23. O que são “áreas limpas”?
Áreas limpas são ambientes nos quais a quantidade e o tamanho máximo das partículas presentes no ar são controlados com o objetivo de evitar a contaminação dos equipamentos nelas presentes. A contaminação pode interferir nos resultados de testes ou na manufatura de produtos. Várias indústrias necessitam desse tipo de ambiente, como a indústria farmacêutica e a de circuitos eletrônicos. A área espacial também, pois os equipamentos montados em um satélite devem estar isentos de partículas e gorduras, contaminantes que podem prejudicar o seu funcionamento ou até mesmo levar a sua falha.
O LIT conta com duas grandes salas limpas. Numa delas, designada “Hall de Testes”, são realizados os testes ambientais. Na outra, designada “Hall de Integração”, são realizadas as tarefas de montagem dos satélites. Ambas têm também sua temperatura e umidade permanentemente controladas. Em ambas é necessário trajar jalecos (uma espécie de avental), para evitar que as partículas transportadas nos trajes e no corpo do pessoal que nela trabalha contamine a sala.
Embora designadas como limpas, estas salas não são assépticas, como é o caso de salas cirúrgicas que existem em hospitais.
