco.

A bolsa será implementada através da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), com início previsto para Abril/2019.  O valor da bolsa é de R$ 7.373,10, com duração de 12 meses e possibilidade de extensão por mais 12 meses. O candidato/candidata selecionado ficará sediado na unidade do INPE de São José dos Campos, mas estão previstas diversas atividades de campo na área de atuação do projeto.

Habilidades e competências desejadas:

  • Doutorado em áreas correlatas às Ciências Naturais (Biologia, Ecologia, Agronomia, Engenharia Ambiental, Ciência do Sistema Terrestre, etc.);
  • Área de especialização: Ecologia e Ecofisiologia Vegetal;
  • Experiência em atividades de campo e laboratório em estudos do sistema solo-planta-atmosfera, em particular em regiões semi-áridas;
  • Habilidade de escrita e síntese em inglês, habilidades efetivas de comunicação oral e de trabalhar bem em um ambiente de equipe colaborativa;
  • Disponibilidade para viagens e campanhas de campo na área de atuação do projeto;
  • Desejável conhecimento em R e/ou Sensoriamento Remoto.
Os interessados nessa vaga devem enviar CV e carta de intenção, até a data limite de 28/02/2019,  para
laura.borma
, abordando as principais linhas de atuação e interesses relativos às pesquisas propostas nesta vaga.

Oportunidade de Bolsas de Doutorado-Direto (FAPESP) em Eletroquímica Ambiental [+]

Resumo

A equipe de pesquisadores do Projeto Temático – FAPESP intitulado “Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica” (Processo 2017/10118-0) está oferecendo 4 (quatro) bolsas de Doutorado-Direto da FAPESP.

Neste projeto de pesquisa pretende-se desenvolver, avaliar e aplicar novos materiais em processos eletroquímicos (e associados) para a degradação eletroquímica de compostos com atividade de interferência endócrina (interferentes endócrinos), avaliando-se a eficiência desses processos e a identificação de subprodutos de degradação. Além disso, o projeto prevê o desenvolvimento de sensores eletroquímicos de análise para este tipo de composto e a divulgação científica dos conhecimentos produzidos tanto no meio científico quanto para a sociedade em geral, com atenção especial para alunos de escolas públicas.

Orientação Geral

As bolsas de doutorado-direto destinam-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado de São Paulo, sem o título de mestre, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese.

Tendo em vista que as bolsas de pós-graduação visam principalmente a formação de novos quadros para o sistema de pesquisa do Estado, a FAPESP, na análise das solicitações de bolsa de doutorado direto, prioriza candidato que tenha recém-concluído a graduação, dentro do prazo normal de sua duração com excelente histórico escolar e, preferencialmente, estágio bem sucedido de iniciação científica.

Referência: http://www.fapesp.br/bolsas/dd

São 4 (quatro) bolsas de doutorado-direto vinculadas ao Projeto Temático, sendo oferecida uma (1) bolsa em cada um dos seguintes temas:

Tema I

Desenvolvimento de novos materiais eletrocalisadores para a aplicação em Processos Eletroquímicos Oxidativos Avançados (PEOA) de degradação de compostos orgânicos com atividade de interferência endócrina. Orientador: Prof. Dr. Marcos R. V. Lanza Instituição: Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP Local: São Carlos / SP

Tema II

Avaliação e aplicação de eletrodos de misturas de óxidos e de diamante dopado com boro para a degradação de compostos orgânicos com atividade de interferência endócrina.
Orientador: Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo

Instituição: Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP
Local: São Carlos / SP

Tema III

Síntese, avaliação e aplicação de eletrodos de filmes de diamante dopados com boro para a degradação de compostos orgânicos com atividade de interferência endócrina.
Orientadora: Profa. Dra. Neidenei Gomes Ferreira
Instituição: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) do MCTI

