4959 - Desenvolvimento de Produtos e Processos para Componentes e Subsistemas de Satélites (2012)

Coordenador da Ação: Eduardo Abramof

Produto da Ação: Tecnologia desenvolvida
Meta prevista para 2012: 3 unidade

Planejamento, Acompanhamento e Avaliação das Metas Físicas

InstrumentoMetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
PTCR1.01 - Desenvolver condutor térmico de alta performance através de deposição de diamante-CVD em fibras de carbono.-
PTCR2.01 - Qualificar processo de deposição de diamante DLC para aplicação espacial.Aprimoramento do processo de crescimento de filme DLC com inserção de nanopartícula de diamante. Testes para aprimoramento do processo de crescimento de filme DLC com inserção de nano partícula de diamante parcialmente realizados. Artigo publicado.
PTCR3.01 - Desenvolver até 2014 giroscópio MEMS para voar como experimento.Linhas de gás, água de refrigeração, exaustão, e alimentação elétrica do reator DRIE instaladas e operacionais. Linhas de gás, água de refrigeração, exaustão, e alimentação elétrica do reator DRIE instaladas e em fase de testes.
PTCR4.01 - Desenvolver e qualificar até 2015 um propulsor iônico para voar como experimento.Testes térmicos de catodos ocos com sistema de aquecimento redundante realizados. Resultados não alcançados.
PTCR5.01 - Qualificar, até 2014, processo de implantação iônica em polímeros.i) Testes de kapton tratado por implantação iônica; ii) Continuação dos tratamentos de fibra de carbono; iii) Início do processo de compras do sistema GDOES (Glow Discharge Optical Spectroscopy). Resultados não alcançados. i) Os testes dos Kaptons tratados não foram realizados. ii) As fibras de carbono foram tratadas por implantação de nitrogênio. iii) A compra do sistema GDOS (Glow Discharge Optical Spectroscopy) para análise de superfícies não foi aprovado pelo INPE.
PTCR5.02 - Montar até 2013 um sistema de implantação iônica dedicado para aplicação espacial.Término dos testes de vácuo do sistema de implantação iônica 3IP-CE, testes do sistema elétrico realizados. Testes do sistema de vácuo realizado com sucesso, tendo atingido pressões de base de 8x10-7 mbar. O sistema elétrico apresentou falhas durante a sua utilização e está sendo reparado pelo seu fabricante.
PTCR5.03 - Desenvolver até 2013 cerâmicas de emissividade variável com a temperatura, para uso em controle térmico de satélites.i) Obtenção e caracterização de pós com composição mista (com cálcio e estrôncio); ii) Desenvolvimento do processo de sinterizações dos pós obtidos. Obtenção e caracterização de pós com composição mista (com cálcio e estrôncio) parcialmente realizadas.
PTCR6.01 - Implantar até 2014 processos e metodologias para qualificar componentes eletrônicos para uso espacial.Preparação da documentação para fabricar o DUT (Device Under Test) que acomoda o FPGA a ser testado. Preparação da documentação concluída. Revisão do projeto da placa DUT (Device Under Test) em revisão.
PTCR6.02 - Desenvolver, até 2014, sistema de compressão de dados para câmeras de imageamento.i) Otimização do software JPEG-XR com remoção de código redundante; ii) Preparação da documentação para contratar fabricação do experimento para teste em voo. Resultados não alcançados. i) Inicio da otimização do JPEG-XR para remoção de código redundante; Pesquisa do método de compressão SPIHT; Documentação e apresentação do compressor DPCM usado no CBERS-3. ii) Nenhuma contratação para o experimento em hardware foi realizada por falta de verba.
UCTE2.02 - Implantar um novo sistema para tratamento de superfícies de componentes de satélites por 3IP.Sistema de Vácuo testado. O sistema de vácuo, incluindo câmara de vácuo, válvulas pneumáticas e bombas de vácuo dos tipos mecânica, roots e difusora foram testadas com sucesso. As pressões medidas com detetores pirani e penning e magnetron invertido indicaram até 8x10-7 mbar após bombeamento de 3 horas.
UCTE2.03 - Atualizar, operacionalizar e manter o BTSA e realizar testes de propulsores.i) Processos de aquisição de novo subsistema de coleta e tratamento de dados elaborado. ii) Operações de manutenção preventiva no BTSA realizadas. i) Processos de aquisição de novo subsistema de coleta e tratamento de dados não elaborado, por falta de recursos. ii) Operações de manutenção preventiva no BTSA realizadas.
UCTE2.04 - Expansão da Centro de Processamento de Alto Desempenho.Novos equipamentos adquiridos para melhoria do centro instalados e testados. Foram instalados 80% dos equipamentos novos.
UCTE3.01 - Realização de testes de desenvolvimento de propulsores da ETE.-
UCTE3.02 - Produção de catalisadores para propulsores da ETE.i) Preparação e caracterização de lotes de materiais precursores de carbetos para propulsor de 400N realizadas. ii) Preparação de catalisador Ir/Ru para o propulsor de 200 N concluída. i) Lotes de materiais precursores de carbetos para propulsor de 400N preparados e caracterizados. ii) Preparação de catalisador Ir/Ru para o propulsor de 200 N concluída.
UCTE3.03 - Produção de catalisadores para propulsores da plataforma multimissão (PMM).Preparação e caracterização de lotes de materiais precursores da alumina realizadas. i) Lotes de materiais precursores da alumina preparados e caracterizados.
UCTE3.04 - Projeto e operacionalização de sistema para testes de compatibilidade de materiais de tanque de hidrazina para PMM.i) Montagem do sistema e testes de interface finalizados. ii) Procedimentos de testes elaborados. i) Montagem do sistema e testes de interface finalizados. ii) Procedimentos de testes em elaboração.
UCTE3.05 - Realização de testes de desenvolvimento de propulsores da PMM.Testes de subsistema propulsivo da PMM - Amazônia-1 - realizados. i) Testes de 4 modelos de voo do propulsor de 5 N da PMM realizados.
UCTE3.06 - Desenvolvimento de modelo de voo de um propulsor de plasma pulsado.Câmara 'T' e equipamentos de vácuo para futuro laboratório de propulsão elétrica instalados e testados. Câmara 'T' e equipamentos de vácuo para futuro laboratório de propulsão elétrica instalados e testados. Problemas com medida de vácuo.
UCTE3.07 - Desenvolvimento de propulsores e funcionamento do laboratório de análise de propelentes.i) Análise de CO2 em hidrazina realizada. ii) Participação no WG6 da ABNT sobre materiais e sistemas espaciais realizada. iii) Projeto de propulsor híbrido de polietileno e N2O4 realizado. i) Análise de CO2 em hidrazina não realizada. ii) Participação no WG6 da ABNT sobre materiais e sistemas espaciais realizada. iii) Projeto de propulsor híbrido de polietileno e N2O4 realizado.
UCTE3.08 - Aprimoramento da balança de empuxo para testes de propulsores iônicos.-
UCTE3.09 - Caracterização do feixe de elétrons com fonte fotoelétrica e calibração do detetor ELISA/LATTES (determinação do fator geométrico).Feixe de fotoelétrons caracterizados. Feixe de fotoelétrons preliminarmente caracterizado. Ainda será necessário uniformizar e diminuir a intensidade do feixe. Para isso serão adicionados filtros ópticos.
UCTE3.10 - Desenvolver até 2013 técnicas de caracterização de células solares de múltiplas junções (CSMJ) de uso espacial.- Meta adiada para 2013.
