Programa Interno em Desenvolvimento de Plataformas de Satélites e Missões Espaciais (PPLM) - 2012

O objetivo do programa é projetar e fabricar satélites para diferentes aplicações: Observação da Terra e científicos, por exemplo. Estes satélites utilizam como base a PMM, uma plataforma multimissão (módulo de serviço) projetado para atender diferentes missões.

Com o satélite Amazonia 1, o programa contribuirá para o aumento da frequência de passagens sobre a Amazônia. Esta fato possibilita a geração de mais dados o que, por sua vez, permite um melhor monitoramento do desflorestamento da Amazônia. Por outro lado, o desenvolvimento de tecnologia radar complementará as missões com carga útil óptica, as quais, não conseguem gerar imagens da superfície terrestre em regiões onde há grande incidência de cobertura de nuvens. Desta forma, com o uso de uma carga útil radar uma substancial melhoria do monitoramento da Amazônia é obtida.

O satélite Lattes também baseado na PMM, possui com duas missões cientificas:
  1. Equars para experimentos em fenômenos da alta atmosfera na região equatorial, orientados ao estudo de clima espacial;
  2. Mirax de observação e monitoramento longo e contínuo de uma vasta região centralizada no núcleo da Galáxia, na faixa de raios-X. Esta missão trará importantes contribuições para estudos em astrofísica.


Gerente do Programa: Adenilson Roberto da Silva



Legenda:
Siplan: Sistema de Planejamento Orçamentário do Inpe