ESGF

O Projeto ESGF é uma colaboração internacional com o foco atual em servir o Programa Mundial sobre o Clima de Pesquisa do (WCRP), Coupled Model Intercomparison Project (CMIP) e apoiar ciências climáticas e ciências ambientais em geral. O ESGF cresceu a partir da comunidade do Global Organization for Earth System Science Portals (GO-ESSP), e reflete uma ampla gama de contribuições dos parceiros colaboradores.

O objetivo principal do ESGF é facilitar os avanços na Ciência do Sistema Terrestre. É um esforço inter-agências internacionais liderado pelo Departamento de Energia (DOE) e co-financiado pela National Aeronautics and Space Administration (NASA), National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), National Science Foundation (NSF), e laboratórios internacionais como o Max Planck Institute for Meteorology (MPI-M) German Climate Computing Centre (DKRZ), the Australian National University (ANU) National Computational Infrastructure (NCI), Institut Pierre-Simon Laplace (IPSL), and the British Atmospheric Data Center (BADC). Saiba Mais.

O sítio ESGF/INPE constitui, junto com o sítio ESGF na Austrália, os únicos centros de disponibilização de cenários de mudanças climáticas via Federação ESGF no Hemisfério Sul.

ESGF/CPTEC/INPE
Fonte: https://dm2.cptec.inpe.br/projects/esgf-inpe/


O Node do ESGF do INPE/CPTEC tem como objetivo permitir o acesso as saídas do Modelos BESM para a comunidade e também ser um ponto inicial para a consulta e download de saídas armazenadas nos outros pontos da federação, dados como:
– Saídas de Modelos;
– Campos de reanálise;
– Dados em grade e de satélite.

Seja Bem Vindo ao Portal ESGF – INPE


TwitterGoogle+FacebookWhatsAppLinkedIn