Você está aqui: INPE / CI 2018 /
CI 2018

Curso de Inverno 2018

São José dos Campos, 10 a 26 de Julho de 2018


Introdução às Tecnologias Espaciais


Objetivo

A cada ano o uso do espaço para a prestação de serviços e geração de informações estratégicas aumenta enormemente, a ponto de ser praticamente impossível conceber como seria a vida moderna sem que o homem tivesse dominado as tecnologias que lhe possibilitaram acesso a estes meios. Desde a comunicação em tempo real, de dados, imagem, áudio, de e para qualquer parte do planeta, passando pelos serviços de meteorologia, observação da Terra para uso em controle urbano, uso dos solos, serviços de localização (GPS), comunicação celular, estudo do ambiente espacial, tudo se dá por meio de plataformas espaciais em órbita da Terra.

No entanto, para se ter acesso a estes serviços e dados, é necessário que os países dominem a tecnologia necessária tanto de acesso (por meio de foguetes), quanto de uso do espaço (por meio de satélites). O Curso de Inverno do INPE, oferecido desde 2005, tem como objetivo principal apresentar a estudantes de nível superior das várias áreas de conhecimento noções básicas de engenharia e tecnologia espaciais, abordando temas como os vários subsistemas que compõem um satélite (estrutura, controle, comunicações, geração de energia, diferentes tipos de cargas úteis, etc.), engenharia de sistemas, projeto, montagem, testes e operação de satélites, noções sobre veículos lançadores de satélites, bem como as várias tecnologias envolvidas (controle térmico, novos materiais, computadores e softwares de bordo, etc.).

Compõem ainda a ementa do Curso, noções básicas sobre as diferentes aplicações de satélites (câmeras de imageamento, detectores de partículas, radares e sistemas de comunicação para uso em serviços de georreferenciamento, previsão do tempo, prevenção de desastres naturais, agricultura de precisão, dentre outros), bem como uma introdução sobre a história do Homem na conquista pelo espaço no mundo e no Brasil, analisando os reflexos destas tecnologias sobre a sociedade.

Por fim, um dos objetivos do Curso de Inverno do INPE consiste em apresentar os vários cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) que a instituição oferece, abordando as formas de ingresso, disponibilidade de bolsas, bem como as áreas de concentração e linhas de pesquisa disponíveis.


O Curso

O Curso de Inverno do INPE possui duração de três semanas, sendo duas semanas de palestras teóricas, e uma semana de atividades práticas (visitas e miniestágios).

Em 2018, o Curso de Inverno será realizado no período de 10 a 26 de julho, em período integral (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30), na unidade central do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos-SP.

Além das palestras e miniestágios, serão realizadas visitas técnicas a diferentes laboratórios e facilidades do instituto.

O aluno que obtiver índice de presença mínimo de 80% (oitenta por cento) nas atividades do curso e conceito mínimo "Suficiente" nos testes de múltipla escolha a serem aplicados ao final de cada semana de palestras receberá um Certificado de Participação emitido pelo INPE.


Benefícios

O Curso é inteiramente gratuito, no entanto, cada participante deverá arcar com suas despesas de viagem, hospedagem, alimentação e transporte durante todo o evento.



Publicado Por: INPE
Última Modificação: Abr 13, 2018 13h48