UCTE3.11 - Desenvolver até 2013 cerâmicas para blindagem de radiação ionizante para uso em satélites.Desenvolvimento de técnicas específicas de processamento das cerâmicas iniciado. Iniciado o desenvolvimento de técnicas específicas de processamento das cerâmicas.
UCTE4.01 - Desenvolver até 2013 sensores ambientais eletroquímicos de diamante de diamante/titânio para degradação de orgânicos (tratamento de água).Reator de grande área para crescimento de eletrodo de diamante dopado com boro instalado. Instalado reator de grande área para crescimento de eletrodo de diamante dopado com boro.
UCTE4.02 - Desenvolvimento do uso de materiais poliméricos para conversão de energia (supercapacitores e baterias).Crescimento de amostras de compósitos poliméricos com polianilina com fibra de carbono realizado. Amostras crescidas.
UCTE4.03 - Desenvolver até 2013 pares tribológicos à base de DLC.Processo de dispersão de nanopartículas em líquido precursor do crescimento de DLC realizado. Iniciado testes do processo de dispersão de nano partículas em líquido precursor do crescimento de DLC.
UCTE4.04 - Desenvolver até 2013 unidade remota de monitoramento ambiental (URMA).Três torres instaladas. Apenas uma torre foi instalada.
UCTE4.05 - Desenvolver até 2013 radiômetros solares.Início do desenvolvimento da Eletrônica do radiômetro UV. Iniciado o desenvolvimento da Eletrônica do radiômetro UV.
UCTE4.06 - Desenvolver até 2015, sensores cerâmicos nanoestruturados para monitoramento de humidade do ar e de solos, com aplicação no monitoramento ambiental da Floresta Amazônica e deslizamento de encostas.Acoplamento de elemento sensores cerâmicos ao sistema de coleta de dados e início dos testes. Acoplamento realizado e testes iniciados na empresa parceira.
UCTE4.07 - Desenvolver experimentos em microgravidade a bordo da ISS e do VSB-30.Conclusão das análises das amostras solidificadas na operação Maracati. Aperfeiçoamento do forno para uso a bordo do VSB-30. Análise das amostras solidificadas na operação Maracati parcialmente realizada. Recebidos os sistemas de coleta de dados para automação do forno.
UCTE4.08 - Realizar estudo de crescimento de nanotubos de carbono para aplicação em compósitos estruturais, sensores, supercapacitores e filtros especiais.Reator para crescimento de nanotubos em fibras de carbono desenvolvido. Desenvolvimento iniciado.
UCTE4.09 - Estudar e Desenvolver até 2013 processo para obtenção de filmes de Diamante CVD monocristalino.Montagem do Reator de Crescimento e Estudos para determinação dos parâmetros de crescimento dos filmes iniciada. Montagem do reator de Crescimento e Estudos para determinação dos parâmetros de crescimento dos filmes iniciada.
UCTE4.10 - Realizar até 2013 pesquisa em nanoestruturas semicondutoras de compostos IV-VI fabricadas por eptaxia de feixe molecular (MBE).Testes do reator M.B.E. após reparos e atualização realizados. Resultado adiado para o 2º trimestre.
UCTE4.11 - Desenvolver até 2013 técnicas químicas de obtenção de nanopós de alumina, zircônia e óxido de ferro e até 2014 cerâmicas e recobrimentos micro e nanoestruturados para aplicações espaciais e ambientais.Técnicas de processamento e caracterização de pós nanoestruturados desenvolvidas. Iniciado o desenvolvimento de técnicas de processamento e caracterização de pós nano estruturados.
UCTE4.12 - Desenvolver experimentos com guias de ondas carregados com anéis ressonantes e Confecção de metamateriais com permitividade elétrica menor que 1 para aumento de diretividade e ganho de antenas cornetas na banda X.Medidas de parâmetros S realizadas e guias carregadas com metamateriais. Experimentos realizados com os novos anéis ressonantes; finalização de trabalhos para conferências; início do projeto de metamaterial ultra refrativo para emissão diretiva em antenas na banda X (8,2-12,4 GHz).
UCTE4.13 - Desenvolver catalisadores e materiais para aplicações espaciais, ambientais e industriais.i) Preparação e caracterização de lotes de suportes alumina-nióbia para propulsor 5N realizadas. ii) Catalisadores de óxidos mistos para decomposição de H2O2 preparados. i) Lotes de suportes alumina-nióbia para propulsor 5N preparados. ii) Catalisadores de óxidos mistos para decomposição de H2O2 preparados.
UCTE4.14 - Realizar atividades de P&D&I em transportadores de oxigênio e catalisadores para processos de combustão com captura de CO2.Preparação, caracterização e avaliação de lotes de transportadores de oxigênio realizadas. i) Preparações, caracterizações e avaliações de lotes de transportadores de oxigênio realizadas.
UCTE4.15 - Realizar atividades de P&D&I em combustão.i) Análise de gases emitidos no experimento de campo de queimada de floresta tropical (Rio Branco - AC) realizada. ii) Licitação da construção do prédio de Aplicações em Combustão e Gaseificação (TC INPExPetrobras) realizada. iii) Coleta de dados em Alta Floresta, MT, para quantificar carbono sequestrado, iniciada. i) Realizada análise de gases emitidos no experimento de campo de queimada de floresta tropical (Rio Branco - AC). ii) Realizada licitação da construção do prédio de Aplicações em Combustão e Gaseificação (TC INPExPetrobras). iii) Iniciada coleta de dados em Alta Floresta, MT, e Rio Branco (AC) para quantificar carbono sequestrado.
UCTE4.16 - Disponibilizar e Avaliar a Primeira Versão do VLADA - Laboratório Virtual para Análise Avançada de Dados e adequá-lo as demandas dos programas do INPE.Site - Portal VLADA implantado. Testes Finais do Protótipo do Ambiente VLADA1.0 realizados. Site do Portal VLADA desenvolvido pela equipe do LAC. Testes Finais do Protótipo do Ambiente VLADA 1.0 realizados.
UCTE4.17 - Realizar atividade de pesquisa e desenvolvimento em modelagem computacional, assimilação de dados e de sistemas computacionais para aplicações espaciais e ambientais.i) Transferência de Tecnologia de Modelos, Arquiteturas de Sistemas e Ferramentas Computacionais para Aplicação em Clima Espacial iniciada. ii) Simulação e Validação de Modelos Físico-Matemáticos baseados em Computação Híbrida (CPU e GPU) iniciadas. iii) Desenvolvimento e Testes das Ferramentas para Mineração, Visualização e Analise Computacional de Series Temporais iniciados. i) Foram desenvolvidas, sob a Coordenação do LAC, dois Sistemas de Software para o Programa de Clima Espacial. Um sistema encontra-se em Operação: O Sistema de Mapeamento da Cintilação da Ionosfera e outro em fase de teste: Detecção de Explosão Solar Utilizada o Espectrômetro Callisto. ii) Um Simulador (hardware e software) de N-corpos em ambiente GPU/CUDA para aplicações em cosmologia computacional. iii) Foram desenvolvidas aplicações e componentes de Software reutilizáveis específicos para análise e visualização de dados espaço-temporais, como parte do projeto CNPq/AEB (Framework para desenvolvimento de aplicações para disseminação de dados de missões espaciais). Sete artigos técnicos submetidos a eventos internacionais e revistas.
