Você está aqui: INPE / ArtSat / Programação dos Debates de Arte/cultura Espacial / Perspectivas

Programação dos Debates de Arte/Cultura Espacial / Perspectivas

Com Fabiane M. Borges e convidad@s.

Inscrição: https://forms.gle/kSqBkoRuEau7ybg57

xx 2º) CURSO: INTRODUÇÃO À ARTE/CIÊNCIA ESPACIAL ATRAVÉS DE APRESENTAÇÕES, DEBATES, ESPECULAÇÕES FUTURISTAS
HORÁRIOS DE SÃO PAULO Objetivo do Curso: Conhecer artistas e pensadores da América Latina que atuam na área da Arte, Ciência e Tecnologia, conhecer suas obras, teorias, filosofias, compreender como funciona esses campos de investigação e as políticas de financiamento. Trazer noções sobre ética, estética e ficção especulativa. O curso será feito em formato online através do youtube
DIA/HORÁRIO DESCRIÇÃO
Debate 01 05/10/2021- 14 às 16 hs EQUIPES DO 1º WORKSHOP DE ARTSAT/2020 (Brasil)

Equipes que finalizaram o I Workshop de ArtSat do INPE apresentam seus projetos finais de ArtSat. Deverão nos trazer suas visões sobre Arte Espacial, suas utopias e distopias futuristas, suas impressões sobre o atual estágio dos projetos de ocupação espacial, o papel da América Latina nesse contexto. E o que a arte tem a ver com isso, vale pensar em transdisciplinaridade quando pensamos em satélites?

Com Yeté Abunã Marques Labarca + Roberta Savian da Rosa + Urutau Maria Pinto Valário + Victor Hugo Soares Valentim + Ricardo Augusto Palmieri + Pedro Luiz Kaled Da Cás + Edson Pavoni + Ada Grécia Arenas Sanchez + Alejandra Carolina Labarca Puelles + Carolina Mattos Schuindt.
Debate 02 12/10/2021- 14 às 16 hs ARTE EM ÓRBITA - EXPOSIÇÃO DE ARTE ESPACIAL NO EQUADOR com Pedro Soler (Equador + Mundo)

Até onde se sabe, a Exposição "Arte en Órbita" foi uma das maiores exposições de Arte Espacial da América do Sul. Foi um projeto curatorial de Pedro Soler e Fabiane M. Borges. O tema girou em torno da Ocupação Espacial dos países da linha equatorial. Contou com dezenas de artistas e agências espaciais - artísticas, privadas, governamentais e científicas. Convidamos o curador internacional Pedro Soler, residente de Quito Equador, para falar desse projeto em específico e de vários outras exposições e festivais que curou, organizou e produziu ao redor do mundo, como “Orbitando Satélites” (Laboral Centro de Arte y Creación Industrial - Gijón, Asturias, Espanha), “Como decir nosotrxs” (Festival Transitio, Centro Nacional de las Artes, Ciudad de México), “La Tecnología somos nosotrxs” (Sala Proceso, Casa de la Cultura, Cuenca, Equador) o el taller e investigación “Tecnomagxs” (Laboratorio de Arte Alameda, Ciudad de México).

Com Pedro Soler (Equador). A partir dos anos 90 Pedro desenvolveu uma prática baseada nas artes digitais e eletrônicas, principalmente em Barcelona (Fiftyfifty, Sónar Festival, CCCB, Hangar, entre outros) e posteriormente internacionalmente em vários contextos como festivais, museus, laboratórios, galerias e espaços independentes. Foi diretor do centro de produção de arte contemporânea Hangar (Barcelona) de 2006 a 2010 e posteriormente curador de exposições de artes visuais na Espanha, Egito, Canadá, Colômbia, México, Estados Unidos e Equador. Sua performance "ICFY" foi lançada no Ouvert (Antre Peaux, Bourges, França) em 2019 e em janeiro de 2020 no festival Performacula (Quito, Equador). Atualmente faz parte do projeto rural Upayakuwasi, próximo a Cayambe, nos Andes do Equador. http://word.root.ps
Debate 03 19/10/2021 -14 às 16 hs KOSMICA (México /Alemanha)

Kosmica é uma organização espacial que desenvolve iniciativas que unem as artes e as humanidades, o setor espacial e a sociedade em geral. É um programa de curadoria e produção de conteúdos, que trazem para seus eventos especialistas de várias disciplinas com interesse em especular sobre o impacto cultural da exploração espacial. Atua com curadoria artística, eventos, exibições, exposições, debates entre ciências e humanidades. Trazemos aqui Mariana Paredes, uma das articuladoras do festival Kosmica, para nos contar sobre os festivais, as curadorias, as discussões do instituto, e também nos apresentar suas perspectivas sobre o papel da América Latina nas Ocupações Espaciais.