Local: São José dos Campos / SP

Tema IV

Preparação, caracterização e utilização de eletrodos a base de carbono modificado com materiais avançados para a geração eletroquímica de H2O2 a partir da reação de redução de oxigênio e a sua aplicação na degradação de interferentes endócrinos.
Orientador: Prof. Dr. Mauro Coelho dos Santos
Instituição: Universidade Federal do ABC (UFABC)
Local: Santo André / SP

Inscrições

Os(as) candidatos(as) deverão entrar em contato diretamente o pesquisador responsável por um dos temas apresentados até o dia 05/12/2018 declarando o interesse na vaga e enviando os documentos requeridos:

TEMA I

Prof. Dr. Marcos R. V. Lanza (marcoslanza@usp.br):

1) Histórico Escolar completo de graduação;
2) Currículo Vitae (ou link para o Currículo Lattes do CNPq);
3) Nome e e-mail de 3 (três) docentes que possam fornecer referências sobre o(a) candidato(a);
4) Preencher o formulário disponível no link https://drive.google.com/open?id=1_sGk8bgWPtMgC-pVSRe8psNY9eHbz5Wr, devendo o(a) candidato(a) perfazer no mínimo 10 pontos para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Química do IQSC/USP.

Observações:

a) Na modalidade Doutorado-Direto, com bolsa FAPESP e perfazendo no mínimo 10 pontos, o(a) candidato(a) será aceito(a) no Programa de Pós-Graduação em Química do IQSC/USP.
b) O(a) candidato(a) passará à condição de bolsista após sua indicação aceita pela FAPESP.

Maiores informações poderão ser obtidas no site do Serviço de Pós-Graduação do IQSC: http://spgr.iqsc.usp.br

TEMA II

Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo (artur@iqsc.usp.br"):

1) Histórico Escolar completo de graduação;
2) Currículo Vitae (ou link para o Currículo Lattes do CNPq);
3) Nome e e-mail de 3 (três) docentes que possam fornecer referências sobre o(a) candidato(a);
4) Preencher o formulário disponível no link https://drive.google.com/open?id=1_sGk8bgWPtMgC-pVSRe8psNY9eHbz5Wr, devendo o(a) candidato(a) perfazer no mínimo 10 pontos para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Química do IQSC/USP.

Observações:

a) Na modalidade Doutorado-Direto, com bolsa FAPESP e perfazendo no mínimo 10 pontos, o(a) candidato(a) será aceito(a) no Programa de Pós-Graduação em Química do IQSC/USP.
b) O(a) candidato(a) passará à condição de bolsista após sua indicação aceita pela FAPESP.

Maiores informações poderão ser obtidas no site do Serviço de Pós-Graduação do IQSC: http://spgr.iqsc.usp.br

TEMA III

Profa. Dra. Neidenei Gomes Ferreira (neidenei.ferreira@inpe.br):

1) Histórico Escolar completo de graduação;
2) Currículo Vitae (ou link para o Currículo Lattes do CNPq);
3) Nome e e-mail de 3 (três) docentes que possam fornecer referências sobre o(a) candidato(a);
4) O primeiro passo para a inscrição é realizar um cadastro no site do INPE. Para isso, basta acessar o link "Inscrição para Pós-Graduação" disponível http://www3.inpe.br/pos_graduacao/. Escolher o curso de Engenharia e Tecnologia Espaciais com área de concentração em Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores (ETE/CMS);

Observações:

a) Na modalidade Doutorado-Direto, com bolsa FAPESP e (a) candidato(a) será aceito(a) após análise e decisão do conselho geral do curso, no Programa de Pós-Graduação em ETE/CMS;
b) O(a) candidato(a) passará à condição de bolsista após sua indicação aceita pela FAPESP. De acordo com o item V, artigo 12 do Regimento ETE/CMS, os alunos aceitos para Doutorado Direto deverão obter 48 créditos, no mínimo, de acordo com os itens II, III e IV. http://www3.inpe.br/pos_graduacao/cursos/ete/arquivos/regimento_cms_2018.pdf.

