XXII Curso do Uso Escolar de Sensoriamento Remoto no Estudo do Meio Ambiente
19 a 29 de Julho de 2021
Realização: Divisão de Observação da Terra e Geoinformática - DIOTG - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Local: On-Line
É essencial popularizar e difundir a tecnologia espacial para a sociedade e, em especial, difundir o sensoriamento remoto para que as futuras gerações se mantenham mais competitivas frente às inovações do mercado de trabalho, que exige cada vez mais indivíduos bem preparados e capazes de promover o desenvolvimento sustentável do país.
Objetivo: Disseminar a tecnologia espacial para os professores dos ensinos básico e estudantes de licenciatura visando seu uso como conteúdo e recurso didático na educação.
Público: Educadores do ensino básico e alunos dos cursos de licenciaturas das diversas áreas do conhecimento.
Carga Horária: 15 horas
Período: 19 a 29/07/2021
O curso será online e constituído de duas partes. A primeira parte, a ser realizada na primeira semana, abordará o conteúdo básico da formação, aquisição, interpretação de imagens de satélite e seu uso em sala de aula. Na segunda parte, a ser realizada na segunda semana, serão ministradas palestra com o estado da arte em temas relevantes do uso de imagens de satélites no estudo do meio ambiente. Com este conhecimento o educador estará apto a aplicar os conhecimentos adquiridos em sensoriamento remoto no desenvolvimento de projetos pedagógicos em sua unidade de ensino.
Vagas: 200
Inscrição: A candidatura à inscrição é realizada através da página de Inscrições desse site. As inscrições serão encerradas dia 08/07/2021 às 23h59.
Divulgação das inscrições aceitas: 10 de julho de 2021.
Ementa do Curso
1ª Semana:
1. Fundamentos de sensoriamento remoto
2. Satélites e sistemas sensores
3. Interpretação de imagem
4. Aplicações do sensoriamento remoto
5. Projetos Educacionais
2ª Parte:
Palestras com temas relevantes para a sociedade brasileira
1. Satélites e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil
2. Monitoramento de desmatamento da Amazônia e outros impactos na Floresta Amazônica
3. Sentidos Territoriais e a Necessidade de uma Cartografia do Invisível
4. Tecnologia Espacial na Previsão de Tempo
5. Desastres Naturais