Você está aqui: INPE / ArtSat / ArtSat /
I Workshop de ARTSAT

I Workshop de ARTSAT

ArtSat - Laboratório de criação de satélites de pequeno porte para interessados em arte/ciência.
Modelo CUBESAT

São José dos Campos, 6 a 8 de Maio de 2020


Local do Evento
INPE - Laboratório de informática de treinamento
Avenida dos Astronautas, 1.758 - Jd. Granja
São José dos Campos - SP / Brasil

Inscrições aqui

ARTSAT (Arte de Satélites)

O que é um artsat? É um satélite que conecta pesquisas da engenharia e práticas artísticas, culturais. Um exemplo disso? O disco de ouro das sondas Voyagers, organizada por Carl Sagan e sua equipe. Para além das pesquisas científicas, as sondas carregam imagens, sons da Terra, obras artísticas que já percorrem as fronteiras do nosso sistema solar e contam coisas da Terra no Espaço, para que se porventura alguma outra civilização as encontrem, terá em mãos um interessante arquivo de produção cultural terrestre.

Muitos outros trabalhos assim tem sido criados ao longo da história dos satélites, alguns mais simbólicos, outros mais estruturais, seja como for, é sempre um desafio pensar no imbricamento entre Satélite e Arte, essa viagem está longe de ter fim, ela está só começando, por isso tem um caráter experimental, crítico e poético, ao mesmo tempo em que cumpre seu papel de educação e divulgação científica.

Cada satélite tem uma missão! Um ArtSat também tem, só que para além dos requisitos próprios da engenharia espacial, as missões de um ArtSat agregam conteúdos que diz respeito a toda uma dimensão imaginária, poética, simbólica, ficcional, especulativa, que tem o poder de afetar sensibilidades e futuros. Assim como a ficção científica modelou várias perspectivas de futuro durante o século XX, ela tem poder de redimensionar os novos enredos do século XXI, mas para isso é preciso muito mais gente envolvida nisso. É do nosso interesse abrir espaços para a criação de satélites artísticos, educacionais, afrofuturistas, ecológicos, indígenas, arqueoastronômicos, orgânicos, satélites que ainda não existem… O que queremos com esse curso é proporcionar ao mesmo tempo aprendizagem nos campos da engenharia e das poéticas espaciais.

Sobre o WorkShop

Imersão de três dias onde os inscritos tenham a possibilidade de aprender a construir um ARTSAT, a partir de uma missão técnica e um tema artístico. Esse Artsat obedecerá um conjunto de normas estabelecidas pelo padrão CubeSat.

Esse Workshop surge mediante a necessidade de ampliar o acesso da sociedade à produção científica e tecnológica do INPE, aproximar as pesquisas da engenharia de satélites dos projetos artísticos promovendo propostas transdisciplinares, inclusivas e de divulgação científica.

Espera-se com esse curso fomentar novas linhas de pesquisas entre Arte/Ciência, tecnologia/Cultura, promover conhecimento técnico-científico, aproximar artistas e cientistas, potencializar a Cultura Espacial no Brasil.

Esse workshop é voltado para um público interessado nas poéticas orbitais, por isso para além das estruturas de engenharia de nanossatélites, ele priorizará também formação conceitual, artística e cultural. O que a arte faz com satélite? Nesse ponto a carga útil é muito importante.

Em julho de 2020 acontecerá no INPE o 3º CUBEDESIGN, uma competição de pequenos satélites (CUBESAT, CANSAT, MOCKUP, DATASCIENCE) onde ARTSAT entrará pela primeira vez como nova categoria. Espera-se que participantes do I Workshop de ArtSAT possam se apropriar das tecnologias de produção de pequenos satélites para poderem se inscrever para participar do CUBEDESIGN/2020.

Esse I Workshop de ARTSAT é uma iniciativa do SACI-E/INPE (Subjetividade Arte e Ciências Espaciais) - Uma Plataforma de Cultura Espacial e Residências Artísticas promovida pela PGETE (Pós Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).


Publicado Por: INPE
Última Modificação: Set 16, 2020 16h52