Maiores informações poderão ser obtidas no site do Serviço de Pós-Graduação do INPE: http://www3.inpe.br/pos_graduacao/

TEMA IV

Prof. Dr. Mauro Coelho dos Santos (drmcsa@gmail.com):

1) Histórico Escolar completo de graduação;
2) Currículo Vitae (ou link para o Currículo Lattes do CNPq);
3) Nome e e-mail de 3 (três) docentes que possam fornecer referências sobre o(a) candidato(a);

Observações:

a) Depois de aprovado o candidato e tendo sua bolsa aceita pela Fapesp, o mesmo passará pelos trâmites legais do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia / Química - UFABC para ser aluno regularmente matriculado.
b) O(a) candidato(a) passará à condição de bolsista após sua indicação aceita pela FAPESP.

Bolsa PCI-DB [+]

O INPE através do programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial está com uma vaga aberta para Bolsista PCI-DB, no valor de R$ 4.160,00. O local de trabalho é no INPE/SJC com carga horária de 40h semanais.

Necessário ter diploma universitário, + dois anos experiencia, ou mestrado em área correlata (computação). A bolsa TT4 da FAPESP oferece R$ 3000,00 para 40h de serviço. Porém é negociável na proporção, exemplo R$ 1500,00 para 20 horas.

Pré-requisitos:

  • Ter no mínimo 6 anos de graduação;
  • Não estar cursando mestrado ou doutorado;
  • Conhecimentos em: Python, Django, Java, Servidores Jboss, JSF, Javascript, WebServices, TDD, GIT, Scrum e Postgres.
Contato:
debora.azevedo
/
ivan.barbosa


Bolsa FAPESP [+]

Bolsista para trabalhar por 1 ano no software do radiotelescópio LLAMA, na parte de controle de movimento da antena, controle dos instrumentos, aquisição e armazenamento de dados. O local de trabalho pode ser no INPE/SJC ou na USP.

Necessário ter diploma universitário, + dois anos experiencia, ou mestrado em área correlata (computação). A bolsa TT4 da FAPESP oferece R$ 3000,00 para 40h de serviço. Porém é negociável na proporção, exemplo R$ 1500,00 para 20 horas.

Pré-requisitos (negociável):

  • Linguagens: C++, Java e Python
  • Adicional: Corba (C*ommon O*bject R*equest B*roker *A*rchitecture)
  • Facilidade de comunicação em inglês (Vídeo conferência com pessoas de outros países)
Contato:
cesar.strauss
/
cestrauss@gmail.com


Oportunidade para bolsista PCI: (R$2.860,00) [+]

PROJETO: LEONA: Rede Colaborativa na América Latina para a Investigação de Eventos Luminosos Transientes e Emissões de Alta Energia de Tempestades.

ESCOPO: Desenvolver novas funcionalidades para os hardwares e softwares das estações de observação remota de Eventos Luminosos Transientes – ELTs para a rede LEONA, montar e instalar novas estações. As estações são formadas por câmeras, computadores e hardware de controle, a serem operados remotamente. Inclui o desenvolvimento de firmware para aquisição manual e automática de dados com as câmeras CCDs.

PERFIL PROFISSIONAL:

Necessário: Graduação completa em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Automação, Computação ou formação equivalente.

Desejável: Conhecimento e experiência em confecção de hardware de controle de automação, experiência com Arduino. Experiência em programação, linguagens: Phyton, C, C++, Java, HTML, Github. Conhecimento de inglês intermediário, com boa leitura, é um diferencial. Bom conhecimento de câmeras CCD, em especial de alta velocidade é um diferencial bastante desejado.

CONDIÇÕES PARA SER ELEGÍVEL: a) Ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq, corroborando o tempo de experiência após ter concluído graduação; b) Não ter sido bolsista do CNPq por mais de 12 meses.

REMUNERAÇÃO LÍQUIDA MENSAL: R$2.860,00

LOCAL DE TRABALHO: Grupo ACATMOS, Divisão de Aeronomia do INPE, São José dos Campos, SP. http://www.dae.inpe.br/acatmos/

ENTREVISTA: Os candidatos devem enviar o currículo por email para o contato abaixo. As entrevistas serão realizadas dia 16/10/2018.

ENTREVISTA: Enviar currículo por email para Dra. Eliah São Sabbas:
eliahfer.saosabbas
.



Processo de seleção para bolsa PCI/CNPq (R$2.860,00)[+]
PROJETO: LEONA - Rede Colaborativa na América Latina para a Investigação de Eventos Luminosos Transientes e Emissões de Alta Energia de Tempestades.

A LEONA atualmente possui 4 estações de observação remota de Eventos Luminosos Transientes – ELTs em diferentes localidades do Brasil. As estações são formadas por câmeras, computadores e hardware de controle, a serem operados remotamente utilizando um sistema de softwares desenvolvido no INPE. Uma das estações possui um detector de nêutrons para a investigação das Emissões de Alta Energia de Tempestades – EAETs.

ESCOPO: O trabalho visa à realização de observações remotas com a LEONA e a criação de novas funcionalidades no sistema de softwares para recuperar informações armazenadas no seu banco de dados. A partir dessas novas funcionalidades, será possível navegar nas imagens capturadas juntamente com outros dados auxiliares importantes para o estudo científico das observações. Outros objetivos serão a integração do detector de nêutrons da rede ao sistema, e desenvolver um software que faça a identificação e classificação dos ELTs observados, de modo a selecionar imagens relevantes capturadas no período da observação.

PERFIL PROFISSIONAL: Nível superior em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia da Informação (TI) ou área afim, com 2 anos de experiência após a graduação, ou título de mestrado na área de TI ou área afim. Desejável conhecimento das linguagens e tecnologias: Java, JavaScript, Html, AngularJS, C, C++, Matlab, Fortran, Bash script, Phyton. Conhecimento de inglês intermediário, com boa leitura, é um diferencial.

CONDIÇÕES PARA SER ELEGÍVEL: a) Ter currículo atualizado na Plataforma Lattes, corroborando o tempo de experiência após ter concluído graduação; b) Não ter sido bolsista do CNPq por mais de 12 meses.

REMUNERAÇÃO LÍQUIDA MENSAL: R$2.860,00.

LOCAL DE TRABALHO: Grupo ACATMOS, Divisão de Aeronomia do INPE, São José dos Campos, SP.
http://www.dae.inpe.br/acatmos/

CONTATO: Dra. Eliah São Sabbas,
eliahfer.saosabbas


Oportunidade de bolsa para desenvolvimento de computador de bordo [+]
Engenheiro Eletroeletrônico ou de Computação ou Tecnólogo em Computação com 6 anos de experiência após formado ou com mestrado há mais de 2 anos para trabalhar em desenvolvimento de computador de bordo. Desejável conhecimento de hardware, linguagem VHDL, programação de FPGAs e computadores RISC.

Informações e envio de currículos:
silvio.manea


Oportunidade de bolsa CNPq PCI DB[+]
Desenvolvimento de Sistemas Digitais

Oportunidade de uma bolsa para atuação no desenvolvimento de sistemas digitais, na Divisão de Eletrônica Aeroespacial do INPE, em São José dos Campos - SP.

O profissional irá atuar no Grupo de Supervisão de Bordo de satélites, no desenvolvimento de um controlador de memória de massa, para uso em computadores de gerenciamento de bordo.

A bolsa é do Programa de Capacitação Institucional do CNPq, modalidade desenvolvimento, nível B (valor mensal de R$4160,00).

O período inicial é de 4 meses (Setembro a Dezembro de 2018), com possibilidade de extensão por até 36 meses.

Carga horária de 40 horas semanais.

Requisitos:

- graduação em engenharia elétrica, eletrônica ou afim;
- experiência com VHDL e FPGA.

