Amazonia - 1

Carga Útil

O Módulo de Carga Útil abriga a câmera imageadora e equipamentos de gravação e transmissão de dados.


Vista aberta do Módulo de Carga Útil do Satélite Amazonia 1

Subsistemas da Carga Útil

A Estrutura da Carga Útil é responsável por acondicionar os equipamentos da Carga Útil e os proteger tanto do agressivo ambiente de lançamento como do ambiente espacial, quando em órbita. Entende-se como Estrutura da Carga Útil o conjunto de componentes estruturais e suas conexões que servem de apoio para a instalação de painéis porta-equipamentos e painéis de fechamento ou paredes.


Subsistema Estrutura Mecânica do Módulo de Carga Útil
O imageador do Amazonia-1 será um modelo da Câmera WFI utilizado no Programa CBERS, portanto, um equipamento já com herança em voo. As imagens capturadas pelo imageador assim como os dados auxiliares do subsistema são processados em uma unidade de processamento (SPE) e enviadas para o subsistema Gravador de Dados Digital - DDR para serem gravados ou para serem transmitidos ao solo via subsistema de transmissão de dados da Câmera (AWDT).

A interface de telemetria e telecomando da Câmera WFI é realizada através de uma Unidade Remota de Telemetria (RTU), que requer a alimentação de energia em tensões reguladas através de um Conversor DC/DC. Estes dois equipamentos, RTU e Conversor DC/DC, específicos para operação da Câmera WFI, são descritos a seguir.


Subsistema Câmera WFI
A RTU (Unidade Remota de Telemetria) tem a função de aquisição remota das telemetrias e a distribuição de comandos associados à Câmera WFI.

Suas atividades são controladas pelo Subsistema OBDH, que envia os comandos para RTU através do padrão de barramento MIL-STD 1553B. A RTU do satélite Amazonia-1 é similar à utilizada no programa CBERS, sendo um equipamento com herança em voo.


Equipamento RTU
O Conversor DC/DC tem a função de alimentar as RTUs.

Como as RTUs foram projetadas para o Programa CBERS, cuja arquitetura elétrica é distinta do Programa Amazonia, fez-se necessária a inclusão do Conversor DC/DC no satélite. Com esta solução, ficam mantidas as características originais de projeto da WFI, garantindo-se para o Amazonia-1 o uso de equipamentos já provados em voo.


Equipamento DCDC
O Subsistema DDR é composto pelo equipamento “Solid State Recorder” (SSR) e Cabos de Interconexão. O SSR incorpora as funções de chaveamento (DSS – "Digital Signal Switch").

O DDR é responsável por armazenar dados de imagem provenientes da câmera imageadora quando o satélite estiver fora de visibilidade das estações terrenas. Durante o período de visibilidade, os dados de imagem adquiridos na passagem ou armazenados são enviados do DDR para o Transmissor de Dados AWDT para serem transmitidos às estações terrenas.

O uso do DDR no Amazonia-1 dá flexibilidade à missão, permitindo adquirir imagens capturadas não somente durante o período de visibilidade do satélite pelas estações terrenas, como também de outras áreas do globo terrestre.


Gravador Digital de Dados (DDR)
O subsistema AWDT é responsável pela transmissão dos dados de imagem da câmera imageadora para as estações terrenas.

Fazem parte deste subsistema os equipamentos Antena AWDT, dois amplificadores (TWTA), dois Transmissores QPSK, Controlador de Distribuição (SDC), Chave de Alta Potência (HPS), Filtro Passa Faixa (BPF), além guias de ondas e cabos coaxiais.


Transmissor de Dados da Câmera (AWDT)
INPE
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
webmaster