UCTE4.18 - Desenvolver sistema para confecção de mapas de densidade de atividades convectivas utilizando informações de descargas elétricas.Desenvolvimento, aperfeiçoamento e teste de Algoritmos para a identificação de padrões associadas a atividade convectiva severa nas variáveis do modelo ETA realizados. Foi desenvolvido um software para geração de campos de densidade de descargas elétricas, o EDDA e vários algoritmos para identificação de padrões associados a atividade convectiva severa.
InstrumentoMetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
PTCR1.01 - Desenvolver condutor térmico de alta performance através de deposição de diamante-CVD em fibras de carbono.- Resultado antecipado e alcançado. i) Foram confeccionadas amostras de diamante CVD sobre fibra de carbono, porém o resultado não ficou bom sob o ponto de vista de propriedades mecânicas. ii) Foram confeccionadas amostras de diamante CVD sobre fios de tungstênio e os resultados foram promissores. A deposição resultou num diamante - CVD de boa qualidade e com boa uniformidade de deposição sobre toda a superfície dos fios, formando um condutor térmico.
PTCR2.01 - Qualificar processo de deposição de diamante DLC para aplicação espacial.Caracterização e ajuste de parâmetros do processo de crescimento de filme DLC com inserção de nanopartícula de diamante. Determinados os parâmetros óptimos para o processo de crescimento.
PTCR3.01 - Desenvolver até 2014 giroscópio MEMS para voar como experimento.i) Todos processos e Equipamento s de micro-fabricação do laboratório operantes; ii) Reator de Corrosão Profunda Instalado e Comissionado pela Oxford. Ainda sendo preparado o local para a instalação do Reator de Corrosão Profunda à Plasma (DRIE).
PTCR4.01 - Desenvolver e qualificar até 2015 um propulsor iônico para voar como experimento.Testes comparativos de desempenho entre catodos ocos com insertos contendo Carbonatos e Aluminatos realizados. Os testes térmicos estão ainda em andamento. Foi necessário a implementação de instrumento virtual em plataforma LabView para processamento de dados do dispositivo.
PTCR5.01 - Qualificar, até 2014, processo de implantação iônica em polímeros.i) Continuação dos testes em Kapton; ii) Tratamentos de fibras de carbono; iii) Acompanhamento do processo de compra do GDOES. Resultado parcialmente alcançado. Trabalho finalizado para os testes em Kapton. Este trabalho resultou em tema de dissertação de mestrado de aluno de pós-graduação da área de Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores. Os testes com fibra de carbono não foram realizados e o processo de compra do GDOS ainda está em andamento.
PTCR5.02 - Montar até 2013 um sistema de implantação iônica dedicado para aplicação espacial.Operação do pulsador de alta tensão e da fonte de plasma; primeiras implantações em materiais no 3IP-CE realizadas. Houve falhas no funcionamento do pulsador. O equipamento está sendo reparado pelo fabricante.
PTCR5.03 - Desenvolver até 2013 cerâmicas de emissividade variável com a temperatura, para uso em controle térmico de satélites.Medidas de emissividade das cerâmicas sinterizadas em função da temperatura. Duas classes de amostras cerâmicas estão prontas e caracterizadas por Raios-X, MEV e EDX. Foram realizadas medições de emissividade em temperatura ambiente.
PTCR6.01 - Implantar até 2014 processos e metodologias para qualificar componentes eletrônicos para uso espacial.i) Inicio fabricação do DUT; ii) Desenvolvimento do processo para desencapsular FPGA.
PTCR6.02 - Desenvolver, até 2014, sistema de compressão de dados para câmeras de imageamento.i) Implementação do JPEG-XR com otimização para hardware; ii) Familiarização com o kit do FPGA da ACTEL.
UCTE2.02 - Implantar um novo sistema para tratamento de superfícies de componentes de satélites por 3IP.Descargas em plasma com parâmetros controlados obtidas. Obtidas as descargas em plasma com parâmetros controlados.
UCTE2.03 - Atualizar, operacionalizar e manter o BTSA e realizar testes de propulsores.i) Aferição de sensores e instrumentos novos iniciada. ii) Testes com catalisadores do LCP (35N) realizados. iii) Operações de manutenção preventiva no BTSA realizadas. iv) Equipamento ICP/OES p/ análise de propelentes e metais em catalisadores implantado. i) Aferição de sensores e instrumentos novos iniciados. ii) Realizados os testes com catalisadores do LCP (35N) usando rutênio e carbetos. iii) Realizadas as operações de manutenção preventiva no BTSA. iv) Elaborada RC para equipamento ICP/OES p/ análise de propelentes e metais em catalisadores.
UCTE2.04 - Expansão da Centro de Processamento de Alto Desempenho.Pesquisa em novas técnicas e Métodos Consistentes de Assimilação de Dados para o SUPIM: Filtro de Kalman realizada. Foram realizadas: Analise e Projeto do Banco de Dados do Sistema de Ionossondas Digitais possibilitando a futura assimilação de dados e pesquisas com a Implantação de Filtros.
UCTE3.01 - Realização de testes de desenvolvimento de propulsores da ETE.-
UCTE3.02 - Produção de catalisadores para propulsores da ETE.i) Moldagem e caracterização de lotes de materiais precursores do carbeto para propulsor de 400N realizadas. ii) Recebimento e instalação de equipamento ICP/OES p/ análise de propelentes e metais em catalisadores, realizada. iii) Impregnação de catalisador Ir/Ru para propulsor monopropelente 400N realizada. i) Realizada a moldagem e caracterização de lotes de materiais precursores do carbeto (WO3) para propulsor de 400N. ii) Elaborada RC para equipamento ICP/OES p/ análise de propelentes e metais em catalisadores. iii) Impregnação de catalisador Ir/Ru para propulsor monopropelente 400N não realizada. Aguardando fornecimento de alumina.
UCTE3.03 - Produção de catalisadores para propulsores da plataforma multimissão (PMM).i) Moldagem e caracterização de lotes de materiais precursores da alumina realizadas. ii) Melhoria no sistema de preparação dos catalisadores de irídio: materiais adquiridos. i) Realizada a moldagem e caracterização de lotes de materiais precursores da alumina. ii) Melhoria no sistema de preparação dos catalisadores de irídio não realizada por falta de recursos.
UCTE3.04 - Projeto e operacionalização de sistema para testes de compatibilidade de materiais de tanque de hidrazina para PMM.Testes de compatibilidade de elastômeros, formulados segundo ASTM, executados. Meta adiada para 2013.
UCTE3.05 - Realização de testes de desenvolvimento de propulsores da PMM.- Testes completos do subsistema propulsivo da PMM realizados na câmara de vácuo do BTSA.
UCTE3.06 - Desenvolvimento de modelo de voo de um propulsor de plasma pulsado.i) Projeto RISE, submetido à FAPESP, aprovado, contrato assinado e iniciado. ii) Reparos e testes de bancada com o UniSat-5 PPT realizados. iii) Projeto da Câmara de Vácuo 2x4m iniciado. i) Projeto RISE em processo de reavaliação pela FAPESP. ii) Reparos e testes de bancada com o UniSat-5 PPT não realizados por falta de recursos. iii) Projeto da Câmara de Vácuo 2x4m iniciado.
UCTE3.07 - Desenvolvimento de propulsores e funcionamento do laboratório de análise de propelentes.i) Aquisição de equipamento ICP/OES p/ análise de propelentes e metais em catalisadores, realizada. ii) Participação no WG6 da ABNT sobre materiais e sistemas espaciais em reunião Plenária da ISO em São Paulo realizada. iii) Propulsor híbrido de polietileno e N2O4 construído. i) Elaborada RC para equipamento ICP/OES para análise de propelentes e metais em catalisadores. ii) Participação no WG6 da ABNT sobre materiais e sistemas espaciais em reunião Plenária da ISO. iii) Propulsor híbrido de polietileno e N2O4 em construção.
