Até 2015, lançar quatro satélites

O Programa de Política Espacial inserido no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 do Governo Federal tem como um de seus objetivos realizar missões espaciais para observação da Terra, meteorologia, telecomunicações e missões científicas que contribuam para a solução de problemas nacionais, o desenvolvimento de tecnologia, a capacitação industrial e o avanço do conhecimento científico. Para alcançar este objetivo, o programa tem como uma de suas metas para o período 2012-2015 lançar quatro satélites.

Esta meta compreende o lançamento dos satélites CBERS-3, CBERS-4, Amazônia-1 e Amazônia-1B.

O satélite CBERS-3 com previsão de lançamento no quarto trimestre deste ano, já está integrado, os testes elétricos já foram concluídos e os testes ambientais já foram iniciados.

A fabricação dos modelos de vôo dos subsistemas do satélite CBERS-4 já foi iniciada.

Quanto ao satélite Amazônia-1 (ilustração acima), um dos principais motivos que estão impactando no cronograma para o cumprimento da meta é a não alocação adequada de recursos financeiros. Com isto, parte essencial dos subsistemas/equipamentos para o desenvolvimento do satélite não foram contratados. Outro ponto relevante é a reduzida equipe de engenharia para atender o projeto do satélite Amazônia-1 juntamente com a finalização do desenvolvimento do CBERS-3. Por conta de algumas atividades não previstas para a viabilização do lançamento do CBERS-3 em 2012, a equipe de sistemas do INPE precisou deslocar esforços para tal, comprometendo o andamento de atividades associadas ao Amazônia-1.