Objetivos e Metas

O Planejamento Estratégico (PE) definiu doze (12) Objetivos Estratégicos (OE's) que orientam as ações do Instituto para o período 2011-2015, detalhados em seu Plano Diretor:

  1. Realizar, em conformidade com o PNAE, um programa de satélites de telecomunicação e observação da Terra para atender a demandas brasileiras e internacionais de comunicação, monitoramento territorial e oceânico, previsão de tempo e clima, e estudos sobre mudanças globais.
  2. Organizar, em conformidade com o Programa Nacional de Atividades Espaciais, um programa de satélites científicos que produza dados inéditos com tecnologia inovadora para pesquisa em Clima Espacial e Astrofísica.
  3. Desenvolver, junto com a indústria nacional, as tecnologias necessárias para as missões do programa espacial brasileiro, enfatizando produtos e processos inovadores.
  4. Capacitar o LIT para atender às atividades de montagem, integração, testes e qualificação requeridas pelos satélites brasileiros.
  5. Manter a infraestrutura de controle de satélites, recepção e disseminação de dados espaciais com tecnologia atualizada e padrões internacionais de disponibilidade e qualidade.
  6. Ser referência internacional nas atividades de pesquisa e operações em sensoriamento remoto continental e oceânico, previsão de tempo e do clima sazonal e mudanças climáticas, na região tropical.
  7. Liderar as atividades em Geofísica Espacial, Aeronomia e Astrofísica Instrumental no Brasil, por meio de pesquisas de vanguarda e do desenvolvimento de instrumentação científica inovadora.
  8. Criar centros operacionais de monitoramento e modelagem de Clima Espacial, Desastres Naturais e Mudanças do Uso da Terra no Brasil.
  9. Liderar a pesquisa brasileira e os estudos de impactos e vulnerabilidade às Mudanças Ambientais Globais, com suporte de modelos avançados do sistema terrestre e de infraestrutura de coleta de dados ambientais.
  10. Ampliar a presença nacional do INPE a partir das ações de P&D nos centros regionais na Amazônia, Nordeste e Sul, enfatizando as especificidades e desafios de cada região.
  11. Produzir dados, software e metodologias para fortalecer a atuação do INPE nas áreas das aplicações espaciais, da saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento urbano.
  12. Prover a infraestrutura, a gestão de competências e de pessoas, e os serviços administrativos de forma a garantir a plena execução das atividades do INPE.