6237 - Desenvolvimento de Pesquisa nos Centros Regionais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2012)

Coordenador da Ação: João Braga

Produto da Ação: Pesquisa realizada
Meta prevista para 2012: 5 unidade

Planejamento, Acompanhamento e Avaliação das Metas Físicas

InstrumentoMetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
UCCR3.01 - Realizar atividades de pesquisa e coleta de dados científicos sobre Clima e Tempo no CRS.Equipamentos integrados e Testes realizados em navio. Início da importação dos equipamentos (sensores meteorológicos e cluster de computadores) e fixação de cronograma para saídas de campo no Navio Polar Alm. Maximiano (Marinha do Brasil) e Alpha Crucius (USP).
UCCR3.02 - Realizar atividade de pesquisa e coleta de dados científicos sobre a vegetação da região sul do Brasil e outras regiões.Aquisição de imagens de satélite e realização de trabalhos de campo. Imagens de alta, média e baixa resolução espacial adquiridas e corrigidas. Trabalhos de campo realizados em diferentes áreas de estudo no Rio Grande do Sul.
UCCR3.03 - Implementar o Centro de Visitantes do CRS-INPE.-
UCCR3.04 - Realizar atividades de Divulgação Científica do CRS.-
UCCR3.05 - Desenvolver um Programa de Cubesats.Compra da plataforma do NanosatC-Br2 realizada; Projeto temático enviado para a FAPESP. Em fevereiro de 2012 foi efetuado o pagamento das despesas financeiras ao Banco do Brasil referente a importação do Sistema NANOSATC-BR2 da ISL743/11 (Isis Service Lau). Em março de 2012, foi efetuada a emissão da Carta de Crédito para ISL 743/11 com previsão de embarque até 06/12/2012 do sistema de equipamentos do satélite. O projeto temático está em desenvolvimento.
UCCR3.06 - Transferir radar meteórico para a nova área do Pains.-
UCCR3.07 - Instalar Digissonda na nova área do Pains.-
UCCR3.08 - Realizar atividades na área de geotecnologias para prevenção e mitigação de desastres naturais na região Sul.Dados de inundação obtidos de imagem de satélite coletados. Finalização e publicação do relatório 'ANÁLISE DO EVENTO DE INUNDAÇÃO BRUSCA OCORRIDO EM SÃO LOURENÇO DO SUL, RS, EM 10 DE MARÇO DE 2011'. Monitoramento da estiagem na região Sul do Brasil utilizando imagens EVI/MODIS realizado.
UCCR4.01 - Desenvolver atividades de P&D Relação Sol-Terra e Clima Espacial.Equipamentos instalados e calibrados. Equipamentos instalados e calibrados.
UCCR4.02 - Desenvolver atividades de P&D em Computação para Clima Espacial.-
UCCR5.01 - Prover a infraestrutura laboratorial para os projetos de Tecnologia Espacial e Instrumentação Ambiental aprovados pelo Edital AEB/CNPq.Processo de aquisição de equipamentos iniciado. Projeto para aquisição de equipamentos submetido à FINEP/CT-INFRA.
UCCR5.03 - Desenvolver terminal transmissor de Coleta de Dados por Satélite para uso em embarcações pesqueiras.Avaliação e testes do Modelo de Bancada (M.B.) realizados. M.B. funcionando satisfatoriamente conforme especificações iniciais estabelecidas. Iniciando a fase de integração do M.B. O desenvolvimento do terminal gerou uma dissertação de mestrado na UFRN em 30/03/2012.
UCCR5.04 - Realizar estudo de uma missão espacial para coleta de dados ambientais baseada em nano-satélites.Planos de gerenciamento e engenharia de sistemas iniciados. Árvore de função definida. Planos de gerenciamento e engenharia de sistemas iniciados e Arvore de função 90% definida.
UCCR5.05 - Desenvolver técnicas de Modulação para Comunicações de Serviço em Enlaces Espaciais e Desenvolver modem de alta velocidade para telemetria espacial.Implementação dos moduladores BPSK e GMSK em FPGA; Concepção da arquitetura do demodulador BPSK; Implementação do modulador OQPSK em FPGA. Realizados testes de co-simulação nos moduladores BPSK e GMSK implementados em FPGA. Concluída concepção de demodulador BPSK. Iniciada o conversão do modelo do modulador OQPSK para System Generator.
UCCR5.06 - Realizar atividades operacionais utilizando o ROEN (Rádio-Observatório Espacial do Nordeste) em Eusébio/CE.25 observações de VLBI geodésico. Realizadas 26 observações de VLBI geodésico.
