:: Quarta-feira, 10 de Abril de 2013
:: O Seu IP é 171.67.65.203
Copyright 2011 © INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Todos os direitos reservados.
Mapas de Declividade
A declividade é definida como a maior ou menor inclinação do relevo em relação ao horizonte, quanto maior a declividade de um relevo maior o seu potencial de escoamento superficial, com as águas apresentando maior velocidade e poder erosivo.
Em relevos com alta declividade, as águas das chuvas escoam mais rapidamente para os canais dos rios e estes por sua vez, tem maior poder de erosão e transporte, assim como de escoamento, nestes locais dificilmente ocorrem inundações.
Contrariamente, quanto menor a declividade menor o potencial de escoamento superficial e, conseqüentemente menor a capacidade de erosão dos rios e de escoamento, nestes locais a tendência é haver um acúmulo das águas e a deposição do material transportado pelos rios, o que facilita a ocorrência de inundações. Assim, em estudos de eventos de inundação, a declividade é um fator extremamente importante.
Esquema do processo de escoamento superficial e infiltração da água no solo em função da declividade Fonte: Florenzano, 2008.
A legenda adotada para os mapas de declividade gerados pelo GEODESATSRES –SUL é proposta pela EMBRAPA (1999):