Você está aqui: INPE / ELAC 2019 / Minicursos

Minicursos

MC1 – Introdução à Data Science [+]
Instrutores: Dr. Rafael Duarte Coelho Dos Santos

E-mails:
rafael.santos


Resumo: Este minicurso tem por objetivo principal discutir e apresentar o conceito e propriedades da Ciência de Dados (Data Science), conhecido como o quarto paradigma da ciência, no qual a computação e sistemas de informação são peças fundamentais da teoria do conhecimento contemporânea. Aplicações do novo conceito em ciências espaciais e ambientais serão utilizados para destacar esse novo paradigma.

Material do Mini-Curso



MC2 – Novas Tendências no Desenvolvimento de Software Ágil [+]
Instrutores: Dr. Eduardo Martins Guerra

E-mail:
eduardo.guerra


Resumo: O Manifesto Ágil foi assinado em 2001 por diversas pessoas que acreditavam que havia uma forma melhor de se desenvolver software. Desde então, a abordagem ágil vem sendo cada vez mais utilizada em projetos de software por todo mundo. Em todo esse tempo, essa abordagem evoluiu e se tornou mais madura e técnicas inovadoras para o desenvolvimento de software vem sendo cada vez mais utilizadas. Esse minicurso irá fazer uma pequena introdução ao desenvolvimento ágil e em seguida irá abordar técnicas emergentes que vem ganhando espaço no ecossistema ágil, sendo elas: técnicas para arquitetura sustentável, software analytics e experimentação contínua.



MC3 – Introdução à Neurocomputação e Deep Learning [+]
Instrutores: Dra. Rosangela Saher Correa Cintra , Dr. Reinaldo Roberto Rosa e João Paulo Navarro (NVIDIA);

E-mails:
rosangela.cintra
,
reinaldo.rosa


Resumo: Este minicurso está dividido em duas partes. A Parte A tem por objetivos introduzir a teoria das Redes Neurais Artificiais, bem como a compreensão dos princípios da Neurocomputação e do conceito de aprendizagem neural; apresentar as principais arquiteturas de redes neurais artificiais e algoritmos de aprendizagem e exemplificar suas aplicações. A Parte B será um hans-on em Deep Learning utilizando recursos da NVIDIA. Serão abordados os seguintes tópicos nas aulas: Características Básicas de uma rede neural artificial: Aprendizado, Associação, Generalização e Robustez; Histórico; Estrutura do Neurônio Artificial; Estruturas de Interconexão; Algoritmos de Aprendizado: Supervisionado e Não-Supervisionado; o perceptron, a regra delta para redes perceptron multicamadas, redes de funções de base radial, redes de Kohonen, mapas auto organizáveis, soluções para aprendizagem de máquina e Deep Learning.

Material do Mini-Curso



MC4 – Métodos Computacionais em Problemas Inversos na Pesquisa Espacial [+]
Instrutores: Dr. Haroldo Fraga De Campos Velho

E-mail:
haroldo.camposvelho


Resumo: Este Minicurso apresenta uma introdução sucinta aos problemas inversos. Primeiramente, conceito e classificação de problemas inversos são descritos, para então serem discutidas a técnica de regularização (alguns operadores são apresentados, bem como técnicas de solução de otimização), técnica variacional e redes neurais artificiais. Exemplos de problemas inversos em várias áreas da pesquisa espacial são apresentados e discutidos: ciência espacial (mapas de radiação cósmica de fundo, geofísica espacial), engenharia espacial (detecção de danos em estruturas aeroespaciais, projeto ótimo de radiadores espaciais), oceanografia (propriedade óticas de oceanos), meteorologia (temperatura e umidade atmosféricas a partir de dados de satélites).

Material do Mini-Curso



MC5 – Análise Computacional de Sistemas Complexos: Exogenia e Eventos Extremos [+]
Instrutores: Dr. Reinaldo Roberto Rosa

E-mail:
reinaldo.rosa


Resumo: Este minicurso abordará a análise de Eventos Extremos, observados na natureza, a partir da teoria de sistemas complexos da física estatística. Métodos da computação e da matemática aplicada serão apresentados para auxiliar no monitoramento e caracterização de regimes complexos a partir dos quais podem resultar transições de fase via um evento extremo. O conteúdo é descrito a seguir:

  • Aula 1: Endogenia, Exogenia e Eventos Extremos em Sistemas Complexos
  • Aula 2: Caracterização de Eventos Extremos a partir da Análise de Séries Temporais
  • Aula 3: Aplicações em Ciência Espaciais
  • Aula 4: Aplicações em Ciências Ambientais

Material do Mini-Curso



MC6 – Ciência e Tecnologia de Processos Aplicadas à Engenharia Simultânea de Sistemas [+]
Instrutores: Dr. Germano de Souza Kienbaum

Resumo: Este minicurso apresenta o estado-da-arte da pesquisa e aplicação em Ciência e Tecnologia de Processos (CTP), termo criado para designar, sob a forma de uma única disciplina, o desenvolvimento e aplicação de forma integrada de conhecimentos e técnicas provenientes das áreas de Engenharia de Sistemas, Gerência de Projetos, Modelagem e Simulação de Sistemas e Gestão por Processos de Negócios. O objetivo da CTP é a realização de estudos mais completos de modelos de processos para auxiliar na engenharia simultânea de sistemas, que compreende tanto os processos de desenvolvimento de complexos produtos e/ou serviços como os processos de gestão da organização produtora. Uma abordagem unificada/integrada para modelagem, simulação e gestão de processos aplicada ao ciclo de vida completo do desenvolvimento de modelos de processos discretos é apresentada, como parte de um Framework para condução de estudos de CTP, e suas potencialidades são demonstradas utilizando-se um estudo de caso real, os processos representativos dos serviços comerciais prestados pelo Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para seus clientes industriais externos.



MC7 – Introdução ao Processamento de Alto Desempenho [+]
Instrutor: Dr. Celso Luiz Mendes

E-mail:
celso.mendes


Resumo: Este minicurso abordará, de forma resumida, os aspectos mais relevantes da área de Processamento de Alto Desempenho (PAD). Após uma breve revisão histórica sobre a evolução da área nas últimas décadas, serão apresentadas as características mais importantes das máquinas de alto desempenho atuais, comumente chamadas de supercomputadores, bem como técnicas para sua efetiva utilização. Esta apresentação terá duas partes principais, relativas respectivamente à arquitetura e à programação destas máquinas. Na parte de arquitetura, serão mostradas as estruturas de hardware mais comuns empregadas nos supercomputadores, abrangendo, de uma forma geral, sistemas de memória compartilhada, memória distribuída, e aceleradores. Na parte de programação, serão cobertos os paradigmas mais utilizados para a construção de programas para estas arquiteturas, tais como threading e OpenMP, MPI, Cuda e outros. Ao final, serão indicadas tendências atuais para sistemas de alto desempenho esperados para a próxima década.



MC8 – Modelagem de Novos Motores para Propulsão Aeroespacial [+]
Instrutores: Dr. Jeronimo Dos Santos Travelho

E-mail:
jeronimo.travelho


Resumo: Este minicurso discutirá o papel da modelagem no desenvolvimento de novos motores para propulsão aeroespacial. O fenômeno da detonação será tratado em detalhe a partir do seguinte conteúdo:

  • Aula 1: Introdução ao fenômeno de propulsão
  • Aula 2: Detonação - conceito, modelagem analítica e verificação experimental
  • Aula 3: Modelagem Numérica
  • Aula 4: Pesquisa atual em Motores à detonação



Publicado Por: INPE
Última Modificação: Fev 20, 2019 11h57