UCCR5.07 - Desenvolver prototipação de circuitos e equipamentos para comunicações espaciais via síntese de formalismos matemáticos em microeletrônica reconfigurável.Especificação da geração de dados de validação e, quando necessário, definição de dispositivos de I/O para cada circuito a ser simulado. Foram realizadas as configurações do ambiente de simulação e dos circuitos a serem emulados, e testes de transferência de dados entre o ambiente de simulação e co-simulação dos circuitos emulados em FPGA.
UCCR6.01 - Atualizar o Sistema Nacional de Dados Ambientais (SINDA).Nova interface do SINDA testada. Foi desenvolvido um novo novo modelo de dados para o sistema atual e um novo portal para o SINDA.
UCCR7.01 - Realizar atividades de coleta e análise de dados da Camada de Ozônio e radiação UV.i) Dados da camada de ozônio e da radiação ultravioleta coletados e analisados. ii) Projeto Atmosfera Antártica e Conexões com a América do Sul em execução. iii) Local no semiárido para a coleta de dados definido. iv) Dados de qualidade do ar em Natal coletados. i) Dados coletados por instrumentos de solo em Natal, Maxaranguape, Caicó. ii) Instalado um novo ponto de coleta de dados meteorológicos na Universidade Federal do Semi-Árido em Angicos. iii) As atividades de coleta de dados na Estação Antártica Comte. Ferraz foram interrompidas devido ao incêndio ocorrido no local. Em março uma equipe técnica esteve no local para avaliar ações futuras e tentar proteger os equipamentos que permanecerão na Antártica. iv) A coleta e análise da coleta de dados para análise da qualidade do ar em Natal continuam com sucesso. v) Novas atividades realizadas: a) Web conferência da Antártica para o Brasil para crianças do Ensino médio e fundamental para colégios da cidade de São Paulo. b) Divulgação para jornais do Brasil sobre as atividades antárticas. c) Atividades de ensino no curso de Pós-Graduação da Geofísica Espacial do INPE e da Pós-Graduação em Ciências Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. d) Coordenação na elaboração de um Simpósio Internacional em Mudanças Climáticas que será realizado em Natal em maio de 2012.
UCCR7.02 - Realizar atividades operacionais de coleta de dados no LAVAT.i) Gases ligados ao efeito estufa coletados. ii) Camada de ozônio, em Natal e Maxaranguape (RN) monitorada. iii) Dados de radiação solar e meteorológicos em Natal, Maxaranguape, Caicó e Angicos (RN) coletados. iv) Dados ambientais obtidos pelo LAVAT disponibilizados. i) Dados de gases minoritários coletados em Maxaranguape e enviados para o IPEN, SP, para a NOAA, USA e para o INPE em São José dos Campos por instrumentos de solo. ii) Instalado um novo ponto de coleta de dados meteorológicos na Universidade Federal do Semi-Árido em Angicos. iii) Dados coletados por instrumentos de solo em Natal, Maxaranguape , Caicó.
UCCR7.03 - Determinar parâmetros mínimos para monitoramento de animais através do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais.Coleta de dados em Natal, Belém e Cuiabá. Foram realizados os experimentos controlados de coleta de dados em Natal e em Belém.
UCCR8.01 - Produção de mapas municipais para a região nordeste fazendo uso do satélite CBERS, para cada município são gerados: CI Urbana (1:10.000), CI Rural, Mapa de Uso e Ocupação do Solo e Mapa Temático de Hidrovias, Rodovias e curvas de níveis do ASTER. (CI= Carta Imagem).Construção de 5 cidades (mapas) iniciada. Resultado não alcançado.
UCCR9.01 - Realizar Programa de capacitação de técnicos externos (Brasileiros e estrangeiros) no uso de ferramentas de geoprocessamento.1 curso de capacitação para técnicos estrangeiros, no monitoramento de florestas (TCTP - Third Country Trainning Programm - JICA -Japanese International Cooperation Agency) ministrado; 2 cursos de capacitação para técnicos estrangeiros no monitoramento de florestas/ OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica) ministrados. Cursos realizados.
UCCR9.02 - Executar análise dos dados TerraClass-2008 visando a publicação de paper.-
InstrumentoMetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
UCCR3.01 - Realizar atividades de pesquisa e coleta de dados científicos sobre Clima e Tempo no CRS.Trabalho em campo (navio no oceano Atlântico Sul) realizado. Equipamentos comprados e instalados no Navio Hidro-Oceanográfico Cruzeiro do Sul via projeto ACEx (CNPq) e SIMTECO (FINEP). Um cruzeiro de pesquisa realizado com sucesso na costa sul do Brasil.
UCCR3.02 - Realizar atividade de pesquisa e coleta de dados científicos sobre a vegetação da região sul do Brasil e outras regiões.-- Artigo submetido para periódico nacional. Trabalho de radiometria realizado nas parcelas de campo da UFSM. Palestra e curso ministrados.
