Previsão

Noticias

Ver todas notícias

Visita Técnica da Comitiva da Carta Internacional para Grandes Desastres-Charter

A responsável pelo Núcleo de Pesquisas e Aplicações de Geotecnologias para Desastres Naturais na Região Sul do Brasil e MERCOSUL-GEODESASTRES-SUL, Dra. Tania Maria Sausen, participou no período de 5 a 7 de março de 2012, da visita realizada pela Comitiva do Internatonal Charter-Carta Internacional para Grandes Desastres, ao INPE, com o intuito de conhecer os pesquisadores do Instituto que atuam no Charter bem como os projetos de satélites e as instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) e do Centro de Rastreio e Controle (CRC), em São José dos Campos, e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Centro de Dados de Sensoriamento Remoto (CDSR), em Cachoeira Paulista.

Membros da Comitiva da International Charter juntamente com pesquisadores do INPE em visita as instalações do Centro de Dados de Sensoriamento Remoto e da Divisão de Geração de Dados do INPE, em Cachoeira Paulista, SP.

Participaram desta comitiva especialista das agências espaciais européia, inglesa e canadense que representam esse consórcio de instituições para fornecimento de dados de satélites, gratuitamente, em situação de catástrofe.

O objetivo do International Charter é fornecer um sistema unificado de recepção e disseminação de dados de satélite para usuários autorizados em localidades que foram afetadas por grandes eventos de desastres. “Os dados devem ser distribuídos com o compromisso de ajudar a mitigar os efeitos que esses desastres naturais ou tecnológicos possam causar para a vida humana e em suas propriedades”, comenta Ivan Barbosa, chefe da Divisão de Geração de Imagens do INPE e coordenador das ações do Charter no Instituto O INPE é filiado ao International Charter “Space and Major Disasters” desde 2011.

No início de 2011, através da atuação do INPE no International Charter, o Brasil foi beneficiado com diversas imagens de satélites da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, sem que houvesse custos para o país na aquisição dessas imagens. No início deste ano o Brasil novamente acionou o Charter para dar apoio às áreas atingidas pelas inundações nos estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A Dra. Tania é Project Manager no Charter e nestas duas ocasiões o GEODESASTRES-SUL e seus pesquisadores tiveram importante participação gerando mapas emergenciais a partir de imagens LANDSAT/ETM, SPOT, RADARSAT, ENVISAT, GEOEYE, DMC e outras. Todas estas imagens foram coletadas e fornecidas gratuitamente pelas agências membros do Charter.

Desde 2000, quando foi criado, o International Charter beneficiou aproximadamente uma centena de países, em cerca de 300 episódios como terremotos, furacões, ciclones, inundações e incêndios, entre outros.

Além do Brasil, por meio do INPE, integram o International Charter para fornecimento de dados as agências espaciais do Canadá, França, Japão, Alemanha, Coréia do Sul, Argentina, China, Índia, Inglaterra e Estados Unidos.

Mais informações sobre a atuação do International Charter “Space and Major Disasters” no site http://www.disasterscharter.org/home

Data: 13/03/2012

Ver todas notícias

Fale Conosco