UCTE3.08 - Aprimoramento da balança de empuxo para testes de propulsores iônicos.Instalação de um freio magnético na balança de empuxo. Freio Instalado.
UCTE3.09 - Caracterização do feixe de elétrons com fonte fotoelétrica e calibração do detetor ELISA/LATTES (determinação do fator geométrico).Inicio da determinação do Fator geométrico do analisador ELISA/LATTES. Resultado adiado para o 2o semestre de 2012.
UCTE3.10 - Desenvolver até 2013 técnicas de caracterização de células solares de múltiplas junções (CSMJ) de uso espacial.-
UCTE3.11 - Desenvolver até 2013 cerâmicas para blindagem de radiação ionizante para uso em satélites.Desenvolvimento de técnicas específicas de caracterização das cerâmicas finalizado. Estudos preliminares ainda em andamento.
UCTE4.01 - Desenvolver até 2013 sensores ambientais eletroquímicos de diamante de diamante/titânio para degradação de orgânicos (tratamento de água).Reator para limpeza de água por degradação de orgânicos instalado. Reator de limpeza de água instalado e operacional.
UCTE4.02 - Desenvolvimento do uso de materiais poliméricos para conversão de energia (supercapacitores e baterias).Caracterização morfológica e estrutural realizada. Ainda estão sendo realizados testes em polímeros a serem utilizados em supercapacitores. e baterias.
UCTE4.03 - Desenvolver até 2013 pares tribológicos à base de DLC.Parâmetros de deposição de filmes de DLC com o líquido precursor contendo as nanopartículas otimizados. Realizados testes do processo de dispersão de nanopartículas em líquido precursor do crescimento de DLC.
UCTE4.04 - Desenvolver até 2013 unidade remota de monitoramento ambiental (URMA).Sensores instalados e testados nas torres. Duas unidades instaladas e em operação realizando testes.
UCTE4.05 - Desenvolver até 2013 radiômetros solares.Eletrônica do radiômetro UV desenvolvida. Eletrônica do radiômetro Uv em desenvolvimento.
UCTE4.06 - Desenvolver até 2015, sensores cerâmicos nanoestruturados para monitoramento de humidade do ar e de solos, com aplicação no monitoramento ambiental da Floresta Amazônica e deslizamento de encostas.Calibração dos sistemas sensores realizada. Os elementos sensores capacitivos estão prontos e caracterizados. O desenvolvimento da parte eletrônica junto à empresa nacional foi iniciado; a calibração somente poderá ser feita após o término desta fase.
UCTE4.07 - Desenvolver experimentos em microgravidade a bordo da ISS e do VSB-30.Solidificação de ligas eutéticas em ambiente de alta gravidade (centrífuga) e baixa gravidade (drop tube). Publicação de artigos. Continua a análise dos dados obtidos na operação Maracati II; artigo publicado em revista especializada internacional. Aprimoramento do forno de solidificação de ligas para experimento à bordo da ISS.
UCTE4.08 - Realizar estudo de crescimento de nanotubos de carbono para aplicação em compósitos estruturais, sensores, supercapacitores e filtros especiais.Corpos de prova de compósitos com fibras de carbono e nanotubos confeccionados; testes de mobilidade realizados. Confeccionadas amostras e compósitos; corpos de prova sendo preparados para ensaios mecânicos.
UCTE4.09 - Estudar e Desenvolver até 2013 processo para obtenção de filmes de Diamante CVD monocristalino.-- Montagem do Reator em andamento; submetido projeto à FAPESP visando apoio financeiro à essa atividade.
UCTE4.10 - Realizar até 2013 pesquisa em nanoestruturas semicondutoras de compostos IV-VI fabricadas por eptaxia de feixe molecular (MBE).Crescimento de camadas epitaxiais e caracterização de amostras realizados. Crescimento de camadas epitaxiais reiniciado após concerto do reator BEM.
UCTE4.11 - Desenvolver até 2013 técnicas químicas de obtenção de nanopós de alumina, zircônia e óxido de ferro e até 2014 cerâmicas e recobrimentos micro e nanoestruturados para aplicações espaciais e ambientais.Técnicas de processa mento de cerâmicas nanoestruturadas com porosidade controladas desenvolvidas. Técnicas desenvolvidas; materiais sendo produzidos continuamente para testes.
UCTE4.12 - Desenvolver experimentos com guias de ondas carregados com anéis ressonantes e Confecção de metamateriais com permitividade elétrica menor que 1 para aumento de diretividade e ganho de antenas cornetas na banda X.Metamateriais com permitividade menor que 1 confeccionados. Concluídos os estudos analíticos acompanhados de simulação eletromagnética. Finalizada a etapa de confecção de metamateriais com permitividade elétrica menor que 1 usando um arranjo periódico de fios metálicos.
UCTE4.13 - Desenvolver catalisadores e materiais para aplicações espaciais, ambientais e industriais.i) Moldagem e caracterização de lotes de suportes alumina-nióbia para propulsor de 5N realizadas. ii) Atividade de metais preciosos como promotores do catalisador cobalto - nanofibras de carbono na reação de Fischer Tropsch testada. iii) Catalisadores de óxidos mistos para decomposição de H2O2 caracterizados. i) Moldagem e caracterização de lotes de suportes alumina-nióbia para propulsor de 5N em fase final de execução. ii) Atividade de metais preciosos como promotores do catalisador cobalto - nanofibras de carbono na reação de Fischer Tropsch não testada. Catalisadores caracterizados. iii) Catalisadores de óxidos mistos para decomposição de H2O2 caracterizados.
UCTE4.14 - Realizar atividades de P&D&I em transportadores de oxigênio e catalisadores para processos de combustão com captura de CO2.Projeto e construção de protótipo de reator interconectado de combustão via recirculação química realizados. Projeto e construção de protótipo de reator interconectado de combustão via recirculação química em andamento.
UCTE4.15 - Realizar atividades de P&D&I em combustão.i) Testes de injetores de biocombustíveis realizados. ii) Câmara de combustão para queima sem chama construída. iii) Treinamento no laboratório de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra em Portugal realizado. i) Testes de injetores de biocombustíveis realizados. ii) Câmara de combustão para queima sem chama em construção. iii) Treinamento no laboratório de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra em Portugal cancelado devido a atividades de pesquisa na Amazônia. Transferido para 2013. iv) Coleta de dados em Alta Floresta, MT, e Rio Branco (AC) para quantificar carbono sequestrado, em andamento.
UCTE4.16 - Disponibilizar e Avaliar a Primeira Versão do VLADA - Laboratório Virtual para Análise Avançada de Dados e adequá-lo as demandas dos programas do INPE.Ambiente VLADA disponibilizado aos grupos de pesquisa do INPE para Avaliação de Desempenho. Realizados testes operacionais no Sistema VLADA com a utilização algoritmos de DFA (detrended fluctuation analysis). Envolvimento de pessoal e montagem do ambiente de manutenção do Sistema. Disponibilizado o Ambiente para um Grupo Controlado.
