O objetivo deste projeto é se caracterizar os impactos do clima espacial na camada ionizada da nossa atmosfera, a ionosfera, e entender o seu papel nas variações climáticas atuais, através do estudo de seu acoplamento com as demais camadas da atmosfera. O acompanhamento do comportamento da ionosfera (80 a 1000 km) é feito através de várias técnicas de sondagens rádio realizadas na região da Península Antártica e sobre o território brasileiro.
A alteração das propriedades físico-químicas da ionosfera, produzidas pelas variações da radiação solar, tem apresentado uma relação próxima com o regime de ventos, a quantidade de radiação ultravioleta que atinge solo, bem como na cobertura de nuvens e precipitação de chuvas/neve. Portanto, sendo significativa nas variações climáticas que estão ocorrendo em nosso planeta.
O estudo da atmosfera nas regiões polares é especialmente importante, pois nessas regiões de altas latitudes os impactos do clima espacial são mais pronunciados. Nos pólos a configuração dipolar do campo magnético da Terra permite uma conexão direta da nossa atmosfera com o espaço vizinho, portanto tem uma influência mais acentuada das alterações do clima espacial.
O comportamento da ionosfera é monitorado através de:
- sondagens VLF feitas com receptores instalados na EACF e no Rádio Observatório do Itapetinga (ROI) em Atibaia. Os receptores detectam a amplitude e fase de ondas de rádio de freqüência muito baixa (VLF) que estão se propagando no guia de onda formado pela base da ionosfera e o solo, e que são transmitidas por estações da marinha dos EUA;
- sondagens GPS feitas com receptores de dupla freqüência instalados na EACF e pertencentes à Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC – IBGE) distribuídos pelo território brasileiro. O estado da ionosfera é monitorado através da determinação do conteúdo total de elétrons (CET - TEC) e de medidas de cintilação. A estação GPS na EACF integra a rede internacional que opera no continente Antártico dentro do ‘Action Group GPS Weather and Space Weather Forecast - GWSWF ’ do SCAR, onde participam 7 países (Itália, Brasil, Canadá, Polônia, África do Sul, Argentina e Reino Unido);
- sondagens com uma ionossonda CADI instalada na EACF;
- sondagens feitas com riômetros instalados na EACF e no ROI. Os sistemas integram a rede SARINET que cobre a América do Sul dentro de colaboração com a Universidade Takushoku do Japão, onde participam 4 países (Japão, Brasil, Chile e Argentina).
O comportamento do clima espacial é monitorado através do:
- comportamento do fluxo de raios cósmicos detectados na região da Anomalia do Atlântico Sul com o experimento CARPET instalado no Complexo Astronômico El Leoncito (CASLEO) nos Andes Argentinos;
- monitoramento da atividade do Sol através da sua emissão rádio detectada por telescópios instalados no ROI e no CASLEO.
O projeto é multidisciplinar envolvendo as áreas de: ciência da atmosfera, geociências e física solar. O projeto envolve a participação de várias instituições nacionais (INPE, UPM, PTR/USP e IBGE) e internacionais (LPI/Rússia, CASLEO/Argentina e STAR/EUA).
Responsável:
Dra. Emília Correia
Fone: +55 11 2114 8044
Fax: +55 11 3255 3123
E-mail: ecorreia@craam.mackenzie.br
Equipe:
Dra. Emília Correia - INPE/CRAAM
Dr. Jean-Pierre Raulin - CRAAM/UPM
Dr. Pierre Kaufmann - CRAAM/UPM
Dr. Fernando Bertoni – CRAAM/UPM
BSc. Maria Tereza Quevedo – INPE
Técnico Armando Tatumi Hadano - INPE
Técnico Yasushi Rubens Hadano - INPE
Técnico Robinson Falsarella - INPE
Técnico Edson Bortolossi – INPE
Técnico Francisco Mesquita de Paula – INPE
Técnico Avicena Filho - INPE
Colaboradores Brasileiros:
Dr. Edvaldo Simões da Fonseca Jr – PTR/USP
Dr. José Henrique Fernandez – CRN/INPE
Dr. Paulo Fagundes – UNIVAP
Dr. Mangalathayil Ali Abdu – INPE
Dr. Yogeshwar Sahai - UNIVAP
Dr. João Francisco Galera Monico – UNESP-São Carlos
Colaboradores Estrangeiros:
Dr. Vladimir Makmutov – Lebedev Physical Institute, Rússia
Dr. Yuri Stozhkov – Lebedev Physical Institute, Rússia
Dr. Hugo Levato – Complexo Atronomico El Leoncito (CASLEO), Argentina
Dr. Umran Inan – Stanford University, EUA
Dr. Kazuo Makita – Takushoku University, Japão
Dr. Mauricio Alfredo Gende – Universidade de La Plata, Argentina
Dr. Ricardo Alfredo Gil Hutton – CASLEO, Argentina
Dr. Walter Guevara-Day – CONIDA, Peru
Dra. Giorgiana di Franceschi – INGV, Itália
Estudantes:
Juliano Moro (mestrado 2011, INPE)
Rodney Vicente de Souza (mestrado 2009, CRAAM)
Jorge Enrique Samanes Cardenas (mestrando, PGEE Mackenzie)
Luis Olavo Fernandes (mestrando, UNICAMP)
Hernan Rivero Gavilan (doutorando, INPE)
Alexandre Rodel (graduando em Física, Mackenzie)
Giselle Barreto (graduando em Física, Mackenzie)
Maria Tereza Quevedo (graduando em Física, UFRJ)
Monitoramento da alta atmosfera na região Antártica e na América do Sul (GEOESPAÇO). Edital MCT/CNPq nº 23/2009 – PROANTAR (Processo nº 556872/2009 - 6).