CubeSat
Na categoria CubeSat do CubeDesign Virtual 2020, as equipes terão a oportunidade de desenvolver atividades de Modelagem e Simulação de Sistemas Espaciais, fundamentais para análise de uma missão espacial.
A competição se estabelece em dois pilares de ensino: exposição de conteúdos teóricos e por ensino baseado em problemas (aqui chamados desafios).
Ao longo de duração de 3 meses, serão fornecidas rodadas entrelaçadas entre capacitação e desafios, correlacionadas a um tema de relevância para o projeto de um dispositivo espacial: engenharia de sistemas; subsistema de Controle e Determinação de Atitude; Subsistema de Suprimento de Energia; Subsistema de Telecomando e Telemetria; Subsistema de Computador de Bordo.
Podem participar desta categoria: alunos(as) matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação. As equipes participantes podem ser formadas por até 5 integrantes.
As equipes participantes serão pontuadas de acordo com sua performance em cada desafio.
**Serão 5 desafios realizados entre setembro e dezembro, sendo:
Desafio | Descrição | Regulamento |
---|---|---|
Req | Requisitos | https://drive.google.com/file/d/1n574YthPElCs7EpsSverdiPZqie36kZh/view?usp=sharing |
ADCS | Subsistema de Controle e Determinação de Atitude | https://drive.google.com/file/d/1iG6CCNyRA9-NSEYEf9qcWO3-VEtOfEwJ/view?usp=sharing |
EPS | Subsistema de Suprimento de Energia | https://drive.google.com/file/d/1hsr1xlkRI-8dqyxmfZLBeMiObx_elpZM/view |
TT&C | Subsistema de Rastreio, Telemetria e Comando | https://drive.google.com/file/d/1Ss2udeJuq9NjAff2p2ebKlmARJ9z9fdz/view?usp=sharing |
OBC | Subsistema do Computador de Bordo | https://drive.google.com/file/d/14cW0Zn8HTk5zE4XwbpS_QJlDqmU9vH_H/view?usp=sharing |