Fale Conosco
:: Tera-feira, 26 de Setembro de 2017
A A A











Valid XHTML 1.0 Strict  CSS vlido!

Institucional


Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais
CRS/INPE - MCT


O Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foi implantado em 1996 e hoje fortalecido pela poltica do Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT) de descentralizar as atividades do INPE, que atualmente conta outros Centros Regionais. O CRS est localizado em Santa Maria (RS) no Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O prdio tem aproximadamente 11.511 m2, distribudos em auditrio, biblioteca, laboratrios salas de pesquisadores, setor administrativo e salas de reunies. Circulam diariamente no prdio cerca de 210 pessoas ligadas ao prprio INPE, UFSM, e outras instituies por meio de Convnios e Acordos de Parcerias de colaborao Tcnico-Cientfica. Pesquisadores do CRS participam como orientadores de alunos da UFSM. Por meio do Programa Institucional de Iniciao Cientfica (PIBIC) o INPE mantm cerca de 30 alunos de iniciao cientfica no CRS. Muitos desses alunos futuramente ingressam na ps-graduao do INPE em sua sede em So Jos dos Campos.


Missão

Produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre oferecendo produtos e serviços em benefício da sociedade e da Região Sul do Brasil, Oceano Atlântico Sul e Antártica.


Visão

Ser referência nacional e internacional nas áreas espacial e do ambiente terrestre sobre a região sul do Brasil, Oceano Atlântico Sul e Antártica pela geração de conhecimento e pelo atendimento e antecipação de demandas de conhecimento e de qualidade de vida prioritariamente aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul.


Observatório Espacial do Sul - OES/CRS-INPE - MCT

É uma subunidade do CRS/INPE que, face a sua localização geográfica estratégica para a coletra de dados científicos tem como objetivo dar suporte para os programas de desenvolvimento científico e tecnológico de interesse do CRS/INPE.


Observatório Espacial do Sul em São Martinho da Serra, RS.


Competências e Áreas de Atuação do CRS-INPE

O CRS-INPE tem, entre outras, a competência de difundir as tecnologias espaciais na região sul do Brasil, nas áreas de: (1) Engenharias, Tecnologias e Informática; (2) Observação da Terra; (3) Clima e Tempo; (4) Ciências da Terra, do Sistema Solar e do espaço Exterior. O CRS também é sede do Projeto Antártico do INPE e do Campus Brasil do Centro Regional de Educação em Ciências e Tecnologias Espaciais para a América Latina e Caribe (CRECTEALC).


Convênios de Cooperação Técnica

O Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS-INPE) mantém Convênios e Parcerias de Cooperação Técnico-Científica com Universidades e Órgãos Públicos para o desenvolvimento de atividades conjuntas relacionadas à Missão do CRS.


INPE x UFSM

Com sete termos aditivos, nas diferentes áreas de conhecimento do CRS

INPE x Defesa Civil SCT/RS

na Área de geodesastres

INPE x UNIFRA

na Área de Engenharia Ambiental


Endereço:

Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – CRS/INPE-MCT
Campus da Universidade Federal de Santa Maria

Caixa Postal 5021
CEP 97105-970
Santa Maria – RS
Fone: +55(55)3301-2001
Fax: +55(55) 3301-2030
Site:
http://www.inpe.br/crs
Previsăo do Tempo
Cidademín.máx.
cond.

Links Relacionados