A A A

:: Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017
Español | Português


Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!
Logo INPE

Capacitação em Monitoramento de Florestas por Satélite

Curso Online


As maiores extensões de florestas tropicais do mundo estão atualmente localizadas na América do Sul, oeste da África e no sudeste da Ásia. Nestas regiões também estão localizadas várias nações em desenvolvimento, cujos recursos provêm das atividades relacionadas às florestas, mas que, no entanto, observam grande parte de suas porções florestais serem perdidas ao longo dos anos, em função de atividades exploratórias realizadas intensamente e de forma ilegal.

Considerando que esta questão de combate ao desmatamento florestal é assunto de interesse internacional, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) desenvolve, desde 2010, uma parceria com o INPE/CRA que atua diretamente com os países membros da OTCA (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname) no intuito de capacitar técnicos estrangeiros para operar o sistema TerraAmazon.

Procurando atender a demanda por educação contínua dos países que partilham a Amazônia, será oferecido no primeiro semestre de 2017 o curso “Monitoramento da Floresta Amazônica utilizando o software TerraAmazon”. O curso será ministrado totalmente a distância e terá por objetivo mostrar as principais ferramentas do software TerraAmazon para implementar o programa de monitoramento da cobertura florestal nos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, no âmbito do projeto PROJETO DE MONITORAMENTO DA COBERTURA FLORESTAL NA REGIÃO AMAZÔNICA, aprovado pelo Fundo Amazônia e financiado pelo BNDES.

Após este primeiro curso, considerado piloto, pretende-se manter o formato online com periodicidade semestral, em inglês e espanhol.