UCCR3.03 - Implementar o Centro de Visitantes do CRS-INPE.Acervo catalogado e projeto do Centro aprovado. Acervo em final de catalogação. O projeto do Centro ainda não foi aprovado porque está em fase de escolha de empresa de arquitetura.
UCCR3.04 - Realizar atividades de Divulgação Científica do CRS.Palestras sobre as atividades do CRS realizadas. Participação do CRS na PROFITES: 2ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços – PROFITECS, realizada pela Universidade Federal de Santa Maria, durante o período de 24 a 26 de maio de 2012, O CRS participou com três áreas de conhecimento: 1- Geodesastres; 2. Ciência da Terra do Sistema Solar e do Espaço Exterior- e Engenharias; e Projeto Antártico (PAN).
UCCR3.05 - Desenvolver um Programa de Cubesats.Projeto preliminar da placa de carga útil realizado (NanosatC-Br1); Lançador do NanosatC-Br1 definido; Processo de contratação iniciado. Finalizado projeto preliminar da placa de carga útil (NanosatC-Br1). Definido lançador do NanosatC-Br1; iniciado processo de contratação.
UCCR3.06 - Transferir radar meteórico para a nova área do Pains.Processos de preparação de infraestrutura do Observatório da Atmosfera e Ionosfera (AOI) para a instalação do radar meteórico concluídos. Não foram alocados recursos para as demais obras do OAI-Pains, apenas para a REDE ELÉTRICA. Processo para contratação de Empresa de Engenharia para construção da rede elétrica de alta tensão do OAI-Pains iniciado.
UCCR3.07 - Instalar Digissonda na nova área do Pains.Processos de preparação de infraestrutura do Observatório da Atmosfera e Ionosfera (AOI) para a instalação da digissonda concluídos. Não foram alocados recursos para as demais obras do OAI-Pains, apenas para a REDE ELÉTRICA. Processo para contratação de Empresa de Engenharia para construção da rede elétrica de alta tensão do OAI-Pains iniciado.
UCCR3.08 - Realizar atividades na área de geotecnologias para prevenção e mitigação de desastres naturais na região Sul.Áreas de inundação da Bacia definidas. Problemas de RH (renovação de bolsas).
UCCR4.01 - Desenvolver atividades de P&D Relação Sol-Terra e Clima Espacial.Dados gerados. Início da etapa de geração de dados.
UCCR4.02 - Desenvolver atividades de P&D em Computação para Clima Espacial.Sistema de acesso Web de contagem de muons implantado. Sistema de acesso Web desenvolvido, porém a divulgação em site institucional será feita via site do Programa de Clima Espacial, requerendo a sua reformulação.
UCCR5.01 - Prover a infraestrutura laboratorial para os projetos de Tecnologia Espacial e Instrumentação Ambiental aprovados pelo Edital AEB/CNPq.-- Projeto aprovado pela FINEP.
UCCR5.03 - Desenvolver terminal transmissor de Coleta de Dados por Satélite para uso em embarcações pesqueiras.Certificação do Transmissor finalizada. Meta adiada para 2013 de acordo com Relatório Técnico de Atividades encaminhado ao CNPq/AEB em maio/2012.
UCCR5.04 - Realizar estudo de uma missão espacial para coleta de dados ambientais baseada em nano-satélites.Revisão de Requisitos Preliminares (PRR - Preliminary Requirements Review) realizado. PRR adiada para o mês de agosto. O resultado do 1o trimestre foi finalizado.
UCCR5.05 - Desenvolver técnicas de Modulação para Comunicações de Serviço em Enlaces Espaciais e Desenvolver modem de alta velocidade para telemetria espacial.Desenvolvimento e teste do protótipo lógico do demodulador BPSK; Conversão dos códigos Matlab® e Simulink® do demodulador OQPSK em linguagem dedicada para implementação em FPGA. Completado o desenvolvimento do demodulador BPSK e iniciado os testes para avaliação de desempenho. Concluído a conversão do modelo Simulink do modulador OQPSK para System Generator e iniciado a conversão do demodulador.
UCCR5.06 - Realizar atividades operacionais utilizando o ROEN (Rádio-Observatório Espacial do Nordeste) em Eusébio/CE.25 observações de VLBI geodésico. Realizadas 25 observações de VLBI geodésico.
UCCR5.07 - Desenvolver prototipação de circuitos e equipamentos para comunicações espaciais via síntese de formalismos matemáticos em microeletrônica reconfigurável.Análise de metodologias de geração de códigos dos modelos matemáticos aplicados aos sistemas a serem simulados. Integração dos ambientes Matlab/simulink-Xilinx/System Generator. Início dos testes de configuração de circuitos para emulação em FPGA.