Critério de enquadramento do CNPq, para esse nível de bolsa:

- 6 (seis) anos de experiência após a obtenção do diploma de nível superior; ou com título de doutor; ou ainda, com grau de mestre há, no mínimo, 2 (dois) anos.

Os candidatos deverão enviar currículo para
fabio.armelin
até 16/07/2018.




Oportunidade de bolsa PCI-DD (R$ 2.860,00) [+]

Perfil: Profissional com diploma de nível superior em Ciências da Computação, Engenharia de Computação, Análise e Sistemas ou Sistemas de Informação; ou técnico de nível médio com diploma de Escola Técnica reconhecida pelo MEC e, no mínimo, 2 (dois) anos de experiência profissional em programação em C, C++, comunicação digital e testes de software.

Início: 01/09/2018
Fim: 31/12/2018 (há possibilidade de prorrogação)

Atividades:

(i) o estudo da documentação de satélite, de seus subsistemas, equipamentos e documentação da infraestrutura de simulação; (ii) as especificações do midleware de interface entre o computador de bordo e subsistemas; (iii) a geração dos códigos de implementação das especificações; (iv) configuração do ambiente de desenvolvimento; (v) a especificação e execução de testes de V&V que contemplem as especificações de projeto.

Descrição do Projeto:

Este projeto faz parte das atividades do Simulador do Satélite Amazonia-1 em desenvolvimento na Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE). Este simulador conta com uma infraestrutura de software já desenvolvida no projeto do simulador SIMCBERS4. Para o simulador do Amazonia 1 irá se desenvolver novas interfaces com um emulador de um computador de bordo e com o software de solo (controle do satélite). Com isso, iremos ter um simulador mais fiel que no caso do projeto anterior do SIMCBERS4. A tarefa do bolsista será a de entender, especificar, fazer os códigos do "midleware" de interface entre o emulador e os modelos de subsistemas e validar o simulador do Amazonia-1.

Os candidatos deverão enviar currículo para:

marcio.branco
e
leandro.hoffmann


Prazo para envio de currículos: Até o dia 17/07/2018




Chamada Bolsa Pós-Doc - Anúncio e Critérios para PNPD na área CSE/PG-ETE[+]
Oportunidade de bolsa FAPESP de pós-doutorado em modelagem de emissões na Amazônia[+]
English version

O laboratório de Ecossistemas Tropicais e Ciências Ambientais (TREES) da Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está oferecendo uma oportunidade de bolsa de Pós-doutorado para atuar no projeto “Modelagem decenal das emissões brutas de carbono derivadas de incêndios florestais na Amazônia”. A data limite para as inscrições é 31 de maio de 2018.

A bolsa é parte do Projeto Temático 2016/02018-2 intitulado "Interannual variation of Amazon Basin greenhouse gases balance and their controls in a warming and increasingly variable climate - CARBAM - The Amazon Carbon Balance Long-term Study", orientado pelo Pesquisador Principal do Projeto Dr. Luiz Aragão do INPE. O candidato selecionado irá integrar a equipe de projeto que investiga as consequências e efeitos das mudanças climáticas e impactos humanos no equilíbrio de gases de efeito estufa na bacia amazônica. O objetivo do projeto de pós-doutorado, dentro do projeto temático, é responder duas perguntas: (1) quais são as principais fontes (tipos de cobertura de terra) das emissões de fogo? (2) são essas emissões um resultado de incêndios da vegetação de pastagem com rápida ciclagem, com menor impacto sobre a acumulação de CO2 atmosférico global, ou estão estas relacionadas a vegetação florestal, com impacto potencialmente elevado sobre a acumulação do CO2 atmosférico? Para responder estas perguntas, o objetivo geral é quantificar sistematicamente as emissões anuais brutas de carbono das florestas afetadas por incêndios na escala do Bioma Amazônia e atribuir sua contribuição relativa baseado nas potenciais fontes de emissão de CO2 por incêndios. Este projeto é uma parte do programa temático para determinar o equilíbrio de gases de efeito de estufa, iniciado em 2010, que, até 2020, completará uma década de dados atmosféricos capazes de fornecer informações exclusivas para entender melhor o papel da Amazônia no balanço de carbono global e como a Amazônia está mudando com as variações de clima e de mudança de uso do solo.

