Você está aqui: INPE / Gestão / Anúncios e Oportunidades / Bolsas / Outros

Bolsas / Outros

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Mai 27, 2020 17h02

Confira as Vagas Abertas

Chamada CNPq Nº 02/2020 - Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT [+]

Valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação cientifica dos resultados de seus trabalhos. Além disto, é necessário que atuem em áreas temáticas de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora coerentes com sua produção.

Cronograma:

  • Prazo para impugnação da Chamada 25/05/2020
  • Data limite para submissão das propostas 31/07/2020
  • Julgamento pelo Comitê de Mérito Técnico-científico 09 a 13/11/2020
  • Divulgação do resultado preliminar do julgamento no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 07/12/2020
  • Prazo final para interposição de recurso administrativo 17/12/2020
  • Divulgação da decisão no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet 19/02/2021

Chamada CNPq Nº 02/2020 - Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT

Inscrições:

  • 14/05/2020 a 31/07/2020


Oportunidade de Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico [+]

Modalidade: DTI-A / CNPq (Valor = R$ 4.000,00)
Duração: 36 meses
Início Previsto: 01/06/2020
Carga Horária: 40 horas semanais

Responsável: Dr. Kleber Pinheiro Naccarato (
kleber.naccarato
)


Área: Eletricidade Atmosférica / Ciência do Sistema Terrestre

Projeto: Estudo do impacto da ação humana sobre a severidade das tempestades a partir de dados de descargas atmosféricas corrigidos por modelos matemáticos

Breve Descrição: O trabalho consiste em utilizar dados estatísticos enviados pelos sensores às centrais de processamento como entrada para modelos matemáticos que estimam a eficiência de detecção e precisão de localização das redes monitoramento. Os resultados desses modelos são utilizados para corrigir os dados de descargas atmosféricas que serão então aplicados nos estudos do efeito da urbanização sobre a ocorrência de tempestades. Estes estudos são fundamentais para se entender a ação do homem sobre o clima e como as mudanças climáticas podem afetar o comportamento das tempestades a longo prazo. Com isso, será possível: (1) avançar no conhecimento do efeito antropogênico sobre a formação e eletrificação das tempestades, o que inclui estudos de grandes centros urbanos e de queimadas de biomassa; (2) entender como as mudanças ambientais afetam (ou podem afetar) a formação e o regime das tempestades e, consequentemente, das descargas atmosféricas em mais longo prazo, particularmente nos ambientes urbanos. As principais questões em aberto são: A quantidade de descargas atmosféricas vai aumentar nas cidades? As tempestades se tornarão mais numerosas ou mais severas ou ambas?

Requisitos do Candidato: Graduação concluída em pelo menos um dos seguintes cursos: engenharia de computação, ciência da computação, computação científica, sistemas de informação ou análise de sistemas. Experiência de, no mínimo, 5 anos na área de formação (válido o tempo de pós-graduação desde que tenham sido adquiridos os conhecimentos mínimos).

Conhecimentos Mínimos:

  • Língua estrangeira: Inglês, nível intermediário/avançado (leitura e escrita).
  • Algoritmos e técnicas de programação e utilização de linguagens de programação orientada a objetos, especialmente Python, PHP, C++;
  • Banco de dados, especialmente postgreSQL;
  • Sistemas de informações geográficas (SIG), em particular QGis.

Atividades Previstas:

  • Implementação de modelos matemáticos para estimar a eficiência de detecção (ED) e precisão de localização (PL) das redes de monitoramento
  • Gerar bases de ED e PL para correção dos dados históricos de descargas atmosféricas
  • Determinar as densidades de descargas atmosféricas a partir dos dados corrigidos na forma de pontos de grade com determinadas resoluções espaciais e temporais que possibilitam responder as questões do projeto.

Inscrições:

Enviar link do CV Lattes atualizado e descritivo da experiência profissional dos últimos 5 anos (1 página) por e-mail até 29/05/2020.



Edital de seleção de bolsa Programa FAPESP/Projeto temático 2016/02018-2 [+]

O Centro de Ciência do Sistema Terrestre, localizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos – SP, torna pública a seleção de duas bolsas para trabalhar no projeto “Variação Interanual do Balanço de Gases de Efeito Estufa na Bacia Amazônica e seus controles em um mundo sob aquecimento e mudanças climáticas – Carbam – Estudo de Longo termo do Balanço do Carbono da Amazônia”. São duas bolsas disponíveis, uma bolsa de Treinamento Técnico 3 (TT-3) e uma outra de Jornalismo Científico JC-2.

Nossa pesquisa cientifica tem como tema "O Balanço de Carbono na Amazonia e o efeito das variáveis climáticas e ações humanas sobre este Balanço. Nosso estudo comecou em 2010 e vai ate 2021. Serão 12 anos de balanço pela primeira vez medidos na Amazonia e esta serie de longo tempo nos permite entender qual o efeito sobre o balanço dos fatores: aumento da temperatura, redução da precipitação, desmatamento, degradação e queimadas.

Este é um projeto de grande interesse internacional e termos muitas divulgações nacionais e internacionais, alem de queremos uma home page que divulgue nossos resultados e disponibilize os dados para outros grupos poderem utilizar. como exemplo coloco uma materia que foi ao ar na BBC na semana passada com nossos achados sobre a Amazonia.

Here is the tv piece which aired on Tuesday in the UK

It also led the Weekend version of our programme which runs on BBC World this weekend. (Repeated 4 times)

There was also an article on the front page of the BBC website which got a large number of views

Vejam os detalhes nos Editais anexos:

  1. Edital de Seleção de Bolsa TT-3
  2. Edital de Seleção de Bolsa de Jornalismo Científico 2