Com Mariana Paredes (México / Alemanha)
https://www.kosmicainstitute.com/
Debate 04 26/10/2021 - 14 às 16 hs FICÇÃO CIENTÍFICA NA AMÉRICA LATINA, LITERATURA E ARTES VISUAIS (COLÔMBIA)

Conectamos aqui duas abordagens diferentes da ficção científica, desde a literatura e as artes visuais: A Oficina de Asuntos Extraterrestres, composto por artistas da Colômbia ligados à ciência e tecnologia, que criam obras especulativas sobre fenômenos terrestres e extraterrestres, construindo instalações, apresentações artísticas, trabalho de pesquisa e formação, e que participaram do Arte en Órbita (Equador/2015) entre outras inúmera atuações, e Rodrigo Bastidas, escritor colombiano que organizou a antologia "El Tercer Mundo Después del Sol" (Minotauro/2021) que traz 14 textos de diferentes escritores latino americanos. Cada um fala dos seus percursos, dos seus últimos trabalhos, mas principalmente trazem sua visão sobre o papel de seu país (Colômbia) e do papel da América Latina na atual corrida espacial. Aqui não pedimos dados ou resumos técnicos, mas a viagem mesma das Artes Visuais e da Literatura de ficção científica para especular o mundo atual e o futuro.

Com Rodrigo Batisdas (Redator/Editor na empresa Ediciones Vestigio e Docente da Universidad de los Andes (Colombia) + Oficina de Asuntos Extraterrestres (representado por Andrés Jurado Artista Visual, Profesor do Departamento de Artes Visuales de la Pontificia Universidad Javeriana de Colombia).
Debate 05 02/11/2021 - 14 às 16 hs PRIMEIRA ARTISTA RESIDENTE DA ESO / PROJETO DO ARS ELECTRONICA E FUTURELAB
Com María Ignacia Edwards (Chile/2015)


A artista chilena María Ignacia Edwards foi a primeira artista a fazer residência artística na ESO (European Southern Observatory) no Deserto do Atacama no Chile. O projeto foi desenvolvido pela European Digital Art and Science Network, iniciado pela Ars Electronica (o maior festival de Arte Eletrônica da Europa). Aqui ela fala sobre sua residência, seu trabalho, sua relação com os/as cientistas locais, assim como sua relação com a arte espacial em geral, suas inquietações sobre o futuro.

María Ignacia Edwards (Chile) Se formou na Escola de Arte da Universidade Finis Terrae; Foi a vencedora do primeiro concurso público de residência internacional para artistas concedido pela Rede Europeia de Artes e Ciências Digitais, a primeira artista residente do ESO / Chile. http://mariaedwards.cl/
Debate 06 09/11/2021 - 14 às 16 hs ARTE, NATUREZA E CIÊNCIA Com Lilian Fraiji

A artista Lilian Fraiji fala do programa de imersão artística que desenvolve no Estado do Amazonas (Amazônia) denominado LabVerde. O LabVerde funciona como uma plataforma multidisciplinar para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a natureza e a ecologia. Artistas, cientistas e outros agentes do conhecimento se reúnem para reconhecer e narrar a natureza, na tentativa de criar novas formas de existir e interagir com o ambiente natural e co-imaginar sobre possíveis futuros no Antropoceno. Sua principal questão é, como a cultura pode ajudar a desenvolver novas estratégias para a expansão da justiça ambiental no contexto da Amazônia? Fala também sobre os projetos que desenvolve nesse sentido com o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), como foi, como está sendo, onde quer chegar?

Lilian Fraiji é curadora, produtora e ativista ambiental, co-fundadora da plataforma de Arte e Ecologia LABVERDE.
https://www.labverde.com/
Debate 07 16/11/2021 -14 às 16 hs BIOSFERAS ARTIFICIAIS - ANÁLOGOS - SISTEMAS BIOREGENERATIVOS DE SUPORTE À VIDA

Estamos vendo uma retomada da Corrida Espacial, com uma surpreendente virada geopolítica para o oriente, com a Ásia entrando com vigor na concorrência sobre as narrativas e tecnologias espaciais, e a China assumindo um lugar de liderança em ciência e tecnologia. Centenas de programas privados e corporativos tem investido em foguetes, carregamento e turismo espacial. Dentro dessa enorme gama de agentes espaciais, cresce também o que tem sido conhecido como "Análogos", que são ambientes que simulam as colônias espaciais da Lua e Marte, que são feitos geralmente em lugares de difícil acesso, inóspitos. Alguns são mais auto sustentáveis que outros, mas todos promovem uma espécie de reclusão, imersão e profunda experiência de isolamento. Aqui convidamos pessoas com experiência em Análogos para nos contarem suas vivências, suas ideias sobre colonização espacial, especularem sobre o papel da América Latina nas ocupações espaciais, e suas visões para o futuro.

