Você está aqui: INPE / cubedesign / 2020 /

CubeDesign Virtual 2020

Online, Setembro a Dezembro de 2020


O CubeDesign

O CubeDesign é uma competição de desenvolvimento de pequenos satélites.

Percebendo a necessidade de uma aproximação com a sociedade, para ressaltar a importância das atividades espaciais, os docentes e alunos de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais criaram o CubeDesign. E assim, através da competição, os participantes, poderiam buscar as ferramentas necessárias para desenvolverem um satélite e buscar informações sobre a área espacial.

Se de um lado, o CubeDesign, a exemplo de outras competições de engenharia, estimula o desenvolvimento de habilidades profissionais essenciais, por outro lado, gera a curiosidade das pessoas na competição, atraindo cada vez mais público para conhecer um pouco mais sobre a importância da área espacial para a sociedade.

Essa iniciativa permite a aproximação entre os tradicionais atores do programa espacial com a nova geração, interessada no desenvolvimento de pequenos satélites.

Devido a pandemia de 2020, o 3º CubeDesign foi adiado para 2021. Então, em 2020 será realizada a primeira edição do CubeDesign Virtua.

Relevância

Todas as categorias do CubeDesign foram estabelecidas de modo a aproximar os competidores à área espacial espaciais.

Na competição virtual as categorias CubeSat e CanSat terão a oportunidade de desenvolver atividades de Modelagem e Simulação de Sistemas Espaciais, fundamentais para análise de uma missão espacial.

As atividades do CubeDesign Virtual 2020 estão distribuídas em 3 categorias.

  • CubeSat: destinada a alunos de graduação e pós-graduação;
  • CanSat: para alunos de ensino médio e graduação;
  • Mockup: para crianças até 15 anos;

As categorias DataScience e ArtSat não serão realizadas no 1º CubeDesign Virtual 2020. Entretanto, o CubeDesign está apoiando o 1º Wokshop de ArtSat do INPE.

FAQ

As dúvidas serão recebidas e respondidas através do site e respondidas no período. Assim, todas as equipes terão acesso às perguntas e respostas que surgirem, democratizando o acesso à informação.

Inscrições

No CubeDesign Virtual 2020, o número de vagas será limitado. Serão admitidas 20 equipes nas categorias CubeSat e CanSat, a serem preenchidas por ordem cronológica de inscrição.




Publicado Por: INPE
Última Modificação: Set 28, 2020 17h10