>
PROGRAMAS
CBERS

O programa CBERS (China Brasil Earth Resources Satellite), desenvolvido em parceria com a República Popular da China, consiste em uma série de satélites de sensoriamento remoto, dotados de câmeras para captura de imagens da superfície terrestre e de transponders para o sistema de coleta de dados.

Plataforma Multi-Missão

A Plataforma Multimissão (PMM) do INPE é um conceito moderno em termos de arquitetura de satélites. Consiste em reunir em uma plataforma todos os equipamentos que desempenham funções necessárias à sobrevivência de um satélite independente do tipo de órbita ou de apontamento.

Satélites Científicos

O programa de satélites cientificos é constituído pelo desenvolvimento de pequenos satélites com experimentos embarcados, voltados à investigação de fenômenos atmosféricos e do espaço exterior. Atualmente, está em desenvolvimento o satélite Lattes-1, baseado na Plataforma Multimissão (PMM). Este satélite leva a bordo sensores destinados a duas missões distintas:

  • EQUARS: para o monitoramento global da atmosfera na região equatorial, enfatizando processos dinâmicos, fotoquímicos, e mecanismos de transporte de energia entre a baixa, média e alta atmosfera e ionosfera.
  • MIRAX:para estudar a região central do plano galáctico e seus objetos, como buracos negros e estrelas de nêutrons através de imageadores de raios-X.
SCD

Os satélites SCD1, SCD2 fazem parte da Missão de Coleta de Dados, que fornece ao país um sistema de coleta de dados ambientais baseado na utilização de satélites e plataformas de coleta de dados (PCDs) distribuídas pelo território nacional.

Pesquisa & Desenvolvimento

As atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) são uma das principais atividades geradoras de valor na ETE. Através de convênios e parcerias com instituições de financiamento, governamentais e também com a indústria nacional, os projetos de pesquisa desenvolvidos na ETE colaboram efetivamente para o papel de excelência que o INPE vem desempenhando perante as comunidades científicas e tecnológicas, nacionais e internacionais, e a sociedade em geral.

rodapé
INPE