Você está aqui: INPE / PIBIC / PIBITI /

PIBIC / PIBITI

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Jun 26, 2019 14h49

Sobre


Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação


O que é PIBIC?

O foco principal do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) é promover uma ênfase científica aos novos talentos que estão para se formar.

Serve como incentivo para se iniciar em pesquisas científicas em todas as áreas de conhecimento. Os projetos de pesquisa nos quais os alunos e as alunas participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado.

O que é PIBITI?

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) visa proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.


A participação nestes projetos fornece um retorno aos bolsistas na sua formação despertando vocação científica e incentivando na preparação para ingressar na pós-graduação. A vigência de uma bolsa é de 12 meses iniciando-se no mês de agosto de cada ano.

O programa é apoiado pelo CNPq com a concessão de bolsas.

Alunos de graduação de instituições próximas das instalações do INPE podem concorrer a estas bolsas. Procure um orientador em área de seu interesse (veja Áreas abaixo) para contatos e identificação de um tema de interesse comum e verifique a documentação necessária e calendário único para inscrições.




Links Relacionados