Fale Conosco
:: Domingo, 23 de Abril de 2017
English | Português
A A A









Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

DETER-B

Nos últimos anos, o padrão de áreas desmatadas na Amazônia vem sendo alterado, com redução da sua dimensão. Atualmente, a maior parte dos polígonos de desmatamento mapeado pelo PRODES possui área unitária menor que 25 hectares. O projeto DETER, que utiliza imagem MODIS com 250 metros de resolução espacial, não é capaz de detectar este padrão de desmatamento. Assim, para auxiliar no monitoramento deste novo padrão é necessário usar imagens de melhor resolução espacial, que permitam identificar desmatamentos menores que 25 hectares.

O projeto DETER-B surge para atender esta demanda, pois identifica e mapeia, em tempo quase real, desmatamentos e demais alterações na cobertura florestal com área mínima de 3ha. Para isto, são utilizadas imagens dos sensores WFI, do satélite CBERS-4 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) e AWiFS, do satélite IRS (Indian Remote Sensing Satellite), com 60 e 56 m de resolução espacial, respectivamente. Os dados são enviados diariamente ao IBAMA, mas atendem uma agenda para disponibilização ao público em geral (Tabela abaixo), conforme acordo de cooperação técnica (ACT N°24/2014). Estes dados são disponibilizados com dimensão mínima de 6,25 ha, obedecendo ao critério de comparação com os dados PRODES. A Nota técnica deste projeto pode ser acessada aqui.

Agenda para a disponibilização oficial dos dados DETER-B

Trimestre Divulgação de Relatórios
e Mapas em formato agregado
Divulgação do Mapa
de Alertas DETER
Ago-Set-Out Novembro Fevereiro
Nov-Dez-Jan Fevereiro Maio
Fev-Mar-Abr Maio Agosto
Mai-Jun-Jul Agosto Novembro


A identificação do padrão de alteração da cobertura florestal é feita por interpretação visual com base em cinco elementos principais (cor, tonalidade, textura, forma e contexto) e utiliza a técnica de Modelo Linear de Mistura Espectral (MLME), conjuntamente com sua imagem multiespectral em composição colorida para mapear as seguintes classes:

CLASSES - NÍVEL 1 CLASSES - NÍVEL 2
DESMATAMENTO
(ALERTAS)
Desmatamento com solo exposto
Desmatamento com vegetação
Mineração
DEGRADAÇÃO Degradação
Cicatriz de incêndio florestal
EXPLORAÇÃO MADEIREIRA Corte Seletivo Tipo 1 (Desordenado)
Corte Seletivo Tipo 2 (Geométrico)


A apresentação oficial do projeto pode ser acessada aqui.

A metodologia e as estatísticas de validação do Projeto DETER-B publicadas em artigo científico estão disponíveis nos links abaixo:

Os resultados das detecções, por classe, por estado e para os trimestres estão disponíveis via consulta espacial no portal TerraBrasilis ou disponibilizados em formato *.shp no seguinte link:
Os relatórios resumidos com os dados trimestrais, em formato *.pdf podem ser acessados no link:
Contato, dúvidas, sugestões:
deter-b
Links Relacionados