Você está aqui: INPE / cubedesign / 2018 /
Download do Folder CubeDesign

1º CubeDesign

São José dos Campos, 25 a 28 de Julho de 2018


Caso queira acompanhar as provas do CubeDesign, faça sua inscrição como observador do CubeDesign.


Tragam seus satélites e mostrem que são os melhores Engenheiros Espaciais!


O grupo de Capacitação Tecnológica em Engenharia Espacial - CTEE da Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espacial do INPE tem o prazer de convidar todos os alunos a participarem do 1º CubeDesign, primeira competição nacional de desenvolvimento de pequenos satélites a ser realizada no período de 25 a 28 de julho de 2018, nas dependências do INPE em São José dos Campos.

O CubeDesign é uma iniciativa para promover um ambiente de competição sadio entre as equipes de desenvolvimento de pequenos satélites, aproveitando para compartilhar experiências e promover a integração dos grupos de desenvolvimento. Esta edição contará com três categorias: CubeSat, CanSat e Mockups. A categoria CubeSat é direcionada ao público universitário e de institutos profissionais, as equipes passarão por um percurso que mimetizará condições de lançamento e funcionamento operacional. A categoria CanSat é direcionada ao ensino médio em diante, as equipes passarão por um percurso onde serão testados a integração e comunicação. A categoria de Mockups é direcionada ao ensino fundamental, as equipes deverão montar, no local, uma estrutura mimetizando satélites sorteados.

O CubeDesign é organizado pelo Curso de Pós-graduação da ETE, que possui 4 Áreas de Concentração: Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais - CSE, Combustão e Propulsão - PCP, Mecânica Espacial e Controle - CMC e Materiais e Sensores - CMS. Cada uma destas áreas de concentração, com suas respectivas linhas de pesquisa e desenvolvimento, abrange uma série de disciplinas que, juntas, complementam o conhecimento necessário para os estudos relacionados à Engenharia Espacial como um todo.




Publicado Por: INPE
Última Modificação: Fev 21, 2019 11h11