Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas (UCEA)

Coordenador: Oswaldo Duarte Miranda

Planejamento, Acompanhamento e Avaliação das Metas Físicas

1 - Desenvolver instrumentação científica para a área de Ciências Espaciais.

2 - Manter e atualizar a infraestrutura do Centro.



SubmetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
1.01 - Manter o impacto e a excelência da produção científica indexada (número de citações dos 10 trabalhos de maior impacto nos últimos 10 anos).800 citações realizadas. 1.359 citações.
1.02 - Manter o número de artigos publicados em coautoria com instituições nacionais (indexados em periódicos especializados com coautoria externa ao INPE).10 artigos publicados. 14 artigos publicados.
1.03 - Desenvolver instrumentação para microsatélites científicos.-
2.01 - Concluir até 2013 o Arranjo Decimétrico Brasileiro - BDA.Correlacionador digital para 38 antenas (dupla polarização) desenvolvido. 70% do desenvolvimento do correlacionador digital (dupla polarização) das antenas do BDA concluído em março de 2012.
2.02 - Implantar até 2015 o laboratório de ondas gravitacionais (ONG) no INPE de São José dos Campos/SP.Construção dos transdutores da antena 'Mario Schenberg' através de: i) Usinagem das várias peças mecânicas dos transdutores finalizada; ii) Deposição de Nióbio nas membranas e cavidades dos transdutores realizada; iii) Anodização das camadas supercondutoras dos transdutores realizada. 100% concluída.
2.03 - Iniciar a operação da Rede Temática Petrobrás para novas estações permanentes de observação espacial (GEOMA/DGE).-


SubmetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
1.01 - Manter o impacto e a excelência da produção científica indexada (número de citações dos 10 trabalhos de maior impacto nos últimos 10 anos).900 citações realizadas. 1.402 citações.
1.02 - Manter o número de artigos publicados em coautoria com instituições nacionais (indexados em periódicos especializados com coautoria externa ao INPE).20 artigos publicados. 58 artigos publicados.
1.03 - Desenvolver instrumentação para microsatélites científicos.-
2.01 - Concluir até 2013 o Arranjo Decimétrico Brasileiro - BDA.i) Testes e montagem de 26 feeds finalizados; ii) Computadores de telecomandos instalados e testados; iii) Software de síntese para o BDA finalizado. Os resultados esperados desta meta foram cumpridos em 80%.
2.02 - Implantar até 2015 o laboratório de ondas gravitacionais (ONG) no INPE de São José dos Campos/SP.i) Montagem e ajuste das cavidades de micro-ondas do sistema de transdutores realizada; ii) Instalação do cabeamento do conjunto completo de 8 transdutores realizada; iii) Relatório do primeiro ano da colaboração LIGO (Laser Interferometer Gravitational Wave Observatory) elaborado. Relatório da colaboração LIGO 100% finalizado. Montagem das cavidades de micro-ondas e instalação de cabeamento 50% concluídos.
2.03 - Iniciar a operação da Rede Temática Petrobrás para novas estações permanentes de observação espacial (GEOMA/DGE).Sistema computacional da Rede instalado. Sistema Computacional 40% instalado, testado e em operação. Os resultados esperados das metas dos trimestres posteriores já estão sendo realizados juntamente com os resultados deste trimestre.


SubmetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
1.01 - Manter o impacto e a excelência da produção científica indexada (número de citações dos 10 trabalhos de maior impacto nos últimos 10 anos).1.000 citações realizadas. 1.431 citações.
1.02 - Manter o número de artigos publicados em coautoria com instituições nacionais (indexados em periódicos especializados com coautoria externa ao INPE).30 artigos publicados. 60 artigos publicados.
1.03 - Desenvolver instrumentação para microsatélites científicos.-
2.01 - Concluir até 2013 o Arranjo Decimétrico Brasileiro - BDA.i) Instalação do rastreio das últimas 16 antenas finalizada; ii) Testes com todas as antenas sincronizadas finalizados; iii) Erros de apontamento com observações do Sol e calibradores determinados. 14 das 16 últimas antenas estarão com rastreio operacional em final de setembro. Na linha Leste-Oeste 17 antenas e quatro na linha norte-sul já estão rastreando o sol diariamente em sincronismo. A determinação dos erros de apontamento será feita em novembro deste ano. Em termos de equipamentos e hardware instalados a etapa foi 90% finalizada.
2.02 - Implantar até 2015 o laboratório de ondas gravitacionais (ONG) no INPE de São José dos Campos/SP.i) Reciclador de hélio para operar a temperaturas criogênicas instalado; ii) Corrida criogênica (operação da antena Schenberg a temperaturas ~ 10K) realizada; iii) Testes, calibração e aquisição de dados realizados.- Resultado reprogramado.
2.03 - Iniciar a operação da Rede Temática Petrobrás para novas estações permanentes de observação espacial (GEOMA/DGE).Sistema computacional da Rede testado.- Resultado reprogramado.


SubmetaResultados esperados
(Planejamento)
Avaliação / Resultados alcançados
(Acompanhamento)
1.01 - Manter o impacto e a excelência da produção científica indexada (número de citações dos 10 trabalhos de maior impacto nos últimos 10 anos).> 1.000 citações realizadas. 1.459 citações.
1.02 - Manter o número de artigos publicados em coautoria com instituições nacionais (indexados em periódicos especializados com coautoria externa ao INPE).40 artigos publicados. 62 artigos publicados em coautoria com outras Instituições nacionais.
1.03 - Desenvolver instrumentação para microsatélites científicos.i) Reforma de um laboratório para transformá-lo em sala limpa classe 100000 (laboratório de desenvolvimento de instrumentação espacial) iniciada; ii) Relatório preliminar sobre viabilidade técnica e impacto científico das 4 missões espaciais (microsatélites científicos) das Ciências Espaciais que constam no Plano Diretor do INPE horizonte 2011-2015 finalizado. A reforma do laboratório não foi aprovada pela CJU. O processo está sendo reformulado para encaminhamento no inicio de 2013. Relatórios científicos das missões espaciais foram satisfatoriamente concluídos.
2.01 - Concluir até 2013 o Arranjo Decimétrico Brasileiro - BDA.Teste de aprovação do BDA através da observação solar com 26 antenas realizados. Testes de aprovação começaram no inicio de dezembro. Os resultados (parciais) apresentados até o momento mostram-se satisfatórios. A 'aprovação final do BDA' dependerá da continuidade dos testes a serem realizados ao longo do primeiro semestre de 2013. Contudo, em função dos resultados obtidos até o momento podemos considerar que o projeto caminha de forma satisfatória.
2.02 - Implantar até 2015 o laboratório de ondas gravitacionais (ONG) no INPE de São José dos Campos/SP.Análise preliminar dos dados gerados durante corrida criogênica da antena Schenberg finalizada. Resultado reprogramado para 2013.
2.03 - Iniciar a operação da Rede Temática Petrobrás para novas estações permanentes de observação espacial (GEOMA/DGE).Primeiro conjunto de 40 sensores TPU e 20 sensores GNSS adquiridos. Resultado reprogramado para 2013.