UCTE4.17 - Realizar atividade de pesquisa e desenvolvimento em modelagem computacional, assimilação de dados e de sistemas computacionais para aplicações espaciais e ambientais.-- Não existem resultados esperados para esse 2º trimestre, no entanto, os projetos iniciados no 1º trimestre tiveram continuidade com vários resultados: i) Aquisição e adaptação de parte do sistema de PAD para uso de Unidades Gráficas de Processamento (GPU) com tecnologia NVIDIA/CUDA, OpenCL e OpenACC para atender os projetos de simulação de N-corpos em cosmologia computacional e sistema de representação massiva de dados para o Programa de Clima Espacial, processamento de parametrização de Processos físicos em modelos de previsão atmosférica. ii) Testes do Sistema de Detecção de Explosão Solar Utilizada o Espectrômetro Callisto. iii) Foram desenvolvidas aplicações e componentes de Software reutilizáveis específicos para análise e visualização de dados espaço-temporais, como parte do projeto CNPq/AEB (Framework para desenvolvimento de aplicações para disseminação de dados de missões espaciais). Vários artigos técnicos submetidos a eventos internacionais e revistas.
UCTE4.18 - Desenvolver sistema para confecção de mapas de densidade de atividades convectivas utilizando informações de descargas elétricas.Validação dos padrões com outros dados e imagens meteorológicos realizada. Validação dos padrões com outros dados e imagens metereológicos não finalizada.
InstrumentoMetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
PTCR1.01 - Desenvolver condutor térmico de alta performance através de deposição de diamante-CVD em fibras de carbono.Aprimoramento do processo de crescimento de diamante CVD em maços de fios capilares de tungstênio. Meta adiada para 2013.
PTCR2.01 - Qualificar processo de deposição de diamante DLC para aplicação espacial.Continuação da caracterização e ajuste de parâmetros do processo de crescimento de filme DLC com inserção de nanopartícula de diamante. Caracterização do filme DLC com nano partícula de diamante nas condições do ambiente espacial sendo realizada.
PTCR3.01 - Desenvolver até 2014 giroscópio MEMS para voar como experimento.i) Inicio da fabricação da estrutura fundamental da 1a versão do giroscópio; ii) Bancada de testes sendo instalada. Terminada a preparação do local; Reator de Corrosão Profunda à Plasma (DRIE) no local e em fase de instalação.
PTCR4.01 - Desenvolver e qualificar até 2015 um propulsor iônico para voar como experimento.Montagem do novo modelo de propulsor iônico PION5-Q (modelo de pré-qualificação espacial). Testes térmicos com catodo redundante revelaram a necessidade de reprojetar o sistema de aquecimento tanto em relação a geometria quanto aos materiais empregados. Espera-se com estas modificações que o consumo de potência de aquecimento fique em níveis aceitáveis para missões espaciais.
PTCR5.01 - Qualificar, até 2014, processo de implantação iônica em polímeros.i) Continuação dos testes em Kapton; ii) Tratamentos de fibras de carbono; iii) Acompanhamento do processo de compra do GDOES. Os testes foram realizados com êxito. O sistema GDOES não será comprado neste ano.
PTCR5.02 - Montar até 2013 um sistema de implantação iônica dedicado para aplicação espacial.Continuações de implantações iônicas em materiais no dispositivo 3IP-CE. O pulsador do sistema elétrico foi reparado e todo o conjunto está operacional.
PTCR5.03 - Desenvolver até 2013 cerâmicas de emissividade variável com a temperatura, para uso em controle térmico de satélites.Aprimoramento dos processos de obtenção do pó e de sinterização. A otimização dos processos de obtenção do pó foi alcançada; a otimização da sinterização está em andamento.
PTCR6.01 - Implantar até 2014 processos e metodologias para qualificar componentes eletrônicos para uso espacial.i) Conclusão da fabricação do DUT; ii) Elaboração da especificação de teste de radiação (TID e SEE) do FPGA.
PTCR6.02 - Desenvolver, até 2014, sistema de compressão de dados para câmeras de imageamento.i) Avaliação e testes do JPEG-XR otimizado; ii) Adaptação do código do JPEG-LS em hardware para o kit da ACTEL.
UCTE2.02 - Implantar um novo sistema para tratamento de superfícies de componentes de satélites por 3IP.Amostras de silício e caracterização para verificação da eficiência do processo no novo sistema tratadas. Amostras de silício e caracterização para verificação da eficiência do processo no novo sistema tratadas.
UCTE2.03 - Atualizar, operacionalizar e manter o BTSA e realizar testes de propulsores.i) Processo para aquisição de novo sistema de aquisição da dados do BTSA iniciado. ii) Aferição de sensores e instrumentos novos realizada. iii) Operações de manutenção preventiva no BTSA realizadas. i) Processo para aquisição de novo sistema de aquisição da dados do BTSA não iniciado por falta de recursos. ii) Aferição de sensores e instrumentos novos realizada. iii) Operações de manutenção preventiva no BTSA realizadas em parte, pois o processo de compras para manutenção na caixa d´água de 30.000 l do BTSA foi elaborada, mas cancelada por alteração na natureza de despesa.
UCTE2.04 - Expansão da Centro de Processamento de Alto Desempenho.Pesquisa em novas técnicas e Métodos Consistentes de Assimilação de Dados para o SUPIM: Redes Neurais realizada. Pesquisa em novas técnicas e Métodos Consistentes de Assimilação de Dados para o SUPIM realizadas: Redes Neurais realizada. Uma Publicação Concretizada.
UCTE3.01 - Realização de testes de desenvolvimento de propulsores da ETE.Testes em propulsores de 200 N da ETE realizados. i) Testes em propulsores de 400 N da ETE realizados, em vez de 200 N.
UCTE3.02 - Produção de catalisadores para propulsores da ETE.i) Preparação e caracterização de lotes de carbeto para propulsor de 400N realizadas. ii) Impregnação de catalisador Ir/Ru para propulsor monopropelente 400N realizada. iii) Caracterização de catalisadores Ir/Ru para os propulsores monopropelentes 200 N e 400N realizada. i) Preparação e caracterização de lotes de carbeto para propulsor de 400N não realizadas. ii) Impregnação de catalisador Ir/Ru para propulsor monopropelente 400N não realizada. iii) Caracterização de catalisadores Ir/Ru para propulsor monopropelente 200 N realizada e para propulsor de 400 N não realizada.
UCTE3.03 - Produção de catalisadores para propulsores da plataforma multimissão (PMM).Preparação e caracterização de lotes de alumina realizadas. Preparação e caracterização de lotes de alumina não realizadas.
UCTE3.04 - Projeto e operacionalização de sistema para testes de compatibilidade de materiais de tanque de hidrazina para PMM.i) Proposta de teste de longevidade de compatibilidade de hidrazina/elastômero discutida. ii) Testes de compatibilidade de novas amostras de elastômeros aperfeiçoados, executados. Meta adiada para 2013.
UCTE3.05 - Realização de testes de desenvolvimento de propulsores da PMM.-
UCTE3.06 - Desenvolvimento de modelo de voo de um propulsor de plasma pulsado.i) Testes preliminares com o propulsor do UniSat-5 na câmara de vácuo 'T' realizados. ii) Projeto da câmara de vácuo concluído. iii) Bombas mecânicas e criogênicas para a câmara de vácuo especificadas. i) Testes preliminares com o propulsor do UniSat-5 na câmara de vácuo 'T' adiados. ii) Projeto da câmara de vácuo concluído. iii) Bombas mecânicas e criogênicas para a câmara de vácuo especificadas.
UCTE3.07 - Desenvolvimento de propulsores e funcionamento do laboratório de análise de propelentes.i) Análises de impurezas na hidrazina (Cl, Fe, anilina etc.) implantadas. ii) Participação no WG6 da ABNT sobre materiais e sistemas espaciais realizada. iii) Novos modelos de escoamentos rarefeitos desenvolvidos. i) Análises de impurezas na hidrazina (Cl, Fe, anilina etc.) implantadas. ii) Participação no WG6 da ABNT sobre materiais e sistemas espaciais realizada. iii) Novos modelos de escoamentos rarefeitos desenvolvidos.