Com Ana Paula Castro (Mestre em Lei e Política Espacial pela Universidade Beihang, China) foi Engenheira de Tripulação na missão espacial analógica Euro Moon Mars IMA Hi-SEAS no Havaí. + Julio F. D. Rezende (Julio F. D. Rezende professor de Engenharia Industrial na UFRN, é coordenador da estação espacial analógica HABITAT MARTE). http://habitatmarte.com/
Debate 08 23/11/2021 - 14 às 16 hs APOCALIPSE ELÉTRICO - LPDA / UFPA

O mundo pode acabar com tempestades elétricas!!!! Apocalipse Elétrico foi o curta de ficção científica que ganhou a competição da OBSAT (Olimpíada Brasileira de Satélite / 2020) da 17º SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia / 2020). A equipe que criou o vídeo faz parte do Laboratório de Pesquisas em Descargas Atmosféricas (LPDA), Tupã - UFPA.

O vídeo fala de uma condição distópica, onde a superfície da Terra é impregnada por descargas elétricas advindas de raios, trovões, tempestades incessantes, e um grupo de cientistas buscam uma maneira de desenvolver tecnologias para reequilibrar o meio ambiente. Aqui convidamos Adonis Leal (Diretor do LPDA/UFPA) + Eduardo Ferreira (Membro do LPDA e editor do vídeo) para contar um pouco de como seria um fim de mundo com tempestades elétricas, qual a viabilidade disso acontecer, e também nos mostrar suas pesquisas e outras ações que realizam.

Tempestade Elétrica / Roteiro: Adonis Leal e Eduardo Ferreira, diretor e membro do LPDA, respectivamente. Edição: Eduardo Ferreira e Luan Gonçalvez, membros do LPDA.

https://www.youtube.com/watch?v=43fMrXRVRk4&feature=youtu.be
Debate 09 30/11/2021 - 14 às 16 hs MOSTRA DE CURTAS DE FICÇÃO CIENTÍFICA DA AMÉRICA LATINA

Resultado da Seleção de filmes (curtas de 3 até 7 minutos) de ficção científica sobre o papel (atitude/comportamento) de países da América Latina na Nova Corrida Espacial). Aqui convidamos os/as criadores dos curtas selecionados para apresentarem seus vídeos e falarem sobre eles, assim como sobre o tema da Mostra.

As perguntas que motivaram essa mostra foram: Que propostas teriam os diferentes países Latino Americanos mediante as novas colônias Espaciais? Que atitude teriam em relação à mineração espacial? Como pensar numa cultura espacial gerada a partir da diversidade das várias regiões latino americanas, caribenha, indígena, negra, amazônica, desértica, miscigenada, latina? Que propostas fariam mediante aos câmbios climáticos, poluição atmosférica, turismo espacial, lixo espacial? Mas a criatividade dos/das criadores dos filmes é a motivação mais especial.

Com Victória Flório (Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, jornalista de ciências, autora e ilustradora de livros infanto-juvenis e pesquisadora em história das ciências, interessada pelas relações entre imaginação, literatura, imprensa e astronomia.) + Diretores dos curtas selecionados
Debate 10 07/12/2021- 14 às 16 hs ÁLBUM DE COMPOSIÇÕES SONORAS ESPACIAIS DA AMÉRICA LATINA

Artistas Latino Americanos com obras selecionadas para a Mostra de composições sonoras são convidada(o)s para uma escuta coletiva do álbum e a falarem da sua composição para o público. A mesa terá a participação de Pitter Rocha, que foi curador da Mostra junto com Fabiane M. Borges, e também o 2º residente do SACI-E/INPE, a plataforma de pesquisa e residências artísticas do INPE. Cada artista fala de seu processo de criação e dos equipamentos espaciais que utilizaram para compor a música, além de lançar oficialmente o álbum “Sonoridades Cósmicas Latino-Americanas”.

Com Pitter Rocha músico, artista sonoro, Mestre em Música pelo PPGM-UNIRIO, investiga relações conceituais, técnicas, criativas e os efeitos na imaginação a partir do som através da lente do afrofuturismo. + artistas selecionados.

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Set 15, 2021 14h33