Candidatos devem ter obtido o seu título de Doutor nos dos últimos 7 (sete) anos, no Brasil ou no exterior. O candidato deve ser fluente em inglês ou português e ter uma excelente compreensão do funcionamento de ecossistemas florestais, especialmente o ciclo C e habilidades em sistemas de informações geográficas, processamento de imagem e programação computacional como ferramenta para quantificação das emissões brutos de C por incêndios na Amazônia. O candidato deverá dominar a análise e visualização de dados científicos usando software ou linguagens computacionais como ARCGIS, QGIS, ENVI, Rstudio, PHYTON, IDL que permitirá o desenvolvimento bem-sucedido do trabalho. Experiência anterior em estudos amazônicos, experiência com trabalho de campo, modelagem de emissões de fogo e vontade de aprender Português é desejável.

O bolsista de pós-doutorado irá desenvolver suas atividades de pesquisa no laboratório de árvores no DSR, INPE, são José dos Campos, Brasil.

Atividades a serem desenvolvidas pelo companheiro envolvem a (1) criação de mapas wall-to-wall de áreas queimadas no final da estação seca, usando um modelo linear de mistura espectral aplicado a imagens de reflectância de superfície do sensor MODIS; (2) a integração de dados de uso da terra com áreas queimadas usando as saídas de projeto TERRACLASS, do INPE e separar as diferentes fontes de fogo; (3) melhoria da estrutura computacional (IDL ou tradução para outra linguagem) do modelo de emissões para incluir dados de perda de biomassa a longo prazo de áreas florestais, com base em levantamentos de campo (pode envolver pesquisas de campo em áreas remotas da Amazônia); (4) estimativa das emissões de carbono, baseado no modelo FATE ajustado com relações empíricas para perdas de biomassa durante o fogo por tipos de uso de terra para todo o período estudado; (5) divulgação dos resultados, através de palestras públicas, conferências internacionais e artigos científicos. O candidato terá a oportunidade de supervisionar acadêmicos de pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado.

Estas estimativas serão alinhadas com as análises de fluxo baseadas em perfis atmosféricos propostas no projeto Temático. Os resultados finais do modelo serão então usados para a comparação com os dados de perfis medidos por aeronaves.

Os candidatos devem enviar e-mail com o título "Pos-Doc CO2 FAPESP TREES" para
luiz.aragao
com cópia para
luciana.gatti
, anexando os seguintes arquivos:

  1. carta de apresentação descrevendo sua motivação para participar deste projeto;
  2. Curriculum Vitae;
  3. Carta descrevendo a sua formação profissional e experiência com o funcionamento de ecossistemas florestais, especialmente o ciclo de C, sistemas de informações geográficas, processamento de imagem e programação computacional como ferramentas para quantificar as emissões brutas de C por incêndios na Amazônia;
  4. Fornecer 3 nomes de referência profissional que possam ser contatados pela Comissão Julgadora.

A oportunidade está aberta para candidatos internacionais e brasileiros. O candidato selecionado será agraciado com uma bolsa Fapesp de Pós-doutorado. O salário corresponde a R$ 7.174,80 por mês, além de um adicional de 15% desse valor como reserva técnica, que pode ser usado para as despesas com as atividades do projeto. Na concessão inicial, a duração das bolsas pode ser de até 24 meses. Pode haver renovação para mais dois períodos de 12 meses cada, totalizando um máximo de 48 meses. Mais informações em www.fapesp.br/bolsas/pd#2.2 e http://www.fapesp.br/5389.