UCTE3.08 - Aprimoramento da balança de empuxo para testes de propulsores iônicos.Calibração da balança de empuxo com freio magnético. Não realizada Calibração da balança de empuxo com freio magnético.
UCTE3.09 - Caracterização do feixe de elétrons com fonte fotoelétrica e calibração do detetor ELISA/LATTES (determinação do fator geométrico).- Meta adiada para o 1º semestre de 2013.
UCTE3.10 - Desenvolver até 2013 técnicas de caracterização de células solares de múltiplas junções (CSMJ) de uso espacial.Aquisição de um simulador solar para caracterização de células solares de múltipla junção. Meta adiada para 2013.
UCTE3.11 - Desenvolver até 2013 cerâmicas para blindagem de radiação ionizante para uso em satélites.Desenvolvimento de técnica de caracterização das cerâmicas quanto à capacidade de blindagem de radiação ionizante. Meta adiada para 2013.
UCTE4.01 - Desenvolver até 2013 sensores ambientais eletroquímicos de diamante de diamante/titânio para degradação de orgânicos (tratamento de água).Caracterização Física e Química dos eletrodos de diamante dopado com Boro realizada. Feitas as caracterizações por Raios X, Microscopia Eletrônica, Espectroscopia Raman e testes de Impedância Eletroquímica.
UCTE4.02 - Desenvolvimento do uso de materiais poliméricos para conversão de energia (supercapacitores e baterias).Caracterização eletroquímica dos compósitos poliméricos realizada. Realizadas as caracterizações morfológicas e eletroquímicas dos compósitos poliméricos.
UCTE4.03 - Desenvolver até 2013 pares tribológicos à base de DLC.Filmes espessos com baixo 'stress' obtidos e caracterizados mecânica e tribologicamente. Concomitantemente continuam sendo realizados testes do processo de dispersão de nanopartículas em líquido precursor do crescimento de DLC, estudo dos parâmetros de deposição e caracterização mecânica dos filmes obtidos.
UCTE4.04 - Desenvolver até 2013 unidade remota de monitoramento ambiental (URMA).Testes do sistema de aquisição e comunicação de dados realizados. Três torres instaladas, em operação, realizando testes.
UCTE4.05 - Desenvolver até 2013 radiômetros solares.Radiômetro UV testado. Eletrônica do radiômetro UV ainda em desenvolvimento.
UCTE4.06 - Desenvolver até 2015, sensores cerâmicos nanoestruturados para monitoramento de humidade do ar e de solos, com aplicação no monitoramento ambiental da Floresta Amazônica e deslizamento de encostas.i) Instalação e Coleta de dados dos sensores para o monitoramento da Floresta Amazônica. II) Instalação e coleta de dados de sensores de monitoramento de umidade de solo em encostas. Foi necessário reformular o projeto dos elementos sensores, os quais estão em fase final de testes.
UCTE4.07 - Desenvolver experimentos em microgravidade a bordo da ISS e do VSB-30.Testes do circuito eletrônico e elétrico do forno para experimento a bordo da ISS. Montagem final do forno VSB-30 e testes de solidificação. Testes do forno ISS e do módulo de controle. Publicação de artigos especializados.
UCTE4.08 - Realizar estudo de crescimento de nanotubos de carbono para aplicação em compósitos estruturais, sensores, supercapacitores e filtros especiais.Filtros de nanotubo superhidrofóbicos; testes de filtragem de água e óleo confeccionados. As metas do 1º e 2º trimestres foram completadas, porém os resultados apontaram para a necessidade de confecção de novas amostras e testes. Os testes relativos ao 3º trimestre continuam em andamento.
UCTE4.09 - Estudar e Desenvolver até 2013 processo para obtenção de filmes de Diamante CVD monocristalino.Montagem do Reator de Crescimento e Estudos para determinação dos parâmetros de crescimento dos filmes finalizada. A montagem do Reator ainda em andamento; submetido projeto à FAPESP visando apoio financeiro à essa atividade.
UCTE4.10 - Realizar até 2013 pesquisa em nanoestruturas semicondutoras de compostos IV-VI fabricadas por eptaxia de feixe molecular (MBE).Comparação e análise de resultados realizados. Análises realizadas e resultados inéditos já apresentados na '31st International Conference on Physics of Semiconductors'. Artigo publicado em periódico especializado.
UCTE4.11 - Desenvolver até 2013 técnicas químicas de obtenção de nanopós de alumina, zircônia e óxido de ferro e até 2014 cerâmicas e recobrimentos micro e nanoestruturados para aplicações espaciais e ambientais.Técnicas de processamento de cerâmicas nanoestruturadas densas desenvolvidas. Técnica de processamento desenvolvida para zircônia; em desenvolvimento para óxido de ferro e alumina.
UCTE4.12 - Desenvolver experimentos com guias de ondas carregados com anéis ressonantes e Confecção de metamateriais com permitividade elétrica menor que 1 para aumento de diretividade e ganho de antenas cornetas na banda X.Metamateriais sob a incidência de ondas planas em espaço livre caracterizados. Concluídos os testes de caracterização de uma antena corneta em banda X carregada com um arranjo periódico de fio metálicos paralelos.
UCTE4.13 - Desenvolver catalisadores e materiais para aplicações espaciais, ambientais e industriais.i) Preparação e caracterização de lotes de alumina-nióbia realizadas. ii) Catalisadores de óxidos mistos para decomposição de H2O2 testados em propulsores de 2 N. i) Preparação e caracterização de lotes de alumina-nióbia realizadas. ii) Catalisadores de óxidos mistos para decomposição de H2O2 testados em propulsores de 2 N.
UCTE4.14 - Realizar atividades de P&D&I em transportadores de oxigênio e catalisadores para processos de combustão com captura de CO2.i) Projeto de P&D atual INPE/PETROBRAS concluído. ii) Segundo projeto de P&D INPE/PETROBRAS iniciado. i) Projeto de P&D atual INPE/PETROBRAS prorrogado até dezembro de 2012. ii) Segundo projeto de P&D INPE/PETROBRAS em análise pelo CJU.
UCTE4.15 - Realizar atividades de P&D&I em combustão.i) Apresentação dos resultados de combustão de biomassa realizada. ii) Novos modelos teóricos de combustão desenvolvidos. iii) Construção do prédio de Aplicações em Combustão e Gaseificação (TC INPExPetrobras) concluído. i) Apresentação dos resultados de combustão de biomassa realizada. ii) Novos modelos teóricos de combustão desenvolvidos. iii) Construção do prédio de Aplicações em Combustão e Gaseificação (TC INPExPetrobras) em fase final. Conclusão prevista para dezembro de 2012.
UCTE4.16 - Disponibilizar e Avaliar a Primeira Versão do VLADA - Laboratório Virtual para Análise Avançada de Dados e adequá-lo as demandas dos programas do INPE.Sugestões provenientes da avaliação de Desempenho implantadas. Ambiente VLADA montado e Operacional. Sugestões de melhorias implantadas.
UCTE4.17 - Realizar atividade de pesquisa e desenvolvimento em modelagem computacional, assimilação de dados e de sistemas computacionais para aplicações espaciais e ambientais.-
UCTE4.18 - Desenvolver sistema para confecção de mapas de densidade de atividades convectivas utilizando informações de descargas elétricas.Testes operacionais dos padrões validados. Validação dos padrões com outros dados e imagens metereológicos finalizada. Testes operacionais dos padrões validados.
InstrumentoMetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
PTCR1.01 - Desenvolver condutor térmico de alta performance através de deposição de diamante-CVD em fibras de carbono.Desenvolvimento do processo de crescimento de diamante CVD em maços de fios capilares de tungstênio. Meta adiada para 2013.
PTCR2.01 - Qualificar processo de deposição de diamante DLC para aplicação espacial.Caracterização do filme DLC com nano partícula de diamante nas condições do ambiente espacial. Caracterização do filme DLC com nano partícula de diamante nas condições do ambiente espacial, em andamento. Concluiu-se uma nova metodologia de introdução de nanopartículas, que se encontra em fase de testes.
PTCR3.01 - Desenvolver até 2014 giroscópio MEMS para voar como experimento.i) Conclusão e ocupação do anexo para testes , manutenção e operações incompatíveis com sala limpa; ii) Estrutura fundamental da 1ª versão do giroscópio fabricada e sendo caracterizada. i) O projeto e compra da obra foi encaminhada e ainda está tramitando no INPE. Espera-se a conclusão (se for comprada) no 1º semestre de 2013. ii) Ainda não foi possível terminar a operacionalização dos outros processos e da infraestrutura do laboratório, e completar a operacionalização do reator DRIE no 1o semestre de 2013.
PTCR4.01 - Desenvolver e qualificar até 2015 um propulsor iônico para voar como experimento.Instalação do PION5-Q na câmara de testes e realização de testes preliminares de funcionamento. Implementação de uma sonda de Langmuir automatizada utilizando plataforma LabView. Realizados testes de desempenho de catodos ocos com insertos óxidos empregando sonda eletrostática automatizada. Montagem do PION5-Q adiada para 2014.
PTCR5.01 - Qualificar, até 2014, processo de implantação iônica em polímeros.i) Término dos testes em Kapton; ii) Testes de cisalhamento de compósitos melhorados por implantação iônica; iii) Finalização do processo de compra do equipamento GDOES. Meta adiada para 2013. O GDOES deve ser adquirido em 2013.
PTCR5.02 - Montar até 2013 um sistema de implantação iônica dedicado para aplicação espacial.Análises de amostras de materiais tratados por implantação iônica por raio-x, medidas de resistência a corrosão e tribologia realizadas. Implantações iônicas em materiais no dispositivo 3IP-CE realizadas e análises de amostras de materiais tratados por implantação iônica em andamento
PTCR5.03 - Desenvolver até 2013 cerâmicas de emissividade variável com a temperatura, para uso em controle térmico de satélites.Testes mecânicos e análise comparativa dos resultados, entre as composições realizados. As cerâmicas microestruturadas foram obtidas e caracterizadas. Não foram realizados as medições de emitância em função da temperatura no LIT, pois aguarda-se em fila de espera o uso dos equipamentos para este teste.
PTCR6.01 - Implantar até 2014 processos e metodologias para qualificar componentes eletrônicos para uso espacial.Teste de radiação (TID) do FPGA.
PTCR6.02 - Desenvolver, até 2014, sistema de compressão de dados para câmeras de imageamento.i) Preparação da documentação do JPEG-XR otimizado; ii) Testes do código do JPEG-LS em hardware para o kit da ACTEL.
UCTE2.02 - Implantar um novo sistema para tratamento de superfícies de componentes de satélites por 3IP.Substratos metálicos e de ligas metálicas de uso no setor espacial tratados. Foram realizados tratamentos 3IP em substratos metálicos e ligas metálicas. As análises das superfícies ainda estão em andamento visando a otimização do processo.
UCTE2.03 - Atualizar, operacionalizar e manter o BTSA e realizar testes de propulsores.i) Recebimento e implantação do novo sistema de aquisição e tratamento de dados iniciados. ii) Operações de manutenção preventiva no BTSA realizadas. i) Recebimento e implantação do novo sistema de aquisição e tratamento de dados não efetuados, por falta de recursos. ii) Operações de manutenção preventiva no BTSA realizadas em parte, pois o processo de compras para manutenção na caixa d´água de 30.000 l do BTSA foi elaborada, mas cancelada por alteração na natureza de despesa.
UCTE2.04 - Expansão da Centro de Processamento de Alto Desempenho.Pesquisa e avaliação dos modelos de assimilação com dados reais de Digisonda e Radio Ocultação realizada. Primeira Etapa da Pesquisa e avaliação dos modelos de assimilação com dados reais de Digisonda e Radio Ocultação realizado.
UCTE3.01 - Realização de testes de desenvolvimento de propulsores da ETE.- Testes realizados.
UCTE3.02 - Produção de catalisadores para propulsores da ETE.i) Impregnação com irídio e caracterização de lotes de suporte para propulsor de 400N realizadas. ii) Caracterização de catalisador Ir/Ru para propulsor monopropelente realizada. i) Impregnação com irídio e caracterização de lotes de suporte para propulsor de 400N não realizadas. ii) Caracterização de catalisador Ir/Ru para propulsor monopropelente de 200 N realizada.
UCTE3.03 - Produção de catalisadores para propulsores da plataforma multimissão (PMM).i) Impregnação com irídio e caracterização de lotes de suporte alumina realizadas. ii) Melhoria no sistema de preparação dos catalisadores de irídio: sistemas montados e lote de catalisador preparado. i) Impregnação com irídio e caracterização de lotes de suporte alumina não realizadas. ii) Melhoria no sistema de preparação dos catalisadores de irídio não realizada por falta de recursos.
UCTE3.04 - Projeto e operacionalização de sistema para testes de compatibilidade de materiais de tanque de hidrazina para PMM.i) Testes de longevidade de compatibilidade iniciados. ii) Documentos de testes elaborados. Meta adiada para 2013.
UCTE3.05 - Realização de testes de desenvolvimento de propulsores da PMM.- Testes realizados.
UCTE3.06 - Desenvolvimento de modelo de voo de um propulsor de plasma pulsado.i) Projeto Básico da obra de reforma no BTSA para implantação do laboratório de propulsão elétrica concluído. ii) Especificação da balança de empuxo do laboratório de propulsão elétrica iniciada. i) Projeto Básico da obra de reforma no BTSA para implantação do laboratório de propulsão elétrica não finalizado. Aguardando recursos FAPESP. ii) Especificação da balança de empuxo do laboratório de propulsão elétrica finalizada.
UCTE3.07 - Desenvolvimento de propulsores e funcionamento do laboratório de análise de propelentes.i) Participação no WG6 da ABNT sobre materiais e sistemas espaciais realizada. ii) Participação na reunião Fall Meeting da ISO nos Estados Unidos realizada. iii) Testes de propulsor híbrido de polietileno e N2O4 realizados. i) Participação no WG6 da ABNT sobre materiais e sistemas espaciais realizada. ii) Participação na reunião Fall Meeting da ISO nos Estados Unidos não realizada por falta de recursos. iii) Testes de ignição de propulsor híbrido de polietileno e N2O4 realizados.
UCTE3.08 - Aprimoramento da balança de empuxo para testes de propulsores iônicos.- Não realizada Calibração da balança de empuxo com freio magnético.
UCTE3.09 - Caracterização do feixe de elétrons com fonte fotoelétrica e calibração do detetor ELISA/LATTES (determinação do fator geométrico).Finalizada a determinação do fator geométrico do analisador ELISA/LATTES. Meta adiada para 2013.
