Desenvolvimento de dissipadores de calor para uso espacial
O Programa de Política Espacial inserido no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 do Governo Federal tem como um de seus objetivos desenvolver e ampliar o conhecimento das tecnologias críticas para garantir o uso autônomo das aplicações espaciais. Para alcançar este objetivo, o programa tem como uma de suas metas para o período 2012-2015 qualificar dissipadores de calor para uso espacial à base de fios de alta condutividade revestidos de diamante (CVD).
A qualificação corresponde a testar um modelo / protótipo em um ambiente que simule as condições do espaço. A ilustração abaixo mostra o dissipador de calor em diamante-CVD.

Em 2012 espera-se o desenvolvimento do processo de crescimento de diamante CVD em maços de fios capilares de tungstênio.
Até o momento foram confeccionadas amostras de diamante CVD sobre fios de tungstênio e os resultados foram promissores. A deposição resultou num diamante CVD de boa qualidade e com boa uniformidade de deposição sobre toda a superfície dos fios, formando um condutor térmico.
Também foram confeccionadas amostras de diamante CVD sobre fibra de carbono, porém o resultado não ficou bom sob o ponto de vista de propriedades mecânicas.
