As maiores extensões de florestas tropicais do mundo estão atualmente localizadas na América do Sul, oeste da África e no sudeste da Ásia. Nestas regiões também estão localizadas várias nações em desenvolvimento, cujos recursos provem das atividades relacionadas às florestas, mas que, no entanto, observam grande parte de suas porções florestais serem perdidas ao longo dos anos, em função de atividades exploratórias realizadas intensamente e de forma ilegal.
Desta forma, a proteção das áreas de florestas tropicais destes países recebe cada vez mais prioridade dentro de suas agendas, bem como são acompanhadas com grande interesse pela comunidade internacional.
Para combater o avanço do desflorestamento, as técnicas de sensoriamento remoto têm sido uma forma bastante eficiente para quantificar precisamente as áreas de floresta desmatadas e, por conta disso, constituem a melhor alternativa para estes países. O Brasil é o único país situado na região tropical que possui um programa de monitoramento de florestas, desenvolvido e operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE desde 1988.
Considerando que o tema ambiental é assunto de interesse internacional, organismos internacionais como a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA desenvolveram esforços para firmar parcerias com o INPE a fim de capacitar técnicos estrangeiros para operar o sistema TerraAmazon, responsável pelo monitoramento da cobertura vegetal.
Os treinamentos em Monitoramento de Florestas Tropicais são realizados periodicamente no recém inaugurado Centro Regional da Amazônia, unidade do INPE localizada em Belém do Pará, que dispõe de toda a infra-estrutura necessária para a realização dos cursos, além de ampla equipe de consultores qualificados que ministram os cursos.
Clique no mapa abaixo (áreas em verde) para aparecer os participantes e instituições que já participaram das capacitações oferecidas pelo INPE/CRA.
A seguir, será possível conferir os detalhes de cada projeto:
TCTP
FAO
OTCA