UCTE3.10 - Desenvolver até 2013 técnicas de caracterização de células solares de múltiplas junções (CSMJ) de uso espacial.Instalação de um simulador solar para caracterização de células solares de múltipla junção. Meta adiada para 2013.
UCTE3.11 - Desenvolver até 2013 cerâmicas para blindagem de radiação ionizante para uso em satélites.Análise dos resultados integrados realizada. Meta adiada para 2013.
UCTE4.01 - Desenvolver até 2013 sensores ambientais eletroquímicos de diamante de diamante/titânio para degradação de orgânicos (tratamento de água).Testes dos eletrodos e testes no reator de limpeza de água realizados. Realizados os testes nos eletrodos no reator de limpeza de água e também as análises de TOC, HPLC e CLAE para a degradação do profenofós utilizando o reator e os eletrodos.
UCTE4.02 - Desenvolvimento do uso de materiais poliméricos para conversão de energia (supercapacitores e baterias).Testes de ciclo e carga e descarga para bateria e supercapacitores com material polimérico realizados. Realizados os testes de carga e descarga e testes de vida útil em escala laboratorial nos compósitos poliméricos.
UCTE4.03 - Desenvolver até 2013 pares tribológicos à base de DLC.Filmes em meio ambiente e no vácuo caracterizados. Estes estudos continuam em andamento com mais testes do processo de dispersão de nanopartículas em líquido precursor, definido alguns para estudos de DLC. Estudo dos parâmetros de deposição e caracterização mecânica tribológica dos filmes (obtidos) estão sendo mais aprofundados.
UCTE4.04 - Desenvolver até 2013 unidade remota de monitoramento ambiental (URMA).Medidas de parâmetros ambientais realizadas. Medidas continuam sendo realizadas.
UCTE4.05 - Desenvolver até 2013 radiômetros solares.Radiômetro UV em Torres de monitoramento ambiental instalado. Protótipo testado.
UCTE4.06 - Desenvolver até 2015, sensores cerâmicos nanoestruturados para monitoramento de humidade do ar e de solos, com aplicação no monitoramento ambiental da Floresta Amazônica e deslizamento de encostas.Análise de dados de sensores de umidade ambiente do ar e de solos realizada. Sensores reformulados. Fase atual, análise dos resultados de testes.
UCTE4.07 - Desenvolver experimentos em microgravidade a bordo da ISS e do VSB-30.Montagem final e testes de solidificação do forno ISS. Publicação de artigos. Testes de solidificação de amostras de BiInSn no forno ISS. Publicação de artigo especializado e apresentação de trabalho em Congresso.
UCTE4.08 - Realizar estudo de crescimento de nanotubos de carbono para aplicação em compósitos estruturais, sensores, supercapacitores e filtros especiais.Protótipos de supercapacitores de nanotubos de carbono alinhados superhidrofílicos desenvolvidos. Os supercapacitores estão sob testes ainda em células eletroquímicas, não ainda na forma de protótipo.
UCTE4.09 - Estudar e Desenvolver até 2013 processo para obtenção de filmes de Diamante CVD monocristalino.Primeiras amostras de filmes de diamante CVD monocristalino obtidos e caracterizados. A montagem do Reator está em andamento; submetido projeto Temático à FAPESP para apoio financeiro a essa atividade. A FAPESP já manifestou com uma primeira análise ao projeto, solicitando algumas informações adicionais.
UCTE4.10 - Realizar até 2013 pesquisa em nanoestruturas semicondutoras de compostos IV-VI fabricadas por eptaxia de feixe molecular (MBE).Resultados inéditos em congressos e em revistas especializadas disponibilizados. Resultados disponibilizados.
UCTE4.11 - Desenvolver até 2013 técnicas químicas de obtenção de nanopós de alumina, zircônia e óxido de ferro e até 2014 cerâmicas e recobrimentos micro e nanoestruturados para aplicações espaciais e ambientais.Cerâmicas de porosidade controlada e densas caracterizadas. Foram desenvolvidas as técnicas de obtenção de nanopós para a alumina e zircônia.
UCTE4.12 - Desenvolver experimentos com guias de ondas carregados com anéis ressonantes e Confecção de metamateriais com permitividade elétrica menor que 1 para aumento de diretividade e ganho de antenas cornetas na banda X.Experimento com as antenas cornetas carregadas com as estruturas de permitividade menor que 1 desenvolvido. Experimento desenvolvido.
UCTE4.13 - Desenvolver catalisadores e materiais para aplicações espaciais, ambientais e industriais.i) Impregnação com irídio e caracterização de lotes de suporte alimina-nióbia para propulsor de 5N realizadas. ii) Reforma das cúpulas do LCP para instalação de laboratório químico realizada. i) Impregnação com irídio e caracterização de lotes de suporte alumina não realizadas. ii) Melhoria no sistema de preparação dos catalisadores de irídio não realizada por falta de recursos.
UCTE4.14 - Realizar atividades de P&D&I em transportadores de oxigênio e catalisadores para processos de combustão com captura de CO2.Protótipo de reator interconectado de combustão via recirculação química avaliado. Meta adiada para segundo projeto de P&D INPE/Petrobras.
UCTE4.15 - Realizar atividades de P&D&I em combustão.i) Participação em eventos efetuada. ii) Publicação de artigos científicos realizada. iii) Coleta de dados em Alta Floresta, MT, para quantificar carbono sequestrado, finalizada. i) Participação em eventos efetuada. ii) Publicação de artigos científicos realizada. iii) Coleta de dados em Alta Floresta, MT, para quantificar carbono sequestrado, finalizada.
UCTE4.16 - Disponibilizar e Avaliar a Primeira Versão do VLADA - Laboratório Virtual para Análise Avançada de Dados e adequá-lo as demandas dos programas do INPE.Prioridades das Ferramentas Complementares previstas no projeto inicial levantadas e classificadas. Prioridades das Ferramentas Complementares Levantadas e classificadas.
UCTE4.17 - Realizar atividade de pesquisa e desenvolvimento em modelagem computacional, assimilação de dados e de sistemas computacionais para aplicações espaciais e ambientais.i) Transferência de Tecnologia de Modelos, Arquiteturas de Sistemas e Ferramentas Computacionais para Aplicação em Clima Espacial finalizada. ii) Simulação e Validação de Modelos Físico-Matemáticos baseados em Computação Híbrida (CPU e GPU) finalizadas. iii) Desenvolvimento e Testes das Ferramentas para Mineração, Visualização e Analise Computacional de Series Temporais finalizados. i) Transferência de Tecnologia de Modelos, Arquiteturas de Sistemas e Ferramentas Computacionais para Aplicação em Clima Espacial finalizada. ii) Simulação e Validação de Modelos Físico-Matemáticos baseados em Computação Híbrida (CPU e GPU) finalizadas. iii) Desenvolvimento e Testes das Ferramentas para Mineração, Visualização e Analise Computacional de Series Temporais finalizados.
UCTE4.18 - Desenvolver sistema para confecção de mapas de densidade de atividades convectivas utilizando informações de descargas elétricas.Implantação Operacional do Monitoramento das Saídas do Modelo Numérico de Previsão de Tempo ETA para identificar a possibilidade de ocorrência de atividade convectiva Severa para auxilio na previsão do tempo finalizada. Implantação Operacional do Monitoramento das Saídas do Modelo Numérico de Previsão de Tempo ETA para identificar a possibilidade de ocorrência de atividade convectiva Severa para auxilio na previsão do tempo finalizada. Modelo apresentado ao CEMADEN.