Você está aqui: INPE / Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais / PAN / Instalações

Instalações

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Abr 03, 2018 14h07

A sede administrativa do Projeto Antártico (PAN) do INPE está localizada no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRCRS) do INPE.

O CRCRS está localizado em Santa Maria (RS), onde ocupa uma área de 1,2 ha no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O prédio tem cerca de 11,5 mil m2 e contém auditório, biblioteca, laboratórios e salas de reuniões, acomodando cerca de 200 pessoas ligadas ao próprio INPE ou a UFSM através de um acordo de parceria científica. O CRCRS mantém inúmeros projetos de pesquisa nas suas diversas áreas de atuação. Muitos projetos são realizados em colaboração com pesquisadores da UFSM lotados no CRCRS. Daqueles ligados ao PAN, destacam-se o grupo de meteorologia da UFSM que atua em colaboração nos projetos do INPE da área de oceanografia, meteorologia e interação oceano-atmosfera no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Apesar da sede do PAN ser no CRCRS, muitos projetos tem origem e execução em outros setores dentro do instituto, como o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a Coordenação-Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CGCEA), a Coordenação-Geral de Observação da Terra (CGOBT) e o Centro Regional do Nordeste (CRCRN).

Todos esses setores do INPE desenvolvem projetos de pesquisa em várias áreas do conhecimento ligadas a questões climáticas, atmosféricas e oceânicas visando o conhecimento científico sobre a Antártica e suas conexões com a América do Sul e planeta.