UCCR6.01 - Atualizar o Sistema Nacional de Dados Ambientais (SINDA).Cooperação com o CLS/CNES, com objetivo de utilizar os dados do sistema ARGOS no SINDA, reavaliada. Foi implantado o novo modelo de dados para o sistema atual e o novo portal para o SINDA está rodando em paralelo com a versão anterior para validação.
UCCR7.01 - Realizar atividades de coleta e análise de dados da Camada de Ozônio e radiação UV.i) Dados da camada de ozônio e da radiação ultravioleta coletados e analisados. ii) Projeto Atmosfera Antártica e Conexões com a América do Sul em execução. iii) Dados coletados e sensores de IV testados. iv) Dados de qualidade do ar em Natal coletados. i) Dados coletados por instrumentos de solo em Natal, Maxaranguape , Caicó. ii) Dados diários da Estação Meteorológica instalada na Universidade Federal do Semiárido em Angicos. Todos os dados estão disponíveis na internet. iii) As atividades de coleta de dados na Estação Antártica Comte. Ferraz foram interrompidas devido ao incêndio ocorrido no local. Está em análise um novo sistema de energia elétrica (Solar e Eólica) para ser instalado no módulo de Ozônio, no verão de 2012/2013 em Ferraz. Está ação foi discutida na 4a Oficina do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA), em junho, no Rio de Janeiro. iv) Continuidade da coleta e análise da coleta de dados para análise da qualidade do ar em Natal em parceria com o CTGAS, Laboratório de Química Ambiental. Apresentação dos resultados em Simpósio Internacional, CCIV2012, realizado em Natal.
UCCR7.02 - Realizar atividades operacionais de coleta de dados no LAVAT.i) Gases ligados ao efeito estufa coletados. ii) Camada de ozônio, em Natal e Maxaranguape (RN) monitorada. iii) Dados de radiação solar e meteorológicos em Natal, Maxaranguape, Caicó e Angicos (RN) coletados. iv) Dados ambientais obtidos pelo LAVAT disponibilizados. i) Dados de gases minoritários coletados em Maxaranguape e enviados para o IPEN, SP, para a NOAA, USA e para o INPE em São José dos Campos por coleta de amostra de ar em garrafas especiais. ii) Dados diários das Estações Meteorológicas instaladas no CRN, Natal, em Maxaramguape e na Universidade Federal do Semiárido em Angicos. iii) Dados da radiação solar global e UV, coletados por instrumentos de solo em Natal, Maxaranguape, Caicó e Angicos. iv) Dados disponibilizados na internet no site www.crn2.inpe.br/lavat. v) Dados coletados da concentração da coluna total do ozônio (O3), do dióxido de enxofre (SO2) e do dióxido de nitrogênio (NO2), em Natal. vi) Está em desenvolvimento de um novo programa para disponibilizar os dados do ozônio na internet.
UCCR7.03 - Determinar parâmetros mínimos para monitoramento de animais através do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais.Coleta de dados em Santa Maria. Realizados experimentos de campo em Cuiabá e em Santa Maria. Iniciados novos experimentos, não previstos no cronograma original, em Natal.
UCCR8.01 - Produção de mapas municipais para a região nordeste fazendo uso do satélite CBERS, para cada município são gerados: CI Urbana (1:10.000), CI Rural, Mapa de Uso e Ocupação do Solo e Mapa Temático de Hidrovias, Rodovias e curvas de níveis do ASTER. (CI= Carta Imagem).5 cidades construídas. Falta de recursos (diárias) para ir aos municípios.
UCCR9.01 - Realizar Programa de capacitação de técnicos externos (Brasileiros e estrangeiros) no uso de ferramentas de geoprocessamento.1 curso SPRING ministrado; 1 curso TCTP - Third Country Trainning Programm - JICA -Japanese International Cooperation Agency) ministrado. Cursos realizados.
UCCR9.02 - Executar análise dos dados TerraClass-2008 visando a publicação de paper.1 Relatório produzido sobre a distribuição de polígonos por data de desflorestamento. Relatório produzido.
InstrumentoMetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
UCCR3.01 - Realizar atividades de pesquisa e coleta de dados científicos sobre Clima e Tempo no CRS.Análise de dados realizada. 8 trabalhos sobre os dados coletados no cruzeiro ACEx/SIMTECO apresentados no XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia incluindo um trabalho de aluna de Iniciação Científica premiado (melhor pôster na área temática de Interação Oceano-Atmosfera).
UCCR3.02 - Realizar atividade de pesquisa e coleta de dados científicos sobre a vegetação da região sul do Brasil e outras regiões.Dados adquiridos. Imagem de alta resolução espacial adquirida e corrigida. Novo trabalho de radiometria realizado nas parcelas de campo da UFSM. Início de análise de dados meteorológicos.
UCCR3.03 - Implementar o Centro de Visitantes do CRS-INPE.-- O processo para contratação de serviço para a instalação de parede divisória da sala de visitantes foi encaminhado ao INPE e está na fase de abertura de pregão.
UCCR3.04 - Realizar atividades de Divulgação Científica do CRS.Participação em feiras e encontros científicos realizados para divulgação o CRS. Atividades de divulgação do CRS: Evento realizado no Auditório do CRS/INPE, Santa Maria – RS em 19 de setembro de 2012, constando de: Inauguração da atualização do cluster para a previsão diária da dinâmica da Ionosfera - conteúdo eletrônico total; Inauguração do cluster para modelagem de circulação oceânica e ciclos biogeoquímicos do Projeto Antártico do INPE (PAN); Inauguração da boia meteo-oceanográfica de grande porte para coleta de dados ambientais antárticos em tempo real com transmissão via satélites; Apresentação da Plataforma TerraMA² para o monitoramento e alerta de desastres para a região Sul do Brasil; e Apresentação do Programa Nanosat C-BR. Desenvolvimento de CubeSat - Projeto Nanosat C-BR1.
UCCR3.05 - Desenvolver um Programa de Cubesats.Plataforma do NanosatC-Br2 e nova estação terrena recebidas; Placa de carga útil para o NanosatC-Br1 fabricada; Software de solo terminado; Equipamentos de carga útil para o NanosatC-Br2 especificados. Processo de lançamento em tramitação - Emissão de RC.
UCCR3.06 - Transferir radar meteórico para a nova área do Pains.Obras iniciadas. Meta adiada para 2013: Haverá continuidade apenas para a rede elétrica. Processo para contratação de Empresa de Engenharia para construção da rede elétrica de alta tensão do OAI-Pains em fase de pregão junto ao INPE- SJC. Quanto as demais obras não há alocação de recursos para a emissão das RCs. Os Projetos de Engenharia estão todos prontos, aguardando alocação de recursos.
UCCR3.07 - Instalar Digissonda na nova área do Pains.Obras iniciadas. Meta adiada para 2013: Haverá continuidade apenas para a rede elétrica. Infraestrutura do OAI-Pains. Processo de contratação de Empresa de Engenharia para construção da rede elétrica de alta tensão do OAI-Pains em tramitação no INPE - Atualmente na fase de pregão. Os demais projetos de engenharia estão prontos aguardando a alocação de recursos para a emissão das RCs.
UCCR3.08 - Realizar atividades na área de geotecnologias para prevenção e mitigação de desastres naturais na região Sul.-- Implantação da Plataforma TerraMA2 para o monitoramento e alerta de desastres naturais no Rio Grande do Sul; Inicio dos testes da plataforma TerraMA2 para o Estado de Santa Catarina; Inicio da disciplina sobre desastres naturais no programa de mestrado da geografia da UFSM; Desenvolvimento de normas cartográficas para desastres naturais.
UCCR4.01 - Desenvolver atividades de P&D Relação Sol-Terra e Clima Espacial.-- Dados sendo digitalizados.
UCCR4.02 - Desenvolver atividades de P&D em Computação para Clima Espacial.- Sistema de acesso Web de contagem de muons implantado.
UCCR5.01 - Prover a infraestrutura laboratorial para os projetos de Tecnologia Espacial e Instrumentação Ambiental aprovados pelo Edital AEB/CNPq.Processo (licitação) de aquisição de equipamentos nacionais realizado. Meta adiada para 2013.
UCCR5.03 - Desenvolver terminal transmissor de Coleta de Dados por Satélite para uso em embarcações pesqueiras.Construção de lote de 5 transmissores finalizada.
UCCR5.04 - Realizar estudo de uma missão espacial para coleta de dados ambientais baseada em nano-satélites.Planos de gerenciamento do projeto finalizado. Plano de engenharia e o plano de garantia do produto finalizado. O resultado do 2º trimestre foi finalizado com a PRR realizada em Agosto. Resultado do 3º trimestre não alcançado.
UCCR5.05 - Desenvolver técnicas de Modulação para Comunicações de Serviço em Enlaces Espaciais e Desenvolver modem de alta velocidade para telemetria espacial.Conversão dos códigos Matlab® e Simulink® do demodulador BPSK em linguagem dedicada para implementação em FPGA e/ou DSP; Implementação do demodulador OQPSK em kits de desenvolvimento de FPGA. Completado os testes 2o trimestre para avaliação de desempenho do demodulador BPSK e iniciado conversão dos códigos Matlab® e Simulink® para System Genarator. Continuação da conversão dos códigos Matlab® e Simulink® para System Generator para o demodulador OQPSK.
UCCR5.06 - Realizar atividades operacionais utilizando o ROEN (Rádio-Observatório Espacial do Nordeste) em Eusébio/CE.25 observações de VLBI geodésico. Realizadas 25 observações de VLBI geodésico.
UCCR5.07 - Desenvolver prototipação de circuitos e equipamentos para comunicações espaciais via síntese de formalismos matemáticos em microeletrônica reconfigurável.Configuração e instalação do(s) ambiente(s) computacionais para geração de códigos via SMMH. Foram realizadas várias configurações de interfaces de DAC com FPGAs, no ambiente System Generator, utilizando componentes do System Generator integrados aos componentes gerados no ambiente Xilinx CoreGenerator (Blackboxes). Foram iniciadas emulações de circuitos considerando várias configurações de FPGA+DAC, a partir de co-simulações no ambiente Simulink/Matlab.
UCCR6.01 - Atualizar o Sistema Nacional de Dados Ambientais (SINDA).Workshop com usuários do SINDA realizado. O novo portal do SINDA não passou nos testes de aceitação. Ajustes no cronograma do projeto e na atribuição de responsabilidades foram realizados. Em função disso, o workshop foi postergado para 2013.
UCCR7.01 - Realizar atividades de coleta e análise de dados da Camada de Ozônio e radiação UV.i) Dados da camada de ozônio e da radiação ultravioleta coletados e analisados. ii) Projeto Atmosfera Antártica e Conexões com a América do Sul em execução. iii) Sensor de radiação infravermelha desenvolvido. iv) Dados de qualidade do ar em Natal coletados. i) Dados coletados por instrumentos de solo em Natal, Maxaranguape, Caicó. ii) Dados diários da Estação Meteorológica instalada na Universidade Federal do Semiárido em Angicos. Todos os dados estão disponíveis na internet. iii) As atividades de coleta de dados na Estação Antártica Comte. Ferraz foram interrompidas devido ao incêndio ocorrido no local. iv) Continuidade da coleta e análise da coleta de dados para análise da qualidade do ar em Natal em parceria com o CTGAS, Laboratório de Química Ambiental.
UCCR7.02 - Realizar atividades operacionais de coleta de dados no LAVAT.i) Gases ligados ao efeito estufa coletados. ii) Camada de ozônio, em Natal e Maxaranguape (RN) monitorada. iii) Dados de radiação solar e meteorológicos em Natal, Maxaranguape, Caicó e Angicos (RN) coletados. iv) Dados ambientais obtidos pelo LAVAT disponibilizados. i) Dados de gases minoritários coletados em Maxaranguape. ii) Dados diários das Estações Meteorológicas instaladas no CRN, Natal, em Maxaramguape e na Universidade Federal do Semiárido em Angicos. iii) Dados da radiação solar global e UV, coletados por instrumentos de solo em Natal, Maxaranguape, Caicó e Angicos. iv) Dados disponibilizados na internet no site www.crn2.inpe.br/lavat. v) Dados coletados da concentração da coluna total do ozônio (O3), do dióxido de enxofre (SO2) e do dióxido de nitrogênio (NO2), em Natal. vi) Está em desenvolvimento de um novo programa para disponibilizar os dados do ozônio na internet.
UCCR7.03 - Determinar parâmetros mínimos para monitoramento de animais através do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais.Coleta de dados em Natal. Foram realizados os experimentos controlados de coleta de dados em Natal.
UCCR8.01 - Produção de mapas municipais para a região nordeste fazendo uso do satélite CBERS, para cada município são gerados: CI Urbana (1:10.000), CI Rural, Mapa de Uso e Ocupação do Solo e Mapa Temático de Hidrovias, Rodovias e curvas de níveis do ASTER. (CI= Carta Imagem).Construção de 5 cidades (mapas) iniciada. Meta adiada para 2013. Falta de recursos (diárias) para ir aos municípios.
UCCR9.01 - Realizar Programa de capacitação de técnicos externos (Brasileiros e estrangeiros) no uso de ferramentas de geoprocessamento.1 curso para capacitação de técnicos estrangeiros no monitoramento de florestas/FAO - Food and Agriculture Organization ministrado. Curso realizado.
UCCR9.02 - Executar análise dos dados TerraClass-2008 visando a publicação de paper.-
InstrumentoMetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
UCCR3.01 - Realizar atividades de pesquisa e coleta de dados científicos sobre Clima e Tempo no CRS.2 relatórios técnicos finalizados e 2 dissertações de mestrado defendidas. Atividade totalmente implementada.
UCCR3.02 - Realizar atividade de pesquisa e coleta de dados científicos sobre a vegetação da região sul do Brasil e outras regiões.Dados analisados. Quatro artigos submetidos para Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, com resultados de trabalho de bolsistas PCI e PIBIC. Colaboração em 3 projetos aprovados pelo CNPq e EMBRAPA: PELD, SISBiota e SERVIECO.
UCCR3.03 - Implementar o Centro de Visitantes do CRS-INPE.Centro de Visitantes finalizado. Serviço de instalação de parede divisória foi licitado, empresa contratada e o serviço já iniciado no CRS.
UCCR3.04 - Realizar atividades de Divulgação Científica do CRS.10 palestras realizadas, 1 participação em evento de divulgação científico realizada. O CRS recebeu visitas de alunos de Universidades Comunitárias e Escolas de Ensino Básico da região. Realizamos palestras de divulgação e apresentação do vídeo Institucional do INPE.
UCCR3.05 - Desenvolver um Programa de Cubesats.Softwares de bordo desenvolvidos; Carga útil integrada e NanosatC-Br1 testado. i) O software de bordo de atitude foi desenvolvido pela empresa que desenvolveu a plataforma do cubesat; o software de bordo de data handling está em fase de definição de interface com o software de solo. ii) A carga útil não está totalmente integrada, devendo necessitar de mais um trimestre. iii) O NanosatC-Br1 ainda não iniciou os testes em nível de sistema.
UCCR3.06 - Transferir radar meteórico para a nova área do Pains.1 radar meteórico instalado.
UCCR3.07 - Instalar Digissonda na nova área do Pains.1 digissonda instalada.
UCCR3.08 - Realizar atividades na área de geotecnologias para prevenção e mitigação de desastres naturais na região Sul.Mapas de prevenção e mitigação de desastres naturais elaborados. Desenvolvimento de mapas de curvatura vertical, horizontal, declividade para os municípios de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Silveira Martins. Finalização de dois papers para serem publicados nas revistas Brasileira de Cartografia e Geografia (Análise do escoamento superficial na bacia hidrográfica do Vacacaí-Vacacaí Mirim, RS), Ensino e Pesquisa(Caracterização das condições socioeconômicas e ambientais dos municípios gaúchos mais afetados pelas estiagens); preparação do capítulo sobre 'Levantamento e avaliação das inundações ocorridas no Rio Grande do Sul' do livro 'INUNDAÇÕES E MOVIMENTOS DE MASSA ASSOCIADOS A EVENTOS EXTREMOS NO RS' a ser editado pela UFRGS.
UCCR4.01 - Desenvolver atividades de P&D Relação Sol-Terra e Clima Espacial.Banco de Dados 2012 disponibilizado. Devido a grande quantidade de amostras, os dados ainda estão sendo digitalizados.
UCCR4.02 - Desenvolver atividades de P&D em Computação para Clima Espacial.Dados de GPS assimilados no sistema de previsão de TEC (Total Electronic Content). Protótipo com assimilação de dados de GPS para o sistema de previsão de TEC concluído. Operacionalização do procedimento requer testes mais detalhados e recebimento contínuo do fluxo de dados.
UCCR5.01 - Prover a infraestrutura laboratorial para os projetos de Tecnologia Espacial e Instrumentação Ambiental aprovados pelo Edital AEB/CNPq.Processo (licitação) de aquisição de equipamentos importados realizado.
UCCR5.03 - Desenvolver terminal transmissor de Coleta de Dados por Satélite para uso em embarcações pesqueiras.Instalação em embarcações pesqueiras. Documentação entregue. Artigo publicado. Ajustes e Refinamentos da Solução de Hardware e Software do Projeto em andamento, com previsão de término no primeiro trimestre de 2013.
UCCR5.04 - Realizar estudo de uma missão espacial para coleta de dados ambientais baseada em nano-satélites.Revisão de requisitos do sistema (System Requirements Review - SRR) realizada. SRR adiada para 2013. Resultado do 3º trimestre foi alcançado.
UCCR5.05 - Desenvolver técnicas de Modulação para Comunicações de Serviço em Enlaces Espaciais e Desenvolver modem de alta velocidade para telemetria espacial.Implementação do demodulador BPSK em kits de desenvolvimento de FPGA e/ou DSP; Avaliação de desempenho do modem OQPSK construído em FPGA. Completado a conversão dos códigos Matlab® e Simulink® para System Genarator do modem OQPSK. Falta concluir os testes do protótipo em FPGA. O modelo em System Genarator do demodulador BPSK não foi concluído.
UCCR5.06 - Realizar atividades operacionais utilizando o ROEN (Rádio-Observatório Espacial do Nordeste) em Eusébio/CE.25 observações de VLBI geodésico. Realizadas 29 observações de VLBI geodésico.
UCCR5.07 - Desenvolver prototipação de circuitos e equipamentos para comunicações espaciais via síntese de formalismos matemáticos em microeletrônica reconfigurável.Avaliação da integração de ambientes distintos em termos de flexibilidade e produtividade de prototipação e testes. Foram realizados testes de subsistemas reconfiguráveis, incluindo implementação e análise, envolvendo multiplexadores em banda base e banda passante, acumuladores de fase e limitadores de sinais baseados em extração de modulo em faixas pré-definidas. Avaliação de síntese de sinais baseada em DDS, Lut e Cordic.
UCCR6.01 - Atualizar o Sistema Nacional de Dados Ambientais (SINDA).PROCOD III instalado. O processamento dos dados gerados pelo PROCOD III foi desenvolvido, implantado, testado, e está operacional. Foi submetido 1 artigo completo do SINDA ao XVI SBSR.
UCCR7.01 - Realizar atividades de coleta e análise de dados da Camada de Ozônio e radiação UV.i) Dados da camada de ozônio e da radiação ultravioleta coletados e analisados. ii) Projeto Atmosfera Antártica e Conexões com a América do Sul em execução. iii) Novo sensor testado. iv) Dados de qualidade do ar em Natal coletados. i) Dados coletados por instrumentos de solo em Natal, Maxaranguape, Caicó. ii) Dados diários da Estação Meteorológica instalada na Universidade Federal do Semiárido em Angicos. Todos os dados estão disponíveis na internet. iii) As atividades de coleta de dados na Estação Antártica Comte. Ferraz foram interrompidas devido ao incêndio ocorrido no local. iv) Continuidade da coleta e análise da coleta de dados para análise da qualidade do ar em Natal em parceria com o CTGAS, Laboratório de Química Ambiental. Continuidade da coleta de ar em Maxaranguape atividade em parceria com o Instituto de Energia Nacional e NOAA. Realização do II Workshop do EUROCLIMA, no CRN, reunindo 30 países sul-americanos. Realização do curso para uso do sistema TerraMAR2, para 22 pesquisadores de países sul-americanos.
UCCR7.02 - Realizar atividades operacionais de coleta de dados no LAVAT.i) Gases ligados ao efeito estufa coletados. ii) Camada de ozônio, em Natal e Maxaranguape (RN) monitorada. iii) Dados de radiação solar e meteorológicos em Natal, Maxaranguape, Caicó e Angicos (RN) coletados. iv) Dados ambientais obtidos pelo LAVAT disponibilizados. i) Dados de gases minoritários coletados em Maxaranguape. ii) Dados diários das Estações Meteorológicas instaladas no CRN, Natal, em Maxaranguape e na Universidade Federal do Semiárido em Angicos. iii) Dados da radiação solar global e UV, coletados por instrumentos de solo em Natal, Maxaranguape, Caicó e Angicos. iv) Dados disponibilizados na internet no site www.crn2.inpe.br/lavat. v) Dados coletados da concentração da coluna total do ozônio (O3), do dióxido de enxofre (SO2) e do dióxido de nitrogênio (NO2) e radiação UV em Natal, Cuiabá, Cachoeira Paulista, La Paz e Santa Maria. vi) Está em desenvolvimento de um novo programa para disponibilizar os dados do ozônio na internet.
UCCR7.03 - Determinar parâmetros mínimos para monitoramento de animais através do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais.Elaboração e entrega de relatórios, elaboração e submissão de artigos. Foi elaborado e enviado um Relatório ao CNPq com solicitação de adição ao orçamento, e foram submetidos 2 artigos completos ao XVI SBSR.
UCCR8.01 - Produção de mapas municipais para a região nordeste fazendo uso do satélite CBERS, para cada município são gerados: CI Urbana (1:10.000), CI Rural, Mapa de Uso e Ocupação do Solo e Mapa Temático de Hidrovias, Rodovias e curvas de níveis do ASTER. (CI= Carta Imagem).5 cidades construídas. A meta por trimestre era de 5 municípios atendidos com Mapas, neste trimestre foram 15 municípios atendidos.
UCCR9.01 - Realizar Programa de capacitação de técnicos externos (Brasileiros e estrangeiros) no uso de ferramentas de geoprocessamento.1 curso de SPRING ministrado. Curso realizado.
UCCR9.02 - Executar análise dos dados TerraClass-2008 visando a publicação de paper.Publicação de 1 paper em revista indexada. Estão sendo realizadas as últimas correções sugeridas pelo revisor da revista internacional.