Você está aqui: INPE / Centro Regional da Amazônia / Projetos e Pesquisas / TerraClass

Projetos e Pesquisas

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Jul 30, 2018 12h15

TerraClass

Imagem TerraClass
Download do Folder TerraClass

O Projeto TerraClass é desenvolvido e executado pelo Centro Regional da Amazônia (CRA) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio de suas unidades Embrapa Amazônia Oriental (CPATU), em Belém (PA) e Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA), em Campinas (SP). Com uma proposta inédita no mundo, o TerraClass é responsável por qualificar o desflorestamento na Amazônia Legal Brasileira e com isso fornece subsídios importantes para o melhor entendimento das formas de uso e cobertura da terra na Amazônia. A base de dados utilizada pelo TerraClass, são áreas de desmatamento mapeadas e publicadas pelo Projeto PRODES - Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite, que o INPE realiza desde 1988. Com base em técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, os profissionais envolvidos buscam informações sobre a dinâmica do desmatamento e, com isso, produzem mapas sistêmicos de uso e cobertura das terras desflorestadas da Amazônia Legal Brasileira.

O diferencial do Projeto TerraClassé o empenho em qualificar o desflorestamento da Amazônia Legal. O PRODES faz o mapeamento das áreas, mas é o TerraClass que investiga os motivos e aponta as possíveis causas da derrubada de árvores, levando em consideração as seguintes classes: Agricultura anual; Área não observada; Área urbana; Mineração; Mosaico de ocupações; Pasto com solo exposto; Pasto limpo; Pasto sujo; Regeneração com pasto; Reflorestamento; Vegetação secundária, e Outros. Já se realizou o mapeamento de uso e cobertura da terra para cinco anos os anos de 2004, 2008, 2010, 2012 e 2014, que permitiram a análise evolutiva de uma década, iniciando justamente no ano da implantação do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). Com esses resultados é possível fazer uma avaliação da dinâmica do uso e ocupação das áreas desflorestadas nestes dez anos da implementação do PPCDAm.

Abaixo é possível acessar os mapeamentos feitos para cada um dos anos.





Execução

Imagem Logo INPE Imagem Logo EMBRAPA

Apoio

Imagem Logo INPE


Imagem Creative Commons

O trabalho TerraClass do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.