Você está aqui: INPE / Centro Regional do Nordeste / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Simpósio das Nações Unidas em Natal terá atividades com cubesats

por INPE
Publicado: Set 06, 2018
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 06 de setembro de 2018

Um workshop prático de desenvolvimento e operação de cubesats será realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nos dias 9 e 10 de setembro em Natal (RN). O evento é parte da programação do Simpósio ONU/Brasil em Tecnologia Espacial Básica - Criando Novas Oportunidades com Missões Espaciais de Pequenos Satélites.

O workshop será ministrado por Walter Abrahão e Lázaro Camargo, especialistas do INPE que desenvolveram kits com os subsistemas de um cubesat. Na oportunidade, também serão apresentadas as aplicações de cubesats em missões espaciais como a do projeto Raiosat, em desenvolvimento no INPE.

Na quarta-feira (05/09), a empresa Orbital Engenharia entregou ao INPE painéis solares de cubesats que farão parte dos kits e serão usados no workshop de cubesats em Natal.

Simpósio das Nações Unidas

O simpósio "Criando Novas Oportunidades com Missões Espaciais de Pequenos Satélites”, de 11 a 14 de setembro, será realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Com o objetivo de promover a tecnologia espacial básica com o uso de nanossatélites, o evento é uma iniciativa da UNOOSA (sigla para Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior) e conta com o apoio do INPE.

Entre as atividades do Centro Regional do Nordeste do INPE, em Natal, destaca-se a inovação tecnológica realizada em parceria com universidades no desenvolvimento de pequenos satélites, especialmente cubesats.

Mais informações:
http://www.unoosa.org/oosa/en/ourwork/psa/schedule/2018/symposium_brazil_bsti.html



Entrega dos painéis solares de cubesats ao INPE


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.