Introdução
O Clima Espacial diz respeito à área do conhecimento dos fenômenos solares e ocorrências físicas no ambiente espacial, os quais se manifestam de forma recorrente e afetam os astros e artefatos no espaço.
Como aspecto de especial interesse, há as influências naturais sobre o planeta Terra às quais se adicionam presentemente as vulnerabilidades de ampla gama de sistemas tecnológicos, instalações físicas e serviços que atendem as necessidades da sociedade atual, em decorrência do estado ou modificações desse ambiente. O conhecimento e a previsão de diferentes fenômenos que diretamente afetam as atividades humanas, tais como atividades solares, tempestades magnéticas e tempestades ionosféricas, têm grande importância.
O INPE, de forma destacada dentre outras atividades que também desenvolve desde seu início em 1964, vem pesquisando os fenômenos espaciais, desde o Sol, espaço interplanetário, magnetosfera, até a ionosfera, a alta e média atmosfera, e geomagnetismo. Além da constante e imprescindível atividade de investigação científica dos fenômenos geoespaciais, vem crescendo a necessidade de informação sobre o Clima Espacial por parte das comunidades tecnológicas e sócio-econômicas.
O INPE deve atender a essas demandas fornecendo informações precisas. O presente documento tem, portanto, por objetivo identificar as demandas e informações necessárias para atendê-las, além de propor como organizar esse programa dentro da atual conjuntura.
Objetivo
Proceder à coleta de dados e manutenção do sistema de observação em Clima Espacial; modelar processos do sistema Sol-Terra em escala global e regional com investigação dos fenômenos; disponibilizar informação em tempo real e fazer a previsão do Clima Espacial; e prover diagnósticos de seus efeitos sobre diferentes sistemas tecnológicos por meio de coleta de dados de satélite, de superfície e modelagem computacional.
Missão
Monitoramento, modelagem e difusão da informação do Clima Espacial com investigação dos fenômenos e previsão dos efeitos significativos no espaço próximo e na superfície do território brasileiro, incluindo impactos em sistemas tecnológicos espaciais e terrestres.
![[Português]](/climaespacial/images/flag/bra_1.png)
![[English]](/climaespacial/images/flag/